Pequeno-almoço “científico”

– Não, não é nenhuma receita mas uma sugestão para um pequeno-almoço nutritivo e com bases científicas. Sim, científicas, porque ao contrário do que alguns médicos afirmam que ovos provocam problemas cardíacos, aumento de colesterol, blá, blá, blá, sigo o que os meus Avós diziam há mais de sessenta anos atrás que pode-se comer de tudo, sem exagero. Mas agora também tenho a confirmação por quem percebe da poda, através de um novo estudo conduzido na Escola de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, divulgado na publicação académica American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica): um ovo por dia só faz é bem, já que contribui para reduzir em mais de um terço o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

E a Associação Americana da Diabetes (ADA) admite que sim, por ser rico em proteína que sacia e demora a digerir, impedindo os açúcares de atingirem níveis perigosos para um diabético. Mais: ovos contêm biotina (ou vitamina B7), que ajuda a converter o que comemos em energia e a compensar o facto de o pâncreas dos diabéticos de tipo 2 não produzir insulina suficiente para controlar as quantidades de glucose na corrente sanguínea. Tudo bons motivos para a ADA indicar os ovos como uma das fontes proteicas que mais aprova, embora o estudo finlandês estabeleça o limite ideal em quatro por semana, não mais do que isso. Artigo este publicado no meu Blogue Portal da Saúde.

E quem sou eu para denegrir toda esta informação? Então hoje, para começar – não todos os dias, mas dia-sim, dia-não -, fiz o meu primeiro almoço com bases científicas, com uma tosta de ovo e um expresso – que também cientificamente está provado que faz muito bem a todo o sistema (também e quando não em excesso) -, que passo a discriminar de seguida.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo M
– umas gotas de molho de soja (evita o uso do sal)
– pimenta branca, alho moído, gengibre em pó e salsa picada q.b.
– 1 palito de delícias do mar
– 1 colher de café de margarina líquida
– duas fatias de pão de forma
– uma forma em aço inoxidável para hambúrgueres

Preparação:

01.- Num recipiente, bata o ovo temperado com o molho de soja, salsa, alho moído, gengibre, pimenta, adicione o palito de delícias do mar cortado em fatias finas e envolva.

02.- Numa frigideira anti-aderente ao lume (placa de indução a 200W~60ºC), coloque o anel de aço, no meio deite a margarina líquida, deixe derreter e verta o batido do ovo.

03.- Com a ajuda de uma espátula de silicone, vá soltando a mistura do ovo em redor do anel, para não colar.

04.- Quando vir que está pronto na base, retire o anel e com a espátula, vire o que passarei a chamar de hambúrguer de ovo, para o outro lado a fim de terminar a fritura. Coloque-a no meio das fatias de pão de forma e, se tiver na altura em stock, insira também uma folha de alface e uma rodela de tomate. Acompanhe com um expresso acabadinho de sair do máquina de café.

000-tempo-transp± 10′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico..

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

Arroz de Marisco… sem Marisco

– Nos tempos conturbados que correm para quem tem um orçamento extremamente reduzido não só pelo alto custo de vida, como pelo pagamento de impostos ao Estado extremamente exorbitantes, num pleno assalto aos seus baixos rendimentos, devido a políticas que continuam a favorecer os ricos e a arruinar ainda mais os pobres, fazer um Arroz de Marisco sem Marisco é obra natural para estas situações. E não é por este Arroz não ter Marisco que não ficou menos delicioso.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 emb. 1,2,3…Sabor Arroz de Marisco
– 220 g de arroz agulha
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e coentros
– azeite q.b.
– 600 ml de água
– 50 g de mix de pimentos verdes/vermelhos em tiras
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 4 unidades de Delícias do Mar
– piripiri q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, junte a cebola, o alho, o cubo tempero, os coentros e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Adicione ao tacho as tiras de pimentos, a polpa de tomate, a água, o pacote 1,2,3… Sabor Arroz de Marisco, tempere com piripiri e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando.

