2529: Bifanas no Prato

– Faz hoje 53 anos que nasceu um bebé lindo, carequinha, com uma penugem loura na cabeça. Esse bebé cresceu e hoje é uma mulher linda. Pai babado tem de ser assim, Pena que a situação se encontre abaixo da linha vermelha, quer em saúde, quer orçamental, quer em disposição. Já não se encontra entre nós quem, neste dia, ajudava a alegrar a festa de Aniversários cá de casa. Vou fazer um Bolo de Aniversário, o mais simples possível e logo serão apagadas as velas dos 53 anos. Parabéns Vera!


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bifanas de porco
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de chá de óleo
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 colher de chá de pimentão doce
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 1 colher de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– mostarda q.b
– vinho branco q.b.
– 2 folhas de louro
– 1 colher de sopa de margarina
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere as bifanas umas horas antes da preparação com sal, pimenta, louro, alho, azeite e vinho branco.

02.- Numa frigideira ao lume, deite o azeite, o óleo, o cubo tempero e deixe aquecer em temperatura baixa. Junte o alho, o pimentão, a polpa de tomate, o vinho e deixe cozinhar durante 2 minutos, mexendo sempre até levantar fervura.

03.- Depois de levantar fervura, baixe um pouco o lume, coloque as bifanas na frigideira com a marinada. frite-as dos dois lados até estarem tenras.

04.- Quando estiverem quase prontas, adicione uma colher de sopa de margarina ao molho e mostarda a gosto, envolvendo bem. Acompanhe com uma guarnição de batatas fritas ou outra a gosto (apliquei Batatas Croquete no forno).

000-tempo-transp± 25′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 16.Jan.2019

0

2523: Bifanas de Cebolada e Cerveja

– Hoje, a receita que trago a este Blogue, são de umas simples Bifanas de Porco de Cebolada e Cerveja que, segundo está mencionado no site da Teleculinária, faz parte das receitas fáceis para Totós. Leram bem e se seguirem o link abaixo, verão que é verdade (estive agora a rever e parece que já retiraram esta parte, mas o que eu escrevi é verdade, podem crer!). Gostaria também que a Teleculinária publicasse umas receitas para quem não é Totó. Não que me considere um Chef porque não tenho estatuto para isso, mas também estou muito longe de ser Totó. Contudo, tenho de concordar que existem Totós que se julgam Chef’s e Chef’s que são uns verdadeiros Totós…



ingredientes

Ingredientes:

– 600 g de bifanas de porco
– 200 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cerveja (33 cl) Coruja (₁)
– 0,5 dl de azeite
– 1 cubo de caldo culinário
– 1 folha de louro
– paprica q.b.
– alho moído q.b.
– sal e piripiri q.b

(₁) American Amber Lager
Cerveja produzida a partir de: Água de Leça do Balio; Maltes de cevada do tipo Pilsener, Carared e Chocolate, Vienna; Lúpulos Cascade, Ekuanot, Ella; Levedura Lager. (Tem direito a PUB porque me foi oferecida para provar.)

cook-check

Preparação:

01.- Arranje as bifanas de porco e tempere-as com a paprica, a folha de louro, o alho moído, a cerveja, sal e piripiri. Envolva e deixe marinar durante 20 minutos (ou mais).

02.- Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

03.- Adicione ao tacho as bifanas com a marinada, a passata de tomate e o caldo de carne, rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Retire o tacho do lume e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com uma guarnição de batatas Salardaise (²).

(²) As Batatas (Pommes) Salardaise são pré-fritas com gordura de pato (menos colesterol que manteiga), ervas aromáticas, deliciosas, à venda num determinado hipermercado, que necessitam de terminar a fritura no micro-ondas por cerca de 8 minutos~900W.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita para Totós, publicada no site Teleculinária.

© 09.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2520: Feijoada com Cubos de Pota e Camarão


ingredientes

Ingredientes:

– 1 lata grande de feijão manteiga cozido
– 500 g de Tiras de Pota
– 250 g de miolo de camarão 100/200
– 100 g de cebola em cubos
– 1 cubo de tempero alho & coentros
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 chouriço de carne
– 200 g de tomate em cubos
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 200 g de cenoura baby
– 1 ½ dl de vinho branco
– azeite q.b.
– 1 folha de louro
– sumo de limão q.b.
– sal e piripiri q.b.
– coentros q.b.
– ovos (opcional, um por pax)

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota e corte-as em cubos pequenos. Tempere-as com sal, pimenta e sumo de limão. Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, a cebola, o alho, o cubo de tempero e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Junte a cenoura baby, o miolo de camarão ao refogado do tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione depois as rodelas de chouriço e salteie mais 3 minutos, em lume médio, mexendo. Junte o tomate em cubos, a polpa de tomate, o louro, e deixe cozinhar, tapado, em lume brando, mais 5 minutos.

