2482: Rolinhos de Salsicha Panados

ingredientes

Ingredientes:

– 8 salsichas de lata
– 175 ml de leite
– 175 ml de água
– 1 cubo de tempero caldo culinária
– 45 g de manteiga
– 230 g de farinha de trigo sem fermento
– farinha para polvilhar
– ovo batido q.b.
– pão ralado com ervas aromáticas q.b.
– óleo para fritar q.b.
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite a água, o leite, a manteiga e o cubo de caldo de galinha, tempere com um pouco de sal e pimenta. Quando começar a ferver, adicione de uma só vez a farinha, mexa muito bem até que fique uma massa homogénea. Quando a massa descolar totalmente do fundo do tacho, faça uma bola.

02.- Polvilhe a bancada com um pouco de farinha, por cima coloque a massa, deixe arrefecer aproximadamente 20 minutos. Quando a massa estiver morna, amasse um pouco até que fique lisa. Com um rolo, estenda a massa, polvilhe de vez em quando com farinha para que a massa não agarre na bancada.

03.- Por cima da massa, coloque uma salsicha e corte um rectângulo à volta. Enrole a salsicha na massa, retire o excesso e aconchegue bem de forma que fique sem furos e sem ar. Coloque as salsichas num tabuleiro previamente polvilhado com farinha e repita o processo até acabarem os ingredientes.

04.- Passe as salsichas por ovo batido, escorra e por fim, passe por pão ralado. Frite os rolinhos em óleo quente de ambos os lados. Quando estiverem lourinhos, retire-os com uma escumadeira para um prato com papel absorvente. Sirva de seguida com uma guarnição de esparguete salteado com ervas aromáticas (optei por batatas fritas na Actifry).

– Dois destes rolinhos não são iguais aos restantes. Abri a salsicha ao meio, sem a cortar totalmente, coloquei um fio de mostarda ao comprido, voltei a fechar e a enrolar na massa. Uma delícia!!!

– A massa não saiu nada bem, embora tivesse seguido religiosamente (sem fanatismo) a receita original. Mas consegui safar-me sem que os rolinhos estoirassem ou abrissem…

000-tempo-transp± 60′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Saborintenso.

© 14.ANov2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2473: Pataniscas de Camarão com Arroz de Grelos

ingredientes

Ingredientes:

– 250g de miolo de camarão congelado 100/200
– 3 ovos
– 200 g de farinha de trigo com fermento
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 dl de caldo de camarão (¹)
– 1 cubo caldo de marisco (¹)
– 500 ml de água (¹)
– 1 colher de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de leite
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– óleo alimentar para fritar q.b.
– sal marinho e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Coloque o miolo de camarão congelado num recipiente próprio. cubra com água e leve ao micro-ondas a 800W, durante 5 minutos. Escorra o miolo de camarão e reserve a água da cozedura. Num tachinho ao lume, deite a água reservada, o cubo marisco, deixe ferver e mexa até dissolver o cubo. Retire e reserve (é este o caldo de camarão).

02.- Numa tigela, misture a farinha, o azeite, o sal, a pimenta e os ovos. Mexa com a ajuda de uma vara de arames e a pouco e pouco adicione o caldo de marisco e por fim, o leite, mexendo muito bem. Adicione à massa a cebola, a salsa, o miolo de camarão previamente cortado em pedaços e envolva tudo muito bem. Se o polme ficar um pouco líquido, acrescente mais um pouco de farinha e misture até homogeneizar a mistura.

03.- Leve uma frigideira anti-aderente ao lume, deite o óleo a cobrir bem o fundo. Quando estiver quente (na placa de indução programei 800W~140ºC.), deite colheradas do polme no óleo e deixe alourar as pataniscas virando-as de ambos os lados.

04.- Retire as pataniscas da frigideira, deixe escorrer e coloque-as sobre papel absorvente de cozinha. Sirva de seguida com uma guarnição de Arroz de Grelos.

