1720: Gehakt bal

gehaktbalGehaktbal é o nome de uma receita de almôndegas holandesas, da região de Amesterdão. São geralmente muito maiores do que as almôndegas que existem por cá. Uma pequena história da origem das Gehaktbal: as almôndegas são importantes nesta região. Era costume todas as quartas-feiras ser “gehaktdag”, ou seja, o dia da carne picada, uma invenção de açougueiros que costumavam abater animais à segunda-feira e preparar o restante, em carne picada, na quarta-feira seguinte. Como noutras culturas, esta era uma comida para pobres.
Onde originalmente servem: ao lado do canal, Café Onder de (Utrechtsestraat 119), um agradável “marrom café”.gehaktbal_mapa
Quando servem: Seg-Qui, 10:00-01:00; Sex-Sáb, 10:00-03:00; Dom, 10:30-13:00 horas. Mas atenção que a cozinha encerra às 05:30 horas todos os dias.
O prato caseiro “gehakt bal” (€ 6,50) aqui é extremamente gratificante: duas belas bolas de carne, recheadas com cebola branca e cobertas com cebolinha e fatias de cebola roxa picada, nadando num rico molho pardo. É servida com três triângulos de pão macio branco, pickles e mostarda. Esta refeição simples fica melhor regada com uma cerveja local de Brouwerij ‘t IJ. Este lugar também tem uma boa selecção de broodjes (sanduíches), Tostis (tostas) e van Wees locais genebra.

Gehaktbal01c

1-ingredientesIngredientes:

– 500 g de carne de vaca picada
– 500 g de carne de porco picada
– 30 ml de leite
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 2 ovos
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– 2 colheres de chá de noz-moscada moída
– 2 colheres de chá de mostarda
– 4 tostas (podem ser substituídas por 4 colheres de sopa de pão ralado)
– 125 g de margarina
– 1 cubo tempero de alho, louro e pimentão
– 1 medida de Granulado Knorr de Carne
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 chávena de água
– 200 ml de natas com cogumelos Porcini (Parmalat)
– sal e pimenta de misturas q.b.

1-preparacao100Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite e frite a cebola e o alho até aquela ficar macia e transparente. Deite as carnes para o copo do robot, adicione a estas o leite, os ovos, as especiarias, a mostarda, as tostas, o Granulado de Carne e triture tudo.
02.- Ao preparado anterior, adicione o refogado da cebola e alho escorridos, dê mais umas rotações para integração na mistura, retire o preparado do robot e divida a mistura em porções iguais (uma para cada bola) em formato grande (o dobro de uma almôndega normal).
03.- No mesmo tacho ao lume, onde refogou a cebola e o alho, deite a margarina, deixe derreter, adicione as Gehaktbal e frite-as, em lume médio, mexendo e voltando-as amiudadas vezes até ficarem castanhas por fora e cozidas por dentro. Retire-as do tacho para um prato; adicione ao tacho uma chávena de água e deixe levantar fervura. Adicione as natas, rectifique os temperos, adicione de novo as Gehaktbal ao molho, coloque o fogão em lume brando, tape o tacho e deixe tomar o gosto durante 5 minutos, mexendo frequentemente.
04.- Retire as Gehaktbal para uma travessa, regue-as com o molho e sirva com uma guarnição de arroz de açafrão, branco ou outra a gosto..

Gehaktbal14c

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 50′ 000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Gastronomias, com a Colaboração da Revista Apolónia Supermercado – Almancil – Algarve.

© 10.Dez.2013


cropped-logonew03_transp.png