2390: Salicórnia substitui cada vez mais o sal e já não é “coisa de chef”

[Total: 0    Average: 0/5]

Devido a diversos problemas técnicos, este Blogue vai sofrer um abrandamento de actualizações na área de receitas culinárias, podendo eventualmente continuar a serem publicadas novas receitas. Mas o artigo de hoje em apreço é o referido no título deste post.

Riafresh / Facebook
Salicórnia

A planta halófita comestível que cresce espontaneamente em zonas de sapal, como a Ria Formosa, no Algarve, é cada vez mais usada como uma alternativa ao sal e não só exclusivamente pelos chefs da alta cozinha.

Se antes era preciso ir a um restaurante ‘gourmet’ para saborear a salicórnia, usada em saladas, mas também em pratos de peixe, marisco ou carne, desde o ano passado que já é possível encontrar esta planta nas prateleiras de alguns supermercados do país.

Mais recentemente, desde o início deste ano, existem também saladas prontas a consumir já com salicórnia, dispensando a adição de sal, através de uma parceria entre um grupo dedicado aos produtos de quarta gama e uma empresa que produz aquela e outras plantas da Ria Formosa em estufas, junto a Faro.

“Na nossa salicórnia, por cada 100 gramas, existem dois gramas de sal, portanto, apenas 2%, e o nível de sódio é de 0,75 gramas”, explicou à Lusa Miguel Salazar, gerente da Ria Fresh e que começou a desenvolver projectos com plantas halófitas no Algarve em 2011.

Segundo o engenheiro agrónomo, os benefícios da salicórnia relativamente ao sal não se esgotam na capacidade de salgar os alimentos com menos sódio já que a planta “não é unicamente sal”, tendo outros minerais benéficos para a saúde como o cálcio, o potássio e o magnésio.

“Existem uma série de estudos que indicam que a salicórnia e outras plantas dos sapais têm também compostos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até anti-diabéticas”, indicou.

Nascido em Espanha, mas a viver em Portugal há 17 anos, o engenheiro agrónomo sublinha que a composição da salicórnia proporciona não só um sabor salgado, como realça o sabor dos alimentos, fazendo com que perdure mais no palato.

Segundo Miguel Salazar, trata-se do sabor “umami”, palavra de origem japonesa, que em português significa delicioso ou saboroso, e que dá nome ao quinto sabor, para além do doce, amargo, ácido e salgado.

Para ser usada na confecção de pratos quentes e por se tratar de um vegetal muito hidratado, o ideal é adicionar a salicórnia à preparação já na parte final da cozedura, embora a planta não oxide, explicou.

Pedro Girão, director comercial da empresa, estima que, no total das nove plantas produzidas e comercializadas pela Ria Fresh, a produção deste ano se situe entre as 15 e as 17 toneladas.

No próximo ano esperam alcançar as 25 toneladas, estando já em curso a exportação para Espanha e Bélgica, com possibilidade de a operação vir a estender-se também à Inglaterra e Alemanha.

A salicórnia da Ria Fresh está actualmente à venda em superfícies comerciais do Porto, Coimbra, Lisboa e Algarve, onde, por enquanto, existe apenas um ponto de venda.

A empresa também já comercializa sal vegetal, que consiste em salicórnia desidratada, embora o produto ainda esteja em desenvolvimento, concluiu.

ZAP // Lusa

Por Lusa
13 Maio, 2018

2287: A partir de agora, fotografar o prato de comida tem outros motivos

[Total: 0    Average: 0/5]

Uma nova aplicação móvel para reconhecer instantaneamente os alimentos e simplificar o processo de contagem de calorias – basta fotografar o prato

O ritual da experiência gastronómica ganhou um novo elemento: Foodography. Nos últimos anos, fotografar o prato de comida e partilhá-lo nas redes sociais, tornou-se um hábito quotidiano para algumas pessoas. A moda de fotografar as refeições chegou e ficou, embora o seu auge já tenha passado, mas, de facto, já ninguém se espanta quando algum amigo puxa do smartphone do bolso para fotografar antes de apreciar o conteúdo.