(¹) – o caldo de camarão é preparado com os 500ml de água da cozedura do miolo de camarão e um cubo caldo de camarão, ao qual se retiram depois 100 ml para juntar ao polme. 

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 02.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

2468: Leftover Tortilla

– Assim, com um título pomposo, já não choca tanto se tivesse escrito Tortilha de Sobras… Há quem ligue sobras a restos que deviam ir para o lixo, mas aqui em casa e por várias razões que a razão desconhece e motivos mais que pertinentes, nunca se utilizaram tanto as sobras de refeições do dia anterior (ou de mais…).


ingredientes

Ingredientes:

– 4 ovos
– sobras de recheio da curgete
– sobras de jardineira de legumes
– sobras de macarronete de vegetais
– ½ dl de leite
– 2 colheres de farinha com fermento
– salsa, alecrim, cominhos, q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– flor de sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Deite os ovos para uma tigela, tempere com sal, pimenta, ervas aromáticas e especiarias e bata muito bem com a ajuda da vara de arames.

02.- Unte uma tarteira (Pyrex) com um fio de azeite e espalhe com a ajuda de uma espátula de silicone. Ligue o forno (gás) a 180ºC.

03.- Adicione ao batido dos ovos, o leite, a farinha e misture muito bem até dissolver completamente. Junte depois as sobras mencionadas nos ingredientes, uma a uma (ou as que tiver no seu frigorífico) e misture até homogeneizar tudo.

04.- Verta o preparado anterior para a tarteira, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno por 30 minutos (dependendo do tipo de forno). Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 22.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

Frango “sui generis”

 

– Uma refeição simples… para gente simples…

Ontem, publiquei neste blogue uma receita de Bifes de Frango Temperados no Forno

1,300 kg de bifes de frango dá para várias refeições e para não estar a ingerir a mesma dose vezes seguidas, resolvi hoje aproveitar uma parte do que sobrou de ontem (bastante) e então saiu uma receita de Frango sui generis que vou tentar explicar de seguida:

ingredientes

Ingredientes:

– algumas sobras de bifes de frango cozinhados
– 400 g de champignons de Paris
– azeite q.b.
– 6 colheres de sopa de polpa de tomate alho e cebola
– cebola em cubos e alho picado q.b.
– 1 cubo tempero alho e salsa
– 4 ovos
– 1 colher de chá de farinha de trigo com fermento
– leite q.b. para desfazer a farinha
– batata frita palha q.b.
– molho de soja e tabasco q.b.
– 4 colheres de sopa de salsa fresca picada
– sal marinho e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Parta os bifes de frango em pedaços pequenos e reserve. Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Adicione ao refogado a polpa de tomate e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. De seguida, adicione os champignons de Paris, tempere-os com o molho de soja, o tabasco e deixe saltear até os champignons ficarem macios. Junte então ao tacho os pedaços de frango, envolva e deixe tomar gosto durante 3 minutos, mexendo frequentemente.

03.- Num recipiente, bata os ovos, tempere com uma pitada de sal e pimenta, adicione a farinha dissolvida no leite, misture e bata tudo muito bem.

04.- Terminado o último tempo do ponto 02, adicione os ovos batidos ao preparado do tacho, envolva muito bem e deixe cozer os ovos em lume baixo, mexendo sempre até que estes semi-solidifiquem. É altura de adicionar a batata frita palha e envolver suavemente no preparado. E pronto, termina assim um frango sui generis que até ficou bem bom!

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 26.Ago.2018

cropped-logonew03_transp.png

[powr-hit-counter id=3bd16fbd_1535298496150]

2432: Frango à Brás

ingredientes

Ingredientes:

– 4 peitos de frango limpos (740 g)
– 6 ovos
– 1 pacote de batata palha (300 g)
– 200 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 ½ dl de leite
– 1 folha de louro
– 1 cubo tempero alho e salsa
– 200 g de alho francês em rodelas
– azeitonas q.b. (opcional) (¹)
– azeite q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta q.b.
– caril em pó q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango ao meio, no sentido longitudinal e depois cozinhe-os em água fervente temperada com sal e uma folha de louro durante cerca de 5 minutos. Retire, deixe arrefecer e depois desfie grosseiramente.

