2542: Bolo tipo Inglês sem Frutas

– Bolo tipo Inglês, sem frutas cristalizadas porque o orçamento é bastante reduzido, por isso e aliado ao estar hoje bastante em baixo psicologicamente, por andar a alimentar ladrões e pançudos do regime, o bolo não saiu lá muito bem, mas para o fim a que se destina, está bom.



ingredientes

Ingredientes:

– 4 ovos
– 150 g de açúcar
– 150 g de margarina
– 300 g de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 3 colheres de sopa de chocolate/cacau em pó
– raspa de meio limão
– 1 pitada de sal

Preparação:

01.- Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhe com farinha.

02.- Coloque no copo  o açúcar, os ovos e programe 2 Min., Vel. 5. Adicione a margarina e programe 10 Seg. à mesma velocidade.

03.- Junte ao copo  a farinha, o fermento, o sal, a raspa de limão, o chocolate e programe 15 Seg., Vel. 3. Verta o preparado para uma forma de bolo inglês .

04.- Leve ao forno durante cerca de 35~40 minutos dependendo do tipo de forno (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Desenforme, deixe arrefecer e sirva-se.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

(sem reportagem)

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 30.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2539: Bolo de Chocolate e Limão

– Infelizmente e por motivos de saúde e não por gulodice crónica, tem de existir cá em casa um doce para compensar os valores frequentes e diários hipoglicémicos (Hipoglicemia é uma condição caracterizada por uma taxa de glicose sanguínea (glicemia) abaixo de 40 – 60 mg/dL, sendo mais frequente em pessoas com diabetes.). Embora o endocrinologista que assiste a Vera há 19 anos ainda não tenha conseguido acertar com estes altos e baixos glicémicos – que vão do estado de coma aos 300/400 mg/dL -, a solução é ter sempre um doce para acompanhar os estados negativos, aliado a pastilhas GlucoTabs. Na passada quinta-feira fiz este mesmo bolo que em vez de levar chocolate, levava canela. Hoje, mudei esses ingredientes e espero seja tão saboroso como o outro.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo
– 30 g manteiga à temperatura ambiente
– 250 g de açúcar
– 250 g de leite
– raspa de ½ limão
– 200 g farinha superfina com fermento
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de sopa de chocolate em pó
– açúcar em pó q.b.

Preparação:

01.- Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de chaminé (ou outro formatou) e reserve.

02.- Coloque no copo  o ovo e a manteiga e programe 1 Min., Temp. 37°C., Vel. 3.

03.- Insira a borboleta  nas lâminas. Adicione no copo  o açúcar, o leite e a raspa de limão e programe 4 Min., Vel. 3.

04.- Retire a borboleta . Adicione a farinha, o fermento. o chocolate e programe 15 Seg., Vel. 3. Verta o preparado para a forma e leve ao forno durante cerca de 25~30 minutos, dependendo do tipo de forno. Desenforme, polvilhe com açúcar em pó, deixe arrefecer e delicie-se de seguida.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem slideshow:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e rectificada de uma receita publicada no site da Vorwerk (Bimby) (actualmente o link desta receita encontra-se desactivado).

© 27.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2537: Bolo de Limão e Canela

– Esta receita foi publicada aqui em Dezembro de 2014 e, pela sua simplicidade e extrema economia nos ingredientes, decidi republicá-la novamente. Um bolo muito gostoso e de fácil preparação para os possuidores do robot TM31 (Bimby).


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo
– 30 g manteiga à temperatura ambiente
– 250 g de açúcar
– 250 g de leite
– raspa de ½ limão
– 200 g farinha superfina com fermento
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de sopa de canela em pó

Preparação:

01.- Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha e reserve.

02.- Coloque no copo  o ovo e a manteiga e programe 1 Min., Temp. 37°C., Vel. 3.

03.- Insira a borboleta . Adicione ao copo  o açúcar, o leite, a raspa de limão e programe 4 Min., Vel. 3.

04.- Retire a borboleta . Adicione a farinha, o fermento, a canela e programe 15 Seg., Vel. 3. Leve ao forno durante cerca de 25~30 minutos, dependendo do tipo de forno utilizado. Retire do formo, desenforme, polvilhe com açúcar em pó, deixe arrefecer e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

Uma preparação Apok@lypsus, baseada e rectificada de uma receita publicada no site da Vorwerk (Bimby) (actualmente o link desta receita  encontra-se desactivado).