A partir de agora há outro motivo (e mais saudável) para fotografar as refeições. Calorie Mama, é uma aplicação móvel que reconhece automaticamente os alimentos para simplificar o processo de contagem de calorias. Recorre à tecnologia de reconhecimento de imagem e inteligência artificial para identificar e monitorizar os alimentos que comemos. Além disso, também reconhece nutrientes como carboidratos, gordura, proteína, colesterol, fibra, entre outros.

Para aqueles que fazem dieta, é importante manter um registo da comida ingerida. Existem inúmeras aplicações para o efeito, mas, para a grande maioria, é necessário inserir os dados manualmente.

Em www.caloriemama.ai poderá aceder ao download da app, disponível gratuitamente para Android e iOS.

joaocosta@yap.pt

[powr-hit-counter id=32173d6b_1514153961078]

 

2217: Pizza de Batata (Parte II)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ontem, inseri aqui a receita da Pizza de Batata a que posteriormente designei por Parte I dado que a Pizza foi preparada para duas pessoas e não levava um dos ingredientes (por não o ter em casa) da receita original que era o queijo Mozzarella Fresco, tendo utilizado Mozzarella ralado que normalmente utilizo para gratinar.

O resultado final foi mais agradável e a receita foi preparada da mesma forma da de ontem, por isso não vou repeti-la a não ser a utilização deste queijo fresco Mozzarella e as imagens de uma nova Pizza de Batata que preparei.

© 28.Out.2016

0-assinatura002
logotransp300

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

2198: Capuccino

[Total: 0    Average: 0/5]

Há 9 anos comprei uma máquina de café expresso Nespresso, penso que foi a primeira. Um ano depois, comprei o Aeroccino, um equipamento da Nespresso para fazer capuccino ou seja, bater o leite e aquecê-lo para adicionar a café, chocolate, cacau por exemplo.

Aeroccino antigo
Aeroccino antigo

Desde o início da doença de minha esposa, deixei de o utilizar e hoje apeteceu-me beber um Capuccino e a máquina ainda funcionava apesar de ter estado parada todos estes anos.

Hoje, este modelo já está descontinuado na Nespresso, existindo outros modelos com outro tipo de tecnologia

aeroccino_newsnas cores prata, preto e vermelho. O meu é em inox, tipo cafeteira com pega, os novos não têm pega e o corpo é ondulado como se pode ver na imagem acima.

Existe ainda um outro modelo mais sofisticado (e mais caro cerca de € 10,00) que possui os comandos individuais na base da máquina, além da tradicional pega:aeroccino_transpMas como isto não é publicidade à marca Nespresso nem ao Aeroccino, apenas relembrar o passado, aqui fica o Capuccino feito para o meu lanche de hoje:

capuccinosão servidos?

© 29.Set.2016
0-assinatura002
logotransp300

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

2147: Folhado de Frango com Alheira

[Total: 2    Average: 3.5/5]

Até agora, 22/06/2016~19:00 horas, não obtive qualquer contacto do serviço de apoio ao cliente do Jumbo Online, nem resposta ao e-mail que ontem também enviei no sentido de me informarem que tipo de preparação este artigo tinha. Não só é pura INCOMPETÊNCIA, com total DESPREZO pelos clientes!

Antecipadamente informo que este post é apenas um aviso à navegação, uma queixa contra um (mau) serviço prestado ao cliente do Jumbo Pão de Açúcar e, ao mesmo tempo, uma dica contra a falta de informação na etiqueta do produto sob título.

Hoje, chegou ao meu domicílio uma encomenda feita ontem ao Jumbo Online Pão de Açúcar, entre os vários artigos, uma embalagem de Folhados de Frango com Alheira. Analisada a embalagem para ver o modo de preparação, não continha nenhuma informação, ou seja, se era para forno e se sim, qual a temperatura e respectivo tempo como se pode constatar pela etiqueta colada na embalagem:

FolhadoFrangoAlheira01

A informação “Cozinhar bem antes de consumir” não diz absolutamente nada a ninguém.

Contactei o serviço de apoio ao cliente, expliquei a falta de informação e fui informado que seria contactado pelos serviços respectivos para darem a informação necessária.