03.- Junte ao tacho o arroz, as delicias do mar cortadas em pedaços com um centímetro, envolva e deixe cozinhar durante o tempo necessário até o arroz ficar bem cozido. Estes tempos variam de acordo com o fogão ou placa de indução utilizados. Convém mexer repetidamente para o arroz não pegar. Se necessário, acrescentar água quente durante a fase final, se o arroz ainda estiver rijo.

04.- Desligue o lume ou a placa, tape o tacho e deixe em repouso durante 5 minutos. Sirva de seguida como guarnição de peixe ou carne, no meu caso, para um Gratinado de Peixe com Ervas Aromáticas.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 15.Jan.2019

2

2225: Açorda de Marisco Fingida

No passado dia 8 de Março, elaborei uma receita muito parecida com esta (AÇORDA RÚSTICA DE MARISCO FINGIDA) mas hoje, como habitualmente, fi-la com uns detalhes diferentes nalguns aspectos. Então cá vai:

acordarusticamariscofingida

ingredientesIngredientes:

– 4 bolas de mistura (pão) do dia anterior
– 1 lt de água
– 200 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate com Cebola & Alho
– ½ embalagem de delícias do mar
– 1 cubo tempero Alho & Coentros
– 200 g de miolo de camarão
– coentros e orégãos q.b.
– azeite q.b.
– 1 embalagem de Creme de Marisco (sopa)
– 3 ovos inteiros
– sal e piripiri q.b.

cook-checkPreparação:

01.- Leve um tachinho ao lume com a água, deite o conteúdo do pacote de Creme de Marisco e mexa com uma vara de arames. Quando levantar fervura, adicione o miolo de camarão e deixe cozinhar durante 10 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Retire o miolo de camarão, reserve e demolhe o pão, desfeito em pedaços, no creme de marisco. Corte as delícias do mar em pedaços pequenos.
02.- Noutro tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, o alho, o tomate, o cubo tempero, junte os orégãos e deixe refogar durante 3 minutos.
03.- Triture o pão ensopado com a ajuda da varinha mágica, junte ao refogado no tacho, as delícias do mar, o miolo de camarão, tempere de sal se necessário (não deve ser preciso), piripiri, envolva bem e deixe cozinhar durante 3 minutos mexendo frequentemente.
04.- Terminado o tempo, deite os ovos no tacho, envolva muito bem, deixe cozinhar em lume mínimo durante 3 minutos, transfira para um prato de servir e salpique com mais coentros picados. Sirva de imediato.

00-pratoprincipal0-mariscos
000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

© 16.Nov.2016

acozinhadoavochico_transp400a

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

[powr-hit-counter id=becd720b_1480033979438]

 

0

2193: Omelete Exótica

Não é uma receita, apenas uma sugestão e, no meu caso presente, uma forma de ter uma refeição (almoço) o mais económica possível porque encontro-me em fase de contenção financeira dado a falta de cumprimento do Centro Nacional de Pensões e da Caixa Geral de Aposentações com o não pagamento das pensões de sobrevivência, por morte de minha esposa, referentes aos meses de Agosto e de Setembro até à presente data.