© 24.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2530: Bolo para Aniversário

– Faz hoje 53 anos que nasceu um bebé lindo, carequinha, com uma penugem loura na cabeça. Esse bebé cresceu e hoje é uma mulher linda. Pai babado tem de ser assim, Pena que a situação se encontre abaixo da linha vermelha, quer em saúde, quer orçamental, quer em disposição. Já não se encontra entre nós quem, neste dia, ajudava a alegrar a festa de Aniversários cá de casa. Vou fazer um Bolo de Aniversário, o mais simples possível e logo serão apagadas as velas dos 53 anos. Parabéns Vera!


ingredientes

Ingredientes:

– 6 Ovos
– 200 g de açúcar
– 1 pitada de flor de sal
– 2 iogurtes naturais
– 120 g de óleo de girassol
– 420 g de farinha de trigo
– 2 colheres de sobremesa de fermento em pó

Para a cobertura:

– 1 lata de leite condensado
– 5 colheres de sopa de chocolate em pó

Preparação:

01.- No copo da Bimby coloque a borboleta  nas lâminas, junte os ovos, o açúcar, a flor de sal e programe 6 Min., Vel. 4, Temp. 37º.C. Depois, programe mais 6 Min., Vel. 4 sem temperatura.

02.- Adicione o óleo de girassol, os iogurtes e programe 20 Seg., Vel. 3. Junte a farinha, o fermento e programe 20 Seg., Vel. 3. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Unte uma forma anti-aderente sem chaminé com margarina, polvilhe com farinha, verta a massa preparada anteriormente e leve ao forno durante cerca de 20~25 minutos, dependendo do tipo de forno utilizado, verificando a cozedura com um palito. Desenforme e deixe arrefecer.

04.- Para a cobertura: Num tachinho, verta o leite condensado, o chocolate em pó, misture muito bem, leve a lume brando, deixe levantar fervura, mexendo sempre e quando começar a fazer bolhas retire e verta a cobertura por cima do bolo, enfeitando a gosto. Não se esqueça das velas… 😆

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada em várias ideias repescada na Internet.

© 16.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2501: Coscorões à Moda Antiga

– Os coscorões são fritos tradicionais de Natal e Carnaval em Portugal, estando também muito presentes nos encontros semanais das colectividades e associações recreativas do país.

Existem algumas variantes da receita tradicional aqui apresentada, embora não difiram muito. Basicamente, os coscorões consistem em massa com sumo de laranja, em forma de rectângulos, que é frita e polvilhada com açúcar e canela. E em vez de aguardente, utilizei vinho do Porto.

Não efectuei o vídeo desta receita porque é difícil fazer tudo ao mesmo tempo e quando se tem de por a “mão na massa”, então ainda pior dado que não tenho operador de câmara privativo…  😆 Fica apenas a parte final da receita. É pena que a Teleculinária não disponibilize o link para o vídeo – desconheço as razões de tal procedimento -, mas quem pretender ver é seguir o link abaixo.

– Desde há 3 anos a esta data que não celebro o natal, primeiro porque não tenho alegria e disposição para tal e segundo porque virei ateu, desligado de qualquer tipo de religião.

Contudo, não tenho nada contra quem celebra esta época e estes Coscorões tanto podem ser feitos em Dezembro como em qualquer outro mês do ano.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de farinha
– sumo e raspa de 1 laranja
– raspa de 1 limão
– 60 g de açúcar
– 2 ovos
– 11 g de fermento de padeiro
– 60 g de manteiga derretida
– 1 colher de café de sal
– 50 ml de aguardente velha (whisky)
– açúcar e canela em pó q.b.
– óleo para fritar

Preparação:

01.- Deitam-se os ingredientes para uma tigela e mexe-se muito bem. Depois amassa-se com as mãos ainda dentro da tigela.

02.- Tapa-se a tigela com um pano e deixa-se levedar durante uma hora.

03.- Passado o tempo, envolve-se a massa em farinha e amassa-se com as mãos.

04.- Com o rolo da massa, estica-se, corta-se em rectângulos e com a roda de cortar a massa, fazem-se 2 cortes lado a lado, no meio de cada rectângulo. Leva-se a fritar em óleo bem quente e polvilha-se com canela e açúcar.

000-tempo-transp± 60′ + 50′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 06.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2487: Bolo de Arroz

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de açúcar
– 2 ovos
– 75 g de margarina
– ½ colher de café de sal
– 150 g de leite
– 300 g de Farinha de Arroz
– 50 g de Farinha Custard
– 1 colher de chá de fermento
– 1 casca de limão

Preparação:

01.- Coloque no copo a casca do limão e programe 30 Seg., Vel. 5-7-10. Adicione depois o açúcar e programe 30 Seg., Vel. 5-7-10.

