2188: Ovos Fritos

[Total: 0    Average: 0/5]

Toda a gente sabe fritar ovos ao gosto pessoal. Confesso que não tenho jeito nenhum nem para os partir quanto mais para os fritar e/ou escalfar.

Andava ontem pelos canais do Youtube e deparei-me com vários vídeos de origem brasileira, a ensinar como se fritavam ovos ou escalfavam (na língua deles é = a ovo pochê).

O que me chamou ainda mais a atenção foi uma dica dada por uma senhora que ensinava a fritar ovos em frigideiras já com o fundo antiaderente (teflon) gasto e que, por isso, seriam passíveis de pegar se não se utilizasse um “truque”. Simples por sinal e que hoje experimentei como a seguir indico.

Por acaso tenho uma frigideira antiaderente já bem gasta no fundo mas é enorme e não iria fritar um ovinho num “monstro” daquele tamanho e por azar, não tenho nenhuma frigideira antiaderente com o fundo gasto (raspado) de tanto usar e lavar. A senhora informa que este “truque” também é válido para quem possui frigideiras de alumínio.

Então é assim (a minha frigideira de teste é novinha, com fundo tipo pedra):

01.- Um fiozinho de óleo (utilizei de girassol) no fundo da frigideira, espalhar pelo fundo com a ajuda de um papel de cozinha (absorvente) em toda a superfície;

02.- Polvilhar com farinha Maizena (os brasileiros chamam amido de milho, aliás, a própria embalagem informa desse nome) todo o fundo da frigideira;

03.- Colocar a frigideira ao lume médio e deixar aquecer um pouco.

04.- Partir o ovo para uma tigelinha, vertê-lo para a frigideira e deixar fritar até a clara ficar cozida ou ao gosto pessoal.

Garanto que, no meu caso, o ovo não pegou ao fundo – porque mesmo o teflon por vezes deixa pegar – e o vídeo que vi foi feito com uma frigideira velhinha, fundo muito gasto e o resultado foi o mesmo! Fantástico!

Fica aqui uma imagem do meu ovo de teste na frigideira e depois colocado por cima do meu almoço.

ovofrito02c
Utilizei também uma forma (aro em inox) para que o ovo ficasse redondo e não espalhasse a clara.

ovofrito01cMas porque sou curioso, ao jantar tentei fritar um ovo na tal frigideira grandona, usada e sem fundo antiaderente. O resultado foi espectacular porque o ovo não agarrou mesmo ao fundo… Vejam o vídeo:

0-assinatura002
logotransp300

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]