2554: Cuscuz com Legumes Salteados

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de cuscuz
– 300 g de água a ferver
– 1 colher de sopa de alho picado
– 100 g de cebola em argolas
– 300 g de juliana de legumes
– 400 g de mix mediterrâneo (¹)
– sumo de limão q.b.
– alho moído q.b.
– 1 colher de chá de açafrão-das-índias
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– manjericão, orégãos e tomilho q.b.
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de molho de soja
– flor de sal e pimenta preta q.b.

– (¹) O Mix Mediterrâneo é composto por feijão verde, pimento vermelho, cebola, cogumelos e brócolos.

cook-check

Preparação dos cuscuz:

01.- Num recipiente, deite os cuscuz, o alho moído, manjericão, açafrão-das-índias, pimentão doce e o azeite. Dissolva uma pitada de flor de sal na água a ferver e verta a água sobre os cuscuz. Mexa rapidamente, tape o recipiente, cubra com um pano de cozinha e deixe repousar 15 minutos. Terminado o tempo, destape o recipiente e solte os cuscuz com a ajuda de uma colher de pau. Tempere com um fio de azeite, sumo de limão e envolva de novo.

Preparação dos legumes:

02.- Numa frigideira larga ao lume, deite duas colheres de sopa de azeite, deixe aquecer, adicione o conteúdo da embalagem, sem descongelar. Refogue por 9 minutos, em lume médio, mexendo sempre. Tempere a gosto e reserve.

03.- Num wok, deite azeite a cobrir o fundo, o alho picado, a cebola e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a juliana de legumes, uma pitada de açafrão, de pimentão-doce, de manjericão, tomilho, orégãos, tempere com molho de soja, pimenta e deixe saltear, em lume forte até os legumes ficarem al dente. Junte depois ao wok o mix mediterrâneo, envolva suavemente e apague o lume.

04.- Regressando aos cuscuz, destape o recipiente, deite-os sobre os legumes salteados, envolvendo tudo e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

INFORMAÇÃO DO YOUTUBE: Os vídeos do YouTube estão disponíveis em diversos formatos e resoluções. No entanto, alguns navegadores não suportam os formatos de vídeo ou as opções de qualidade mais recentes. Como tal, nesses navegadores poderão estar disponíveis apenas uma ou duas opções relativas aos formatos de vídeo. Para obter a melhor experiência de visualização, recomendamos que actualize o navegador ou o sistema operativo.

Estas são algumas das combinações de navegadores e sistemas operativos que suportam formatos de vídeo de alta qualidade do YouTube:

    • Google Chrome (todos os sistemas operativos)
    • Microsoft Edge
    • Safari em Mac OS X 10.10 ou mais recente
    • Firefox em Windows 7 ou mais recente e em Mac OS X 10.10 ou mais recente

Este vídeo foi gravado em FullHD e no Firefox Quantum 65.0 a resolução apenas apresenta 360p o que contraria a falsa informação do Youtube.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico.

[vasaioqrcode]

© 15.Fev.2019

1 Obrigado, Thank you

Pequeno-almoço “científico”

– Não, não é nenhuma receita mas uma sugestão para um pequeno-almoço nutritivo e com bases científicas. Sim, científicas, porque ao contrário do que alguns médicos afirmam que ovos provocam problemas cardíacos, aumento de colesterol, blá, blá, blá, sigo o que os meus Avós diziam há mais de sessenta anos atrás que pode-se comer de tudo, sem exagero. Mas agora também tenho a confirmação por quem percebe da poda, através de um novo estudo conduzido na Escola de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, divulgado na publicação académica American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica): um ovo por dia só faz é bem, já que contribui para reduzir em mais de um terço o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

E a Associação Americana da Diabetes (ADA) admite que sim, por ser rico em proteína que sacia e demora a digerir, impedindo os açúcares de atingirem níveis perigosos para um diabético. Mais: ovos contêm biotina (ou vitamina B7), que ajuda a converter o que comemos em energia e a compensar o facto de o pâncreas dos diabéticos de tipo 2 não produzir insulina suficiente para controlar as quantidades de glucose na corrente sanguínea. Tudo bons motivos para a ADA indicar os ovos como uma das fontes proteicas que mais aprova, embora o estudo finlandês estabeleça o limite ideal em quatro por semana, não mais do que isso. Artigo este publicado no meu Blogue Portal da Saúde.