Como passada mais de meia hora, não recebi qualquer informação, voltei a ligar de novo, a operadora era a mesma e informou-me que iria reforçar o pedido aos colegas. O facto é que eu pretendia estes folhados para o jantar e já estava mais que na hora de começar a prepará-lo.

Como não recebi mais nenhuma informação do serviço de “apoio” ao cliente, o que demonstra um total desprezo pelo atendimento ao cliente, resolvi arriscar a preparação e, num forno convector, regulei a temperatura para os 175ºC e programei 20 minutos no relógio.

FolhadoFrangoAlheira02

5 minutos antes de terminar este tempo, verifiquei que os folhados ainda não estavam bem douradinhos e aumentei a temperatura para os 200ºC e dei mais 5 minutos. O resultado foi este:

FolhadoFrangoAlheira03
FolhadoFrangoAlheira04

Apesar de todos estes percalços, os folhados são saborosos e uma unidade por pessoa é mais que suficiente para servir como prato principal acompanhado de uma guarnição a gosto, neste caso, utilizei uma salada mista.

© 21.Jun.2016

Actualização em 22.Jun.2016~20:43 horas:

Finalmente!!! obtive uma resposta do Jumbo online, VINTE E QUATRO HORAS DEPOIS, com uma desculpa mais que esfarrapada onde informam que “Foram efectuadas tentativas de contacto para informar como é a confecção do artigo, o numero disponível no seu registo encontra-se desligado“.

Nem o nº. esteve desligado, nem esteve indisponível, nem recebi qualquer contacto senão este e-mail às 20:43 de hoje, dia 22. Mas prosseguindo, a informação para a confecção destes folhados, segundo o “colaborador do mercado“, é a seguinte:

“colocar no forno a 160 graus por 20 min, pincelar com ovo, depois de 10 min voltar o folhado e voltar a pincelar e deixar dourar”.

Fica a nota.

0-assinatura002
logo04062016_300

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 21 horas ago
Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 400 g de arroz basmati - 120 g de cebola em cubos - 1 colher de sopa… Read More

Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 500 g de feijão verde Para o polme: - 150 g de farinha de trigo com f… Read More

Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos…
Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Batatas Steakhouse
recipes2 recipes2 3 dias ago

  Ingredientes: - 1 emb. de Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas - 250 g… Read More

Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Ba…
Massada de Soja com Cogumelos e Legumes
recipes2 recipes2 5 dias ago

  Ingredientes: - 250 g de massa fusilli tricolore - 100 g de nacos de soja grossa… Read More

Massada de Soja com Cogumelos e Legumes

[Total: 2    Average: 3.5/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

2050: Tarte de Carne com Legumes Frescos

[Total: 0    Average: 0/5]

Mais um preparado da Casa das Carnes – e atenção que não estou a receber nada por esta publicidade que é completamente gratuita -, que será feito hoje se entretanto não existir qualquer percalço.

TarteCarneLegumesFrescos00

De regresso a este Blogue que ontem ficou inactivo por causa da actualização automática de um dos vários plugins que o integram, fui “salvo” pela equipa técnica do hosting que aloja os meus espaços, uma empresa com pessoal extremamente competente e a actuar na hora. Posso dizer que esta anomalia aconteceu já de madrugada e eles repuseram de imediato, a situação depois de alertados pelo meu e-mail.

Quem estiver interessado em adquirir domínios na Net ou alojamentos para websites, blogues, etc., podem confiar inteiramente na ptisp.pt.

© 23.Jan.2016

coz_transp
0-assinatura3a
logo_transparente

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 21 horas ago
Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 400 g de arroz basmati - 120 g de cebola em cubos - 1 colher de sopa… Read More

Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 500 g de feijão verde Para o polme: - 150 g de farinha de trigo com f… Read More

Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos…
Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Batatas Steakhouse
recipes2 recipes2 3 dias ago

  Ingredientes: - 1 emb. de Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas - 250 g… Read More

Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Ba…
Massada de Soja com Cogumelos e Legumes
recipes2 recipes2 5 dias ago

  Ingredientes: - 250 g de massa fusilli tricolore - 100 g de nacos de soja grossa… Read More

Massada de Soja com Cogumelos e Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

1888: 49º. Aniversário

[Total: 0    Average: 0/5]

Hoje, celebra-se sem grande alegria, devido ao estado de saúde de minha esposa e ao nosso baixo estado psicológico, o 49º. Aniversário da minha filhota Vera.