03.- Adicione depois o vinho ao tacho, mexa bem durante 1 minuto, deite os cubos de pota e tempere com uma pitada de sal e piripiri. Deixe cozinhar em lume brando, tapado, durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Acrescente ao preparado do tacho o feijão cozido com a calda, envolva e cozinhe em lume brando durante 5 minutos, para misturar bem os sabores. Se preferir, escalfe os ovos necessários (um por pax). Retire do lume, emprate e sirva de imediato, polvilhando com coentros picados. Pode também acompanhar com uma guarnição de arroz branco.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 04.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2519: Tiras de Pota à Lagareiro

– Há quatro anos atrás, precisamente em Janeiro de 2015, publiquei esta receita neste Blogue – que estou a reconstruir nos anos mais antigos e que tinham falta de imagens por motivo de mudanças de hosting -, e que hoje volto a repetir com algumas alterações. Uma excelente refeição que escolhi para a primeira receita deste Blogue no novo ano de 2019.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 400 g de batatinhas novas
– 1 ½ dl de azeite
– 8 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, tempere-as com pimenta preta moída na hora e as folhas de louro partidas ao meio. Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas finas. Ligue o forno a 220ºC.

02.- Lave as batatinhas, faça alguns furos com um garfo e leve-as a cozer em água com sal, durante cerca de 15 minutos. Num tabuleiro refractário, deite 1 dl de azeite, disponha as tiras de pota e as batatinhas já previamente cozidas e, por cima, as rodelas de dentes de alho e o restante azeite. Leve a assar no forno durante aproximadamente 20 minutos.

03.- Quando retirar o tabuleiro do forno, coloque as batatas escorridas numa tábua de cozinha e, uma a uma, tape com um pano e dê uma ligeira pancada com o punho fechado (para fazer a “batata a murro”). Volte a colocar as batatas no tabuleiro com as tiras de pota.

04.- Sirva de imediato e, se for necessário reforçar o tempero, aqueça mais ½ dl de azeite com 2 dentes de alho cortados às rodelas finas e uma folha de louro pequena.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada e baseada numa receita publicada no site da Pescanova.

© 03.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2504: Lombinhos de Porco com Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de lombinhos de porco fatiados
– 200 g de cogumelos laminados
– 1 saqueta de sopa de cebola
– azeite q.b.
– 200 ml de natas
– 5 dentes de alho
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 1 folha de louro
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– 2 dl de vinho branco
– sal marinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere os lombinhos com sal, os alhos pisados, o louro, o pimentão-doce e a sopa de cebola. Cubra com o vinho branco, tape e deixe marinar o maior tempo possível ou de véspera (no frigorífico).

02.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, adicione o cubo tempero, deixe aquecer, junte os lombinhos escorridos da marinada e salteie bem dos dois lados.

03.- Reduza o lume, adicione ao tacho a marinada e deixe cozinhar para a carne tomar sabor. Caso necessário e esteja seco, adicione mais vinho branco.

04.- Entretanto, numa frigideira, salteie os cogumelos em azeite com o alho picado, até perderem a água. Junte-os depois à carne no tacho, adicione as natas, rectifique temperos e sirva de seguida com uma guarnição de batatas Rösti assadas no forno.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 10.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2503: Lombos de Pescada Cozida com Legumes

ingredientes

Ingredientes:

– 4 lombos de pescada
– 500 g de Trio de Fleurettes (¹)
– 400 g de cenoura baby
– azeite q.b.
– 1 cebola
– 1 colher de chá de alho picado
– pimenta em grão q.b.
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– 1 folha de louro
– sal marinho q.b.
– ovos cozidos (um por pax, opcional)

cook-check

Preparação:

01.- Descongele os lombos de pescada. Num tacho com água ao lume, junte sal, a cebola cortada grosseiramente, o alho, a pimenta, a salsa, a folha de louro, um fio de azeite e leve a lume médio.

02.- Quando ferver, adicione os lombos de pescada, deixe o peixe cozinhar durante 5 minutos. Após o tempo decorrido, retire o tacho do lume e reserve.

03.- Num outro tacho, com água a ferver, temperada com uma pitada de sal, um fio de azeite e uma medida de tempero granulado para legumes, coza a couve-flor, os brócolos, o romanesco e a cenoura baby, durante cerca de 15 minutos. Se pretender utilizar ovos cozidos, pode juntá-los nesta fase.

04.- Quando os legumes estiverem cozidos, coe, faça o mesmo aos lombos de pescada, emprate e tempere com azeite aromatizado com ervas aromáticas e sirva de imediato.

– (¹) Trio de Fleurettes: couve-flor, brócolos e romanesco

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 09.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2493: Fricassé de Frango

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango
– 200 g de cebola em argolas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 gemas
– 300 ml de caldo de galinha
– 2 colheres de sopa de margarina
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate com
manjericão, orégãos e alecrim
– sumo de limão q.b.
– 1 folha de louro
– salsa picada q.b.
– sal e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em pedaços. Num tacho ao lume, deite a margarina, a folha de louro, a cebola, o alho, a polpa de tomate e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente.

02.- Adicione os pedaços de frango, mexa, junte o caldo de galinha e tempere com um pouco de sal e piripiri. Tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 30 minutos.

03.- Numa tigela, junte o sumo de limão com as gemas e mexa ligeiramente. Adicione ao frango, mexa e deixe ferver até engrossar.

04.- Retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco ou massa cozida.