02.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, junte o cubo tempero, o alho francês, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

03.- Adicione o frango ao refogado do tacho, junte uma pitada de caril em pó e deixar alourar bem, mexendo de vez em quando. Num recipiente, bata os ovos com o leite, adicione ao frango no tacho. envolva bem, em lume brando, junte a salsa picada e deixe cozer ligeiramente os ovos.

04.- Finalmente, apague o lume, adicione a batata palha, envolva suavemente no preparado do frango e sirva de seguida com azeitonas (se puder e gostar) e polvilhe com salsa picada.

– (¹) Existem pessoas que não podem comer azeitonas, por isso este item é opcional.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo (1080p HD):

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 16.Ago.2018

cropped-logonew03_transp.png

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 horas ago
Rolinhos de Salsicha Panados
recipes2 recipes2 1 dia ago

Ingredientes: - 8 salsichas de lata - 175 ml de leite - 175 ml de água - 1 cubo de tempero c… Read More

Rolinhos de Salsicha Panados
Bolo de Leite Condensado
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 180 g de farinha com fermento - 1 lata de leite condensado light - 4 ovos -… Read More

Bolo de Leite Condensado
Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos
recipes2 recipes2 3 dias ago

Ingredientes: - 400 g de esparguete - 2 alheiras - 200 g de floretes de brócolos - 500 ml de… Read More

Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos
Sopa de Grão de Bico com Cenouras e Alho Francês e Castanhas Assadas na Actifry
recipes2 recipes2 4 dias ago

Ingredientes: - 1 lata grande de grão de bico cozido - 1 lt de água - 250 g de tomate em cubo… Read More

Sopa de Grão de Bico com Cenouras e Alho Francês e…

[powr-hit-counter id=186742a2_1534430568599]

2405: Tarte de Bacalhau com Cogumelos e Queijo

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado demolhado
– 200 g de cogumelos laminados
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de pimentos tricolor em tiras
– 5 ovos
– 2 dl de leite
– 1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento
– azeite q.b.
– 1 dl de polpa de tomate com cebola e alho
– 1 cubo tempero para peixes
– queijo ralado Mozzarella
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e lasque-o finamente. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione o cubo tempero, o alho, a cebola, os pimentos tricolor e deixe refogar até os legumes ficarem macios. Adicione a polpa de tomate, os cogumelos e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
02.- Junte o bacalhau ao preparado do tacho, tempere com a pimenta, envolva e deixe cozinhar durante 5 minutos. Polvilhe com salsa picada. Num recipiente, bata os ovos com o leite, junte a farinha e misture até homogeneizar. Adicione depois o preparado do bacalhau, envolva tudo muito bem e tempere com uma pitada de sal.
03.- Coloque o preparado numa forma anti-aderente, untada com azeite, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 25~30 minutos (dependendo do tipo de forno) ou até ficar douradinha por cima. Retire do forno, deixe descansar um pouco, desenforme para um prato e sirva com uma salada.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 50′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 11.Jun.2018

cropped-logonew03_transp.png

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 horas ago
Rolinhos de Salsicha Panados
recipes2 recipes2 1 dia ago

Ingredientes: - 8 salsichas de lata - 175 ml de leite - 175 ml de água - 1 cubo de tempero c… Read More

Rolinhos de Salsicha Panados
Bolo de Leite Condensado
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 180 g de farinha com fermento - 1 lata de leite condensado light - 4 ovos -… Read More

Bolo de Leite Condensado
Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos
recipes2 recipes2 3 dias ago

Ingredientes: - 400 g de esparguete - 2 alheiras - 200 g de floretes de brócolos - 500 ml de… Read More

Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos
Sopa de Grão de Bico com Cenouras e Alho Francês e Castanhas Assadas na Actifry
recipes2 recipes2 4 dias ago

