2191: Aletria Doce sem Ovos

[Total: 0    Average: 0/5]

Na receita anterior propus um Arroz Doce sem Ovos, hoje proponho uma Aletria Doce Sem Ovos com a particularidade de ter experimentado, pela primeira vez, a farinha Custard com Baunilha, que substitui os ovos.

aletriadocesemovos02c

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 150 g de aletria
– 5 dl de leite
– 50 g de manteiga
– 200 g de açúcar
– 4 colheres de sopa bem cheias de farinha custard com baunilha
– 1 casca de limão
– canela em pó q.b.
– 1 pau de canela
– sal q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Coza a aletria em água temperada com um pouco de sal. Escorra a água e reserve. À parte, aqueça o leite com uma casca fina de limão, o pau de canela e depois junte-o aos poucos à aletria, mantendo o lume brando e mexendo sempre.
02.- Adicione a manteiga e o açúcar. Num recipiente, misture muito bem a farinha custard com um pouco de leite frio. Retire a aletria do lume, adicione a farinha custard dissolvida no leite e mexa até completa homogeneização.
03.- Leve a aletria de novo ao lume médio, por 2 minutos, sem deixar ferver, mexendo sempre. Deite a aletria ainda quente numa travessa.
04.- Deixe arrefecer um pouco e decore com canela a gosto.

aletriadocesemovos03c
00-sobremesas
000-tempo-transp± 25′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:


Aletria Doce Sem Ovos by Apok@lypsus

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada n uma receita publicada no site da Milaneza.

© 16.Set.2016

0-assinatura002
logotransp300

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

1535: Aletria Cremosa

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 150 g de aletria
– 8 dl de leite
– 200 ml de natas
– 35 g de açúcar
– raspa de ½ limão
– 1 pau de canela
– 8 gemas
– 50 g de manteiga amolecida
– canela moída para polvilhar q.b.

Preparação:

1.- Leve ao lume uma panela com água abundante e deixe ferver. Introduza a aletria desfeita previamente com as mãos e deixe cozer durante 5 minutos. Retire e deixe ficar a escorrer.
2.- Noutra panela, deite o leite, as natas, o pau de canela, a raspa de limão, o açúcar, mexa tudo e leve ao lume até levantar fervura, mexendo de vez em quando.
3.- Adicione a aletria escorrida ao leite a ferver e deixe cozer mais 10 minutos mexendo sempre a partir dos 5 minutos.
4.- Entretanto, separe as gemas para um recipiente e bata-as ligeiramente com a ajuda da vara de arames. Reserve. Terminado o tempo da cozedura da aletria com o leite, adicione as gemas batidas, envolva bem, reduza o lume e mexa sempre durante 3 minutos.
5.- Retire do lume, adicione a manteiga derretida, verta o preparado para um Pyrex, mexa até homogeneizar e deixe arrefecer. Polvilhe finalmente com a canela moída.

Reportagem:




30′ económico 12 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita incompleta (faltou mencionar a quantidade de açúcar) de Leonor Sousa Bastos, do Blogue Flagrante Delícia.



© 15.Dez.2012
0-assinatura

 

1029: Aletria Doce (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 150 g de aletria
– 5,5 dl de leite meio gordo
– 150 g de açúcar
– 3 gemas
– 5 dl de água
– 1 pitada de sal fino
– casca de uma laranja
– 1 pau de canela
canela em pó q.b.
– rodelas de laranja q.b.

Preparação:

1.- Num tacho ao lume, coloque a água, o sal, a casca da laranja e o pau de canela. Deixe levantar fervura.
2.- Entretanto, parta ligeiramente as meadas da aletria, coloque-as na água quando esta estiver a ferver e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando. Amorne 5 dl de leite misturado com o açúcar e vá juntando ao tacho, aos poucos, mexendo sempre. Retire do lume depois da massa cozida e junte-lhe as gemas misturadas com os restantes 0,5 dl de leite, envolvendo tudo muito bem até completa dissolução das gemas na massa.
3.- Leve de novo o tacho ao lume e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Retire do lume, distribua por taças individuais ou por uma travessa, alise a superfície, polvilhe com canela e decore com rodelas de laranja cortadas em triângulos. Deixe arrefecer por completo e sirva.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita (mal elaborada nas quantidades que tiveram de ser rectificadas) e publicada num caderno da imprensa diária.
– Tempo: 45’ – Para x 5

© Apok@lypsus
27.Jun.2010

556: Aletria Doce

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 250 g de aletria
– 400 g de açúcar
– 8 gemas
– raspa da casca de 1 limão
– 1 pau de canela
– canela em pó para polvilhar

Preparação:

1.- Deite o açúcar para um tacho, cubra com água, adicione o pau de canela e a raspa de limão, leve ao lume e deixe ferver até obter o ponto de pérola.
2.- Entretanto, coza a aletria à parte em água. Escorra-a muito bem, junte-a ao tacho da calda de açúcar, rejeite o pau de canela, deixe ferver, retire do lume e deixe arrefecer.
3.- Adicione então as gemas batidas em fio leve novamente ao lume mexendo sempre e retire do lume logo que comece a ferver. Deite para um tabuleiro ou travessa funda, deixe arrefecer e sirva polvilhado com canela em pó.

– Tempo: 45’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 20.Jun.2008]