Nada de especial para este dia que seria de festa e de alegria, se a situação fosse a de muitos anos anteriores. Se Deus realmente existe, esqueceu-se completamente de nós.

O cardápio será então de Filetes de Pescada Panados com Migas de Feijão Frade e de um Bolo de Aniversário feito à pressão e sem grande alegria.

As receitas serão publicadas logo estejam prontas.

16.Jan.2015
0-apokalypsus-assmista

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 21 horas ago
Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 400 g de arroz basmati - 120 g de cebola em cubos - 1 colher de sopa… Read More

Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 500 g de feijão verde Para o polme: - 150 g de farinha de trigo com f… Read More

Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos…
Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Batatas Steakhouse
recipes2 recipes2 3 dias ago

  Ingredientes: - 1 emb. de Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas - 250 g… Read More

Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Ba…
Massada de Soja com Cogumelos e Legumes
recipes2 recipes2 5 dias ago

  Ingredientes: - 250 g de massa fusilli tricolore - 100 g de nacos de soja grossa… Read More

Massada de Soja com Cogumelos e Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

1775: n-Receitas Nestlé

[Total: 0    Average: 0/5]

0-nestle00Uma aplicação (app) Android para Smartphones e Tablets que pode necessitar em caso de emergência e sempre à mão.

Descrição

n-Receitas é a aplicação NESTLÉ para quem gosta de cozinhar, partilhar e conhecer novos truques e dicas. Aqui encontra receitas para todas as ocasiões, nunca esquecendo o lado saudável e nutricional da cozinha.

Encontre receitas diferentes para todos os dias, modo de preparação em vídeo, truques e dicas, informação sobre nutrição (alimento da semana) e um conjunto de funcionalidades pensadas para facilitar o seu dia a dia.

FUNCIONALIDADES

Para que se concentre apenas em tornar cada prato o mais apetitoso possível esta app traz um conjunto de ferramentas que lhe simplificam a vida:
– Timer, lista de compras, conversor de medidas, medidor de esparguete
– Informação nutricional de cada receita.
– TOP 10 para que encontre mais facilmente as receitas preferidas dos nossos utilizadores.
– Agenda de refeições: onde pode associar receitas a cada dia da semana e criar a sua agenda de refeições para partilhar no Facebook, sms ou email.
– Pesquisa por ingrediente, tipo de refeição, época e modo livre.
– Favoritos – a forma mais fácil de ter as suas receitas favoritas sempre à mão.

PERSONALIZAR

Juntámos a esta aplicação a componente social que lhe permite colocar o seu “twist” em cada receita e seguir os utilizadores com quem se identifica mais.

PARTILHAR

Fotografe os seus melhores pratos e partilhe-as no instagram com a #nestlecozinhar.

Porque o mundo das receitas não tem fim estamos sempre a criar actualizações à app n-Receitas. Não se esqueça de activar os alertas para estar sempre a par das novidades.

Pode descarregar a app no Google Play, clicando no botão a seguir: 0-logo-googleplay

Screenshots da app já instalada:

0-nestle01

0-nestle02

0-nestle03

0-nestle04

© 03.Abr.2014

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 21 horas ago
Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 400 g de arroz basmati - 120 g de cebola em cubos - 1 colher de sopa… Read More

Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 500 g de feijão verde Para o polme: - 150 g de farinha de trigo com f… Read More

Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos…
Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Batatas Steakhouse
recipes2 recipes2 3 dias ago

  Ingredientes: - 1 emb. de Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas - 250 g… Read More

Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Ba…
Massada de Soja com Cogumelos e Legumes
recipes2 recipes2 5 dias ago

  Ingredientes: - 250 g de massa fusilli tricolore - 100 g de nacos de soja grossa… Read More

Massada de Soja com Cogumelos e Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

1765: Moulinex Cuisine Companion

[Total: 0    Average: 0/5]

Hoje não há receita mas uma informação que talvez interesse a quem ainda não possua um robot de cozinha. Esta notícia vem no Dinheiro Vivo online e vou transcrevê-la:

Robot de cozinha líder tem novo concorrente e portugueses nova “obsessão”, por 699 euros

O novo robot à venda na Worten D.R.
O novo robot à venda na Worten
D.R.