omeleteexotica01

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 2 ovos
– 2 colheres de sopa de leite
– 3 sticks de delícias do mar
– 10 g de creme de queijo Snack à la française (oferecido por uma vizinha que veio de França)
– piripiri q.b.
– salsa picada q.b.
– alho moído q.b.
– tomilho q.b.
– uma pitada de cominhos
– 1 colher de sopa de margarina líquida
– sal q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Numa tigela, coloque os ovos, o leite e tempere com sal. Com a vara de arames, bata tudo muito bem. Corte os sticks de delícias do mar em fatias finas.
02.- Junte a salsa picada, o tomilho, o alho moído, os cominhos, o piripiri e volte a bater muito bem. Adicione os sticks de delícias do mar e envolva no batido dos ovos. Numa frigideira ao lume, deite a margarina, deixe derreter, adicione o batido dos ovos e o creme de queijo e vá mexendo com a ajuda de uma espátula de silicone, envolvendo bem todos os ingredientes e deixando o creme de queijo derreter.
03.- Deixe repousar a omelete até a parte de baixo solidificar e depois vá virando até a parte de cima ficar em contacto com o fundo da frigideira. Pode não ser o método convencional de construir uma omelete mas eu também não me considero um Chef, por isso faço à minha maneira. Quando a parte de baixo estiver douradinha, desligue a fonte de calor e sirva de imediato. Trabalhei esta omelete numa placa de indução a 800W, temperatura de 80ºC.
04.- Acompanhei com uma sobra de arroz Gyro que tinha no frigorífico. Uma delícia (para o meu gosto).

omeleteexotica02

00-pratoprincipal
000-tempo-transp± 10′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

© 20.Set.2016

0-assinatura002
logotransp300

made by

logo_transp_200

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

0

2089: Bacalhau Conde de Lemo

BacalhauCondeLemo02c0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– ½ embalagem de delícias do mar
– 1 lt de leite
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 folha de louro
– 1 colher de café de noz-moscada
– 2 gemas de ovo
– 3 colheres de sopa de amido de milho
– 1 kg de batatas congeladas às rodelas para fritar
– 1 colher de sopa de manteiga
– margarina para untar q.b.
– azeitonas pretas para decorar
– sal e pimenta de misturas de moinho q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o leite, sal a gosto, a folha de louro, a noz-moscada e, quando levantar fervura, adicione o bacalhau e as delícias do mar e deixe cozinhar durante 10 minutos. Retire o bacalhau e as delícias do mar com uma escumadeira e reserve.
02.- Num recipiente, desfaça o amido de milho com um pouco de leite frio, junte as gemas e bata tudo muito bem até homogeneizar a mistura. Ao leite de cozer o bacalhau e as delícias, adicione a manteiga, o preparado do amido de milho, mexendo sempre até espessar. Caso fique um creme muito espesso, adicione um pouco de leite para diluir e mexa novamente. Triture este preparado com a varinha mágica para ficar livre de eventuais grumos. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Entretanto, frite as batas (utilizei, como sempre, a Actifry, sem qualquer óleo), ou no modo convencional. Tempere as batatas com uma pitada de sal e pimenta de misturas moída na altura e disponha-as no fundo de um tabuleiro refractário, untado com margarina. Por cima das batatas, espalhe o preparado do bacalhau com as delícias e verta o molho preparado anteriormente, por toda a superfície do tabuleiro.
04.- Leve ao forno até ficar douradinho por cima, retire e decore com as azeitonas e folhas de manjericão fresco.

BacalhauCondeLemo03cBacalhauCondeLemo04c
00-pratoprincipal
000-tempo-transp 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

– Por motivo de falta de apoio das marcas contactadas, deixarei de mencionar marcas de produtos nas minhas receitas.

Reportagem foto/vídeo:
canon_EOS400D_anelLED2_150translumix_transp0-.carubafotoestudio250orpheusII_corpheusIIb400

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Blogue Receitas fáceis, rápidas e saborosas!

© 21.Mar.2016

0-assinatura3a
rp_logonew000-1024x808.png

Novas Receitas
recipes2 recipes2 2 semanas ago

A última receita publicada em 6/Jul/2019, no Blogue A Cozinha do Apokalypsus (continuidade deste) é: Arroz Vaporizado na Bimby  … Read More

Receitas publicadas no novo Blogue
recipes2 recipes2 5 meses ago

© 01.Abr.2019  … Read More

Receitas publicadas no novo Blogue
Informação
recipes2 recipes2 5 meses ago

Lisboa, 17/02/2019 Foi criado um novo Blogue d' A Cozinha do Avô Chico e ele surge pelo facto de co… Read More