000-tempo-transp± 50′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 27.Nov2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2476: Noodles com Soja

ingredientes

Ingredientes:

– Noodles q.b.
– 1 chávena de soja grossa
– 100 g alho francês em rodelas
– 200 g de cenoura baby
– polpa de tomate com manjericão e orégãos q.b.
– 1 folha de louro
– orégãos q.b.
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 100 g de cebola em rodelas
– sumo de limão q.b.
– alecrim q.b.
– piripiri q.b.
– sal q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte o alho francês em rodelas finas (utilizei alho francês em rodelas congelado). Coloque a soja num recipiente e cubra-a com água. Tempere a água com sal, folha de louro, orégãos, sumo de limão e alecrim. Deixe repousar cerca de 30 minutos.

02.- Corte a cebola em rodelas (utilizei rodelas de cebola congeladas) e leve ao lume a alourar em azeite. Acrescente o alho francês, o piripiri e uma pitada de sal. Mexa sempre. Adicione um pouco de polpa de tomate e mexa bem. Adicione a soja escorrida, as cenouras, tempere com o molho de soja, mexa e de seguida cubra com água.

03.- Deixe cozinhar cerca de 20 a 30 minutos ou até a soja estar cozinhada. Rectifique os temperos.

04.- Ao longo da cozedura, caso seja preciso, acrescente água ou se no final tiver muito molho, desfaça um pouco de Maizena e adicione ao molho até engrossar um pouco. Entretanto, coza os noodles numa panela à parte e no final sirva com o preparado da soja por cima.

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Sapolifestyle.

© 05.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2469: Bifes de Frango Recheados com Farinheira

ingredientes

Ingredientes:

– 6 bifes de frango
– 1 farinheira
– 4 dentes de alho
– 3 colheres de sopa de azeite
– tomilho q.b.
– 1 folha de louro
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Bata a carne com um martelo próprio para o efeito, coloque os bifes num tabuleiro e tempere-os com o tomilho, o sumo de limão, sal e pimenta. Leve ao frigorífico até à hora da confecção.

02.- Retire a pele à farinheira e divida-a em 6 pedaços mais ou menos iguais. Coloque um pedaço na extremidade de cada bife, enrole e prenda com um palito. (¹)

03.- Leve ao lume um tacho com o azeite, o louro e os alhos picados. Junte os bifes e deixe fritar, em lume baixo, mantendo o tacho tapado e agitando-a de vez em quando. (²)

04.- Cerca de 10 minutos depois, retire o tacho do lume (no forno foram 20 minutos a 180ºC). Retire os palitos dos bifes e sirva de imediato com uma guarnição de arroz de ervilhas.

(¹) – O talhante que cortou estes bifes foi à laia de martelada. Com buracos, não dando hipóteses a um rolo perfeito com a farinheira. (²) Por isso, em vez de os fritar, levei-os ao forno.

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 27.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2464: Mistura de Legumes com Ovos Escalfados

– Uma receita simples, para gente simples…

© Apokalypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de ervilhas
– 750 g de jardineira de legumes
– 4 ovos
– 1 chouriço de carne pequeno
– 100 g de cebola em cubos
– 6 dentes de alho
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– caldo de cozer os legumes q.b.
– ½ dl de azeite
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 2 folhas de louro
– cominhos q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Coza os legumes de acordo com as instruções da embalagem, escorra e reserve a água da cozedura. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte a cebola, o alho cortado em fatias, as folhas de louro, o cubo tempero e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia.

02.- Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Junte as ervilhas, a jardineira de legumes, os cominhos, o caldo da cozedura dos legumes até cobrir o preparado, tempere com flor de sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até os legumes tomarem o gosto do caldo.

04.- Coloque os ovos separados por cima do preparado do tacho, tape e deixe cozinhar, em lume baixo, até os ovos ficarem escalfados. Retire do lume, polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

© Apokalypsus

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 16.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2455: Feijoada de Frango

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango
– 1 chouriço de carne
– 1 lata grande de feijão branco
– 100 g de tomate em cubos
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 200 g de cenoura baby
– 100 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 dl de vinho branco
– cubo tempero alho e salsa
– 5 colheres de sopa de azeite
– 1 pitada de cominhos em pó
– 1 folha de louro
– 1 colher de chá de estragão
– paprika q.b.
– alho moído q.b.
– 2 colheres de sopa de massa de pimentão
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em cubos e coloque-os num recipiente. Tempere-os com sal, pimenta, paprika, massa de pimentão, estragão, alho moído e vinho branco, misture tudo muito bem e leve ao frigorífico umas horas antes de cozinhar ou de véspera. No dia, leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o cubo tempero, o frango com a marinada e deixe cozinhar até ficar douradinho. Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas.

02.- Adicione a cebola, o alho, a cenoura, o chouriço, o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione então o tomate, a polpa de tomate, o vinho branco, tempere com flor de sal e pimenta, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos.

03.- Junte depois ao tacho o feijão branco com o molho, os cominhos, mexa e deixe cozinhar mais 10 minutos.

04.- Retire do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada. Acompanhe com arroz branco se preferir.

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 03.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0