Ingredientes: - 1 lata grande de grão de bico cozido - 1 lt de água - 250 g de tomate em cubo… Read More

Sopa de Grão de Bico com Cenouras e Alho Francês e…

[powr-hit-counter id=d6fda75b_1528811299684]

2384: Bolo de Batata-Doce com Coco

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de puré de batata-doce
– 250 g de açúcar amarelo (usei açúcar de cana)
– 200 g de coco ralado
– 100 g de farinha de trigo
– 30 g de manteiga
– 4 ovos
– 2 dl de leite
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– margarina para untar
– farinha para polvilhar

Preparação:

01.- Bata os ovos com o açúcar até ficarem esbranquiçados. Acrescente o coco e a manteiga e bata de novo. Junte depois a farinha e o fermento e torne a bater muito bem.
02.- Acrescente o puré de batata-doce (preparado anteriormente), o leite e bata até ficar uma mistura homogénea.
03.- Unte uma forma de chaminé anti-aderente com margarina e polvilhe com farinha. Coloque o preparado na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 a 45 minutos, dependendo do tipo de forno. Controle a cozedura com um palito.
04.- Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme para um prato.

– A preparação foi toda elaborada com uma batedeira eléctrica com taça rotativa.

000-tempo-transp± 60′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 25.Abr.2018

cropped-logonew03_transp.png

Olá...!!! Hoje é Sexta-feira...!!!
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 horas ago
Rolinhos de Salsicha Panados
recipes2 recipes2 1 dia ago

Ingredientes: - 8 salsichas de lata - 175 ml de leite - 175 ml de água - 1 cubo de tempero c… Read More

Rolinhos de Salsicha Panados
Bolo de Leite Condensado
recipes2 recipes2 2 dias ago

Ingredientes: - 180 g de farinha com fermento - 1 lata de leite condensado light - 4 ovos -… Read More

Bolo de Leite Condensado
Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos
recipes2 recipes2 3 dias ago

Ingredientes: - 400 g de esparguete - 2 alheiras - 200 g de floretes de brócolos - 500 ml de… Read More

Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos
Sopa de Grão de Bico com Cenouras e Alho Francês e Castanhas Assadas na Actifry
recipes2 recipes2 4 dias ago

Ingredientes: - 1 lata grande de grão de bico cozido - 1 lt de água - 250 g de tomate em cubo… Read More

Sopa de Grão de Bico com Cenouras e Alho Francês e…

[powr-hit-counter id=972e417a_1524677519533]

 

2345: Arroz Doce sem Ovos

Em Setembro do ano passado, publiquei esta receita neste Blogue, que poderão ver no endereço a seguir:

http://inforgom.pt/recipes/?p=22848

Não é por ser natal ou fim-de-ano que voltei a preparar esta receita, mas o sistema está a pedir açúcar e este “doce” sem ovos, actua como um bom extintor.

É um arroz que fica muito cremoso talvez por ser feito no robot, dado que no tacho nunca fiz esta receita.

00-sobremesas

© 29.Dez.2017

cropped-logonew03_transp.png

[powr-hit-counter id=c0f5f006_1514563213418]

 

2344: Frango em Duas Camadas

ingredientesIngredientes:

– 4 peitos de frango em pedaços
– 1 pacote de batatas congeladas Duchesse
– 300 g de arroz
– 50 g de manteiga
– 100 g de tiras de pimentos tricolor
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 pacote de sopa de rabo de boi
– 200 ml de passata de tomate com manjericão
– 1/2 l de leite
– 3 colheres de sopa de azeite
– Sal e pimenta q.b.

cook-checkPreparação:

01.- Leve ao lume um tacho com o leite, adicione a carne e deixe cozinhar. Retire, escorra a carne para um prato e reserve um pouco do leite. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola, deixe refogar e junte a passata de tomate.
02.- No leite que reservou dissolva a sopa de rabo de boi e junte ao refogado, adicione o frango e mexa bem de modo a desfazê-lo. Adicione as tiras de pimentos ao tacho, envolva e deixe cozinhar até os pimentos ficarem macios. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Coza o arroz à parte e escorra-o bem. Disponha num tabuleiro refractário metade da mistura do frango, depois o arroz e por cima a restante camada de frango.
04.- Por fim, disponha as batatas duchesse e leve ao forno até as batatas ficarem douradinhas.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Informação:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada e adaptada de uma receita publicada no site MSN lifestyle.