02.- Adicione a margarina, o sal, os ovos e o leite e programe 5 Min., Temp. 37ºC., Vel. 3. De seguida, junte a farinha de arroz (pode utilizar de trigo se preferir, mas deixa de ser Bolo de Arroz…), a farinha Custard e o fermento e programe 10 Seg., Vel. 4.

03.- Deixe ficar no copo, em repouso, durante 60 minutos. Findo o tempo de repouso, verta o preparado numa forma de chaminé previamente untada com margarina e polvilhada com farinha e polvilhe a superfície da massa com bastante açúcar para ficar tostado.

04.- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC., durante 30 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′ + 60′   000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto slideshow:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, já AQUI publicada há 10 anos atrás (07.Dez.2008).

© 21.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2475: Bolo de Batata-Doce

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de batatas-doces
– 300 g de farinha de trigo
– 300 g de açúcar
– 6 ovos
– 1 colher de chá de fermento em pó
– margarina para untar q.b.
– farinha para polvilhar q.b.

Preparação:

01.- Disponha as batatas num tabuleiro e leve-as a assar no forno, a 180ºC, por cerca de 30 minutos.

02.- Retire, deixe arrefecer ligeiramente e elimine a pele.

03.- Coloque as batatas numa tigela, esmague-as, junte os ovos, o açúcar e bata com a varinha mágica, até a mistura ficar bem homogénea.

04.- Acrescente a farinha e o fermento e mexa. Deite numa forma, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 40 minutos. Desenforme e delicie-se.

000-tempo-transp± 30′ + 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site da Teleculinária.

© 03.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2462: Bolo de Limão

– Ontem, foi o Bolo de Cenoura na Caneca e no Microondas. Hoje, é um Bolo de Limão com um travo a baunilha, mas no forno clássico. Tudo o que não é demais, não faz mal…

© Apok@lypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 1 limão
– 150 g de açúcar
– 110 g de farinha de trigo
– 100 g de manteiga
– 3 ovos
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 3 gotas de aroma de baunilha
– margarina para untar
– farinha para polvilhar

Preparação:

01.- Raspe a casca do limão e depois esprema-lhe o sumo, reservando tudo. Ligue o forno a 180ºC.

02.- Bata os ovos com o açúcar até ficarem esbranquiçados. Junte a farinha peneirada e o fermento, envolva e, de seguida, adicione a manteiga e bata muito bem. Por fim, junte a raspa. o sumo do limão, o aroma de baunilha e envolva tudo muito bem.

03.- Coloque a massa numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

04.- Retire, desenforme, deixe amornar e sirva de seguida.

– O bolo ficou baixinho dado que a forma de chaminé também era grande. Se a forma tivesse um tamanho menor, o bolo ficaria mais alto. Fica a dica para quem tiver mais de um tamanho destas formas. A massa foi batida com uma vara de arames. Na batedeira dá menos trabalho e puxa menos pelo braço mas lembrei-me de uma máxima da minha Avó que dizia que toda a massa de bolo está pronta a ir ao forno depois de começar a fazer bolhas. É que naquele tempo não existiam batedeiras eléctricas e os bolos eram feitos com esforço braçal…

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 14.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2461: Bolo de Cenoura na Caneca e no Microondas

– Tive de alterar a receita original apenas nos tempos de microondas porque depende da potência máxima da máquina, dado que uns têm mais potência que outros. O meu, como tem 900W, tive de dar 4 minutos.

ingredientes

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de cenoura ralada
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 4 colheres de sopa de óleo de girassol
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 ovo
– 1 pitada de sal
– canela (se não utilizar a cobertura de chocolate)

Para a cobertura:

– 100 g de chocolate negro em tablete
– 1/2 lata de leite condensado

Preparação:

01.- Escolha 2 canecas com capacidade para 300 a 350 ml cada. Reserve.

02.- Numa tigela, deite os ingredientes um a um e misture-os até a massa ficar bem homogénea.

03.- Distribua a massa pelas canecas, de modo a atingir apenas metade da altura. Leve ao micro-ondas, na potência alta, durante 2 minutos (4 minutos para os micros de 900W).

04.- Prepare a cobertura: parta o chocolate em pedaços e derreta-os no micro-ondas. Junte o leite condensado e mexa bem. Deite sobre os bolos, na caneca, e sirva.

– Utilizei apenas uma caneca grande onde couberam os ingredientes desta receita. Pode também utilizar uma tigela pequena.