Bimby tem novo concorrente. Moulinex Cuisine Companion

O robot de cozinha alemão que se tornou “uma obsessão no país mais pobre da Europa Ocidental”, segundo o Wall Street Journal, tem novo concorrente. Chama-se Cuisine Companione é lançado pela Moulinex.

À vendas nas lojas Worten, por 699 euros (com possibilidade de pagamento 24 vezes, sem juros), Cuisine Companion permite preparar desde a entrada à sobremesa. Permite cortar, picar, triturar, cozer, saltear, amassar, emulsionar, cozinhar a vapor e bater claras em castelo.

Fácil de utilizar, o robot tem seis programas automáticos no painel de controlo de forma intuitiva: Molhos, Sopas, Cozedura Lenta, Vapor, Massas e Sobremesas.

Com capacidade para 4,5 litros, a Moulinex Cuisine Companion  faz comida que dá para até seis pessoas. E  traz um livro de receitas, cinco acessórios e uma colher de silicone. Ver aqui apresentação completa do robot.

Este é mais um lançamento depois de uma espécie de “febre” iniciada em Setembro do ano passado, com a Yämmi (349 euros), lançada pelo Continente. Na mesma altura, o Pingo Doce anunciou o seu Chef Express, mas, mesmo em cima do Natal, veio dizer que o momento não era o mais apropriado para o lançamento.

Leia também:
Pingo Doce já não lança robot de cozinha este ano

De facto, o mercado assistia então à chegada de várias marcas. Foi o caso da Ladymaxx Gourmet (239,90 euros) à venda no Aldi; da Cookii (249 euros), lançada pela Flama; ou Cooksy (800 euros), vendida pela empresa Ideia casa, e anunciada na televisão por Filipa Vacondeus.

Todas mais baratas do que a líder Bimby (966 euros), que custa mais do dobro do salário mínimo nacional, segundo destaca o jornal norte-americano. O que não impediu que os portugueses tivessem comprado mais de 35 mil destes robots em 2013, sendo previsão da empresa vendedora, a Vorwerk, 8% dos 3,7 milhões de lares portugueses venham a ter uma Bimby até ao final deste ano.

Leia também: Guerra das ‘Bimbys’: “A concorrência é natural e salutar”

Isso mesmo refere o Wall Street Jornal: “É uma máquina multitask que vende mais do que os últimos iPads em Portugal e que é mais popular no Facebook do que a banda de rock [Xutos & Pontapés] mais conhecida do país.”

Foi, pois, com o olho nesta “obsessão” que agora também a Moulinex lançou a Cuisine Companion. No entanto, ficou de fora do teste da Deco a estes produtos. Ler aqui.

Famosa pela picadora 1-2-3 (anos 90) ou a iogurteira (anos 80), a Moulinex regressou em 2011 a Portugal depois de ter sido forçada por Bruxelas a uma carência de dez anos por causa de posição dominante, depois de ter sido comprada pelo SEB, empresa dona da Rowenta, Tefal e Krups.

MoulenexCuisineCompanion

17/03/2014 | 13:41 | Dinheiro Vivo

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 21 horas ago
Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 400 g de arroz basmati - 120 g de cebola em cubos - 1 colher de sopa… Read More

Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados
Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos Grelhados
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 500 g de feijão verde Para o polme: - 150 g de farinha de trigo com f… Read More

Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos…
Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Batatas Steakhouse
recipes2 recipes2 3 dias ago

  Ingredientes: - 1 emb. de Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas - 250 g… Read More

Filetes Primavera com Alho e Ervas Aromáticas e Ba…
Massada de Soja com Cogumelos e Legumes
recipes2 recipes2 5 dias ago

  Ingredientes: - 250 g de massa fusilli tricolore - 100 g de nacos de soja grossa… Read More

Massada de Soja com Cogumelos e Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]