© 27.Dez.2017

cropped-logonew03_transp.png

2253: Empadão de Salsicha Toscana


ingredientesIngredientes:

– 200 g de flocos para puré de batata
– 600 g de salsicha toscana
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 4 colheres de sopa de óleo de girassol
– 1 cubo tempero Alho & Coentros
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– queijo parmesão ralado q.b.
– leite para o puré
– salsa fresca picada q.b.
– piripiri q.b.
– sal q.b.

cook-checkPreparação:

01.- Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem. Num tacho com água temperada com sal, leve ao lume, deixe levantar fervura, introduza as salsichas e deixe cozinhar durante 5 minutos.
02.- Corte as salsichas em pedaços pequenos e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Num tacho ao lume, deite o óleo, a cebola, o piripiri, o cubo tempero e refogue até a cebola ficar macia. Adicione a linguiça picada e refogue durante 3 minutos, mexendo frequentemente. Adicione a passata de tomate, tempere com sal, vá mexendo até resultar num molho homogéneo (± 3 minutos). Junte a salsa, misture, retire do lume e reserve.
04.- Num tabuleiro refractário, deite metade do puré, adicione o preparado da salsicha toscana, cubra com o queijo Mozzarella, espalhe o restante puré e termine polvilhando com o queijo parmesão e salsa picada. Leve ao forno por 30 minutos ou até ficar douradinho, retire e sirva de imediato.

00-pratoprincipal
000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Informação:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico.

© 14.Jan.2017

cropped-logonew03_transp.png

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

[powr-social-media-icons id=42d218f8_1484070942297]

[powr-hit-counter id=0fac3343_1484408087932]

Visitas em Jan.2017 de:

[counterize type=”countries” period=”onlythisyear”]

2238: Rabanadas ou Fatias Douradas

rabanadasfogao01c

ingredientesIngredientes:

– 8 fatias de pão de forma com 3 dias
– 600 ml de leite
– 2 cascas de limão
– 1 pau de canela
– 3 colheres de sopa bem cheias de açúcar
– 3 ovos batidos
– 10 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de sopa rasa de canela em pó
– Óleo de girassol para fritar q.b.

cook-checkPreparação:

01.- Num tacho, leve ao lume metade do leite, as cascas de limão, o pau de canela e as 3 colheres de sopa de açúcar. Mexa e deixe aquecer durante 10 minutos em lume brando. Passados os 10 minutos, retire o pau de canela e as cascas de limão. Apague o lume e misture o restante leite frio. Deixe arrefecer até que fique morno.
02.- Regue as fatias de pão com o leite, vire-as e deixe repousar durante 5 minutos para que fiquem bem embebidas.
03.- Leve uma frigideira ao lume com o óleo para aquecer. Passe bem as fatias de pão pelo ovo batido e frite-as no óleo. Logo que coloque o pão a fritar, reduze o lume para médio. A meio da fritura, vire as rabanadas para que fiquem douradas por igual.
04.- Depois das rabanadas fritas, retire-as para um prato com papel absorvente. Passe as rabanadas pela mistura do açúcar e da canela e ficam prontas a degustar.

rabanadasfogao03c

00-pratoprincipal00-sobremesas
000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Informação:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada numa receita publicada no site Saborintenso

© 05.Dez.2016

cropped-logonew03_transp.png

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

[powr-social-media-icons id=e3b8e62e_1480170101]

[powr-hit-counter id=bf391211_1480955187593]