000-tempo-transp± 7” 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 18.Ago.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2384: Bolo de Batata-Doce com Coco

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de puré de batata-doce
– 250 g de açúcar amarelo (usei açúcar de cana)
– 200 g de coco ralado
– 100 g de farinha de trigo
– 30 g de manteiga
– 4 ovos
– 2 dl de leite
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– margarina para untar
– farinha para polvilhar

Preparação:

01.- Bata os ovos com o açúcar até ficarem esbranquiçados. Acrescente o coco e a manteiga e bata de novo. Junte depois a farinha e o fermento e torne a bater muito bem.
02.- Acrescente o puré de batata-doce (preparado anteriormente), o leite e bata até ficar uma mistura homogénea.
03.- Unte uma forma de chaminé anti-aderente com margarina e polvilhe com farinha. Coloque o preparado na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 a 45 minutos, dependendo do tipo de forno. Controle a cozedura com um palito.
04.- Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme para um prato.

– A preparação foi toda elaborada com uma batedeira eléctrica com taça rotativa.

000-tempo-transp± 60′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 25.Abr.2018

cropped-logonew03_transp.png

Receitas publicadas no novo Blogue
recipes2 recipes2 1 mês ago

Bacalhau à Marujo (20/03/2019) Bitoque de Frango à Russa (19/03/2019) Bolo dos Quatro Qu… Read More

Receitas publicadas no novo Blogue
Informação
recipes2 recipes2 1 mês ago

Lisboa, 17/02/2019 Foi criado um novo Blogue d' A Cozinha do Avô Chico e ele surge pelo facto de co… Read More

Informação
Rissóis de Atum e Legumes
recipes2 recipes2 1 mês ago

Preparação da Massa: 01.- Coloque no copo  a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5… Read More

Rissóis de Atum e Legumes
Cuscuz com Legumes Salteados
recipes2 recipes2 1 mês ago

Preparação dos cuscuz: 01.- Num recipiente, deite os cuscuz, o alho moído, manjericão,… Read More

Cuscuz com Legumes Salteados
Esparguete à Bolonhesa
recipes2 recipes2 1 mês ago

Preparação: 01.- Num tacho ao lume, deite a margarina e frite a carne até mudar de cor.… Read More

Esparguete à Bolonhesa

[powr-hit-counter id=972e417a_1524677519533]

 

0

2383: Pataniscas de Frango com Cerveja

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de frango cozido ou assado
– 3 ovos
– 80 g de farinha Maizena
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 3 colheres de sopa de cerveja
– sumo de ½ limão
– salsa fresca picada q.b.
– noz-moscada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.
– óleo para fritar q.b.

– Como não tinha frango cozido ou assado, usei peitos de frango, cortados em cubos e temperados com uma marinada de vinho branco, paprika, pimenta, tomilho, massa de tempero para frangos, alho, molho de soja, deixada no frigorífico desde véspera (ontem). Hoje, fritei a marinada num pouco de azeite e desfiei depois os cubos de frango.

cook-check

Preparação:

01.- Numa tigela, coloque a farinha Maizena, o fermento, os ovos, o sumo de limão, a cerveja e a salsa picada e misture bem com uma vara de arames.
02.- Desfie o frango, e acrescente ao preparado anterior. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e envolva tudo.
03.- Tenda pequenas porções de massa, com a ajuda de duas colheres de sopa, coloque dentro de uma frigideira ao lume com óleo quente e deixe fritar de ambos os lados. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.
04.- Sirva as pataniscas com uma guarnição de noodles com cogumelos ou outra massa a gosto.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 15′ + tempo de fritar 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 22.Abr.2018

cropped-logonew03_transp.png

Receitas publicadas no novo Blogue
recipes2 recipes2 1 mês ago

Bacalhau à Marujo (20/03/2019) Bitoque de Frango à Russa (19/03/2019) Bolo dos Quatro Qu… Read More

Receitas publicadas no novo Blogue
Informação
recipes2 recipes2 1 mês ago

Lisboa, 17/02/2019 Foi criado um novo Blogue d' A Cozinha do Avô Chico e ele surge pelo facto de co… Read More

Informação
Rissóis de Atum e Legumes
recipes2 recipes2 1 mês ago

Preparação da Massa: 01.- Coloque no copo  a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5… Read More

Rissóis de Atum e Legumes
Cuscuz com Legumes Salteados
recipes2 recipes2 1 mês ago

Preparação dos cuscuz: 01.- Num recipiente, deite os cuscuz, o alho moído, manjericão,… Read More

Cuscuz com Legumes Salteados
Esparguete à Bolonhesa
recipes2 recipes2 1 mês ago

Preparação: 01.- Num tacho ao lume, deite a margarina e frite a carne até mudar de cor.… Read More

Esparguete à Bolonhesa

[powr-hit-counter id=e23f905f_1524430201726]

 

0