E quem sou eu para denegrir toda esta informação? Então hoje, para começar – não todos os dias, mas dia-sim, dia-não -, fiz o meu primeiro almoço com bases científicas, com uma tosta de ovo e um expresso – que também cientificamente está provado que faz muito bem a todo o sistema (também e quando não em excesso) -, que passo a discriminar de seguida.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo M
– umas gotas de molho de soja (evita o uso do sal)
– pimenta branca, alho moído, gengibre em pó e salsa picada q.b.
– 1 palito de delícias do mar
– 1 colher de café de margarina líquida
– duas fatias de pão de forma
– uma forma em aço inoxidável para hambúrgueres

Preparação:

01.- Num recipiente, bata o ovo temperado com o molho de soja, salsa, alho moído, gengibre, pimenta, adicione o palito de delícias do mar cortado em fatias finas e envolva.

02.- Numa frigideira anti-aderente ao lume (placa de indução a 200W~60ºC), coloque o anel de aço, no meio deite a margarina líquida, deixe derreter e verta o batido do ovo.

03.- Com a ajuda de uma espátula de silicone, vá soltando a mistura do ovo em redor do anel, para não colar.

04.- Quando vir que está pronto na base, retire o anel e com a espátula, vire o que passarei a chamar de hambúrguer de ovo, para o outro lado a fim de terminar a fritura. Coloque-a no meio das fatias de pão de forma e, se tiver na altura em stock, insira também uma folha de alface e uma rodela de tomate. Acompanhe com um expresso acabadinho de sair do máquina de café.

000-tempo-transp± 10′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico..

[vasaioqrcode]

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2530: Nacos de Soja com Grão e Feijão-verde


ingredientes

Ingredientes:

– 2 chávenas de nacos de soja grossa
– 1 lata de grão-de-bico cozido
– 200 g de feijão-verde
– 200 g de cenoura baby
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de molho de soja
– tomilho, cominhos e paprika em pó q.b.
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– salsa fresca picada e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num recipiente, ponha os nacos de soja em água morna, temperada com sal, durante 30 minutos. Coza o feijão-verde e a cenoura-baby em água temperada com sal durante 9 minutos depois de levantar fervura.

02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, junte a cebola, o alho, o cubo tempero e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a soja escorrida, a polpa de tomate, o tomilho, os cominhos, tempere com o molho de soja e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione ao preparado do tacho o feijão-verde, o grão com a calda, a paprika, a pimenta, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar durante 5 minutos, com o tacho tapado, mexendo de vez em quando.

04.- Retire do lume e sirva de seguida, polvilhando com salsa fresca picada.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 17.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2516: Bifinhos de Porco com Cogumelos e Vinho do Porto

ingredientes

Ingredientes:

– 1 emb. de bifinhos de lombo de porco
– 200 g de champignons de Paris
– 200 ml molho de de natas para carne
– 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
– 1 cálice de vinho do Porto
– 1 cubo Molho de Mostarda
– azeite q.b.
– alho moído q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere os bifes com alho moído, flor de sal e pimenta de misturas. Numa frigideira ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o cubo Molho de Mostarda e deixe que este se derreta. Junte os bifes à frigideira e frite-os de ambos os lados ao gosto. Retire para um prato e reserve.

02.- À gordura que ficou na frigideira, adicione os cogumelos, tempere com o molho de soja e deixe saltear durante 5 minutos. Retire os cogumelos da frigideira e reserve-os.