Informação
Rissóis de Atum e Legumes
recipes2 recipes2 5 meses ago

Preparação da Massa: 01.- Coloque no copo  a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5… Read More

Rissóis de Atum e Legumes
Cuscuz com Legumes Salteados
recipes2 recipes2 5 meses ago

Preparação dos cuscuz: 01.- Num recipiente, deite os cuscuz, o alho moído, manjericão,… Read More

Cuscuz com Legumes Salteados

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

0

2080: Açorda Rústica de Marisco Fingida

AcordaRusticaMariscoFingida01cAcordaRusticaMariscoFingida02c0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 4 bolas de mistura (pão) do dia anterior
– 1 lt de água
– 200 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate com Cebola & Alho
– 1 embalagem de delícias do mar
– 1 cubo tempero Alho & Coentros
– 12 camarões 60/80 (178 g)
– coentros e orégãos q.b.
– azeite q.b.
– 1 embalagem de Creme de Marisco
– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico de Modena
– 2 ovos inteiros
– sal e piripiri q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Leve um tachinho ao lume com a água, deite o conteúdo do pacote de Creme de Marisco e mexa com uma vara de arames. Quando levantar fervura, adicione os camarões inteiros previamente passados por água corrente e descongelados e deixe cozinhar durante 10 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Retire os camarões, reserve-os e demolhe o pão, desfeito em pedaços, no creme de marisco. Corte as delícias do mar em pedaços pequenos.
02.- Noutro tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, o alho, o tomate, o cubo tempero, junte os orégãos e deixe refogar durante 3 minutos. Borrife com um pouco de vinagre balsâmico e deixe evaporar.
03.- Desfaça o pão com a ajuda de um garfo, junte ao refogado no tacho, mais as delícias do mar, tempere de sal se necessário, piripiri, envolva bem e deixe cozinhar durante 3 minutos mexendo frequentemente.
04.- Quem não possuir uma caçarola de barro, deite os ovos no tacho, envolva muito bem, deixe cozinhar em lume mínimo durante 3 minutos, transfira para um prato de servir, decore com os camarões cozidos e salpique com mais coentros picados. Sirva de imediato.

AcordaRusticaMariscoFingida03cAcordaRusticaMariscoFingida04c
00-pratoprincipal
000-tempo-transp 30′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

– Este Blogue deixou de fazer referências a marcas de produtos.

Reportagem foto/vídeo:
canon_EOS400D_anelLED2_150translumix_transp0-.carubafotoestudio250

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Blogue O Retiro do Sossego.

© 08.Mar.2016

0--cozinheiro4transp
0-assinatura3a
logo_transparente

1 Obrigado, Thank you

1843: Cubos de Frango à Marinheiro

CubosFrangoMarinheiro09cCubosFrangoMarinheiro01c

Ingredientes:

– 400 g de bifes de frango
– 40 g de margarina Vaqueiro
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– ½ dl de vinho do Porto
– ½ dl de vinho branco
– 1 dose de Caldo Knorr Granulado de Galinha
– 200 ml de nata com ervas aromáticas (Parmalat)
– 100 g de delícias do mar
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Corte os bifes de frango em cubos pequenos. Leve um tacho ao lume com a margarina e o alho picado, deixe derreter, junte os cubos de frango, tempere com sal e pimenta e deixe fritar, mexendo até a carne ficar completamente cozinhada.
02.- Reduza o lume, regue a carne com o vinho do Porto e o vinho branco, polvilhe com o Caldo Granulado de Galinha e mexa até estar completamente diluído. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos.
03.- Adicione então as natas, envolva bem e deixe cozinhar, em lume brando, mais 3 minutos mexendo de vez em quando.
04.- Entretanto, corte as delícias do mar em pedaços, junte-as à carne no tacho e retire imediatamente do lume. Sirva de imediato com uma guarnição de arroz branco.

CubosFrangoMarinheiro08c

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 30′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de produtos Knorr.

© 28.Out.2014

0-cozinheiro300

 

1 Obrigado, Thank you