03.- Entretanto, num recipiente, misture as natas, a mostarda e o vinho do Porto. Verta depois esta mistura para a frigideira, deixe levantar fervura, mexa bem e deixe apurar durante 2 minutos, em lume médio/baixo. Insira de novo os bifes e os cogumelos na frigideira e deixe apurar, em lume brando, durante 5 minutos, virando os bifes a meio do tempo.

04.- Retire do lume e sirva de imediato com uma guarnição a gosto.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo em full HD 1080p:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 30.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2510: Rolo de Carne Recheado com Juliana de Legumes Salteados

– Em alguns supermercados, existem rolos de carne recheados (o de hoje mão é igual ao publicado aqui anteriormente), temperados e prontos a cozinhar. Para quem pretenda uma refeição rápida, sem ter de mexer em tachos e panelas, esta é uma de várias soluções. Aproveitei também um “saldo” deste tipo de alimento. Adicionei uma juliana de legumes salteados como guarnição. Nada de especial, mas económico.


ingredientes

Ingredientes base:

– 1 rolo de carne recheado de compra
– 500 g de juliana de legumes (¹)
– 200 g de cogumelos laminados
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– tabasco q.b.
– 1 cubo tempero algo e salsa
– 1 colher de sopa de alho picado
– gengibre moído q.b.
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.

Ingredientes tempero da carne:

– azeite
– vinho branco
– aneto
– pimentão-doce
– alho moído
– massa de pimentão

cook-check

Preparação:

01.- Ligue o forno a 180ºC. Num recipiente, deite todos os ingredientes para o tempero da carne e envolva muito bem. Como o rolo de carne já se encontra preparado (de compra), coloque-o num tabuleiro refractário com o fundo untado com azeite e regue tudo com o preparado de tempero. Leve ao forno durante cerca de 35-40 minutos, dependendo do tipo de forno utilizado

02.- Enquanto cozinha a carne, leve um wok ao lume com azeite a cobrir o fundo, o cubo tempero, o alho picado, deixe refogar, junte os cogumelos laminados, tempere com o molho de soja e deixe os cogumelos amolecerem.

03.- Adicione depois ao wok a juliana de legumes. envolva com os cogumelos e o refogado, tempere com tabasco, sal marinho, gengibre e envolva tudo muito bem, produzindo uma mistura homogénea.

04.- Terminado o tempo para a carne, retire-a do forno e sirva fatiada com a juliana de legumes.

– (¹) – aipo, curgete, cenoura amarela, cenoura, alho francês

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 19.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2499: Feijoada com Soja e Legumes

– Como já publiquei neste Blogue várias receitas de Feijoada, embora todas elas sejan ligeiramente diferentes umas das outras em termos de ingredientes, hoje apenas deixo ficar as imagens.

ingredientes

Ingredientes:

– azeite
– alho picado
– cebola em rodelas
– cubo tempero Alho, Louro e Pimentão
– 1 lata grande de feijão manteiga
– 2 chávenas de nacos de soja grossa
. 300 g de mistura de legumes (cenoura, ervilhas e feijão verde)
– 1 pitada de cominhos
– 1 colher de café de tomilho
– 3 colheres de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– tabasco q.b.
– 2 colheres de molho de soja
– sal marinho q.b.
– 2 ovos

A preparação é a mesma de sempre, seguindo a ordem do cozinhado.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 05.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2487: Nasi Goreng

Nasi Goreng, foi uma referência e sugestão, que publiquei neste Blogue no dia 4 de Junho de 2015. Na altura, tratava-se de uma refeição pré-preparada, congelada, à venda num conhecido supermercado. Experimentei, adorei e hoje trago-a ao “natural”, ou seja, preparada na hora, com todos os ingredientes da receita original, um prato típico da cozinha indonésia.


ingredientes

Ingredientes:

– 2 ovos
– 2 colheres de café de sal
– pimenta moída q.b.
– 1 colher de chá + 1 colher de sopa de azeite
– 200 g de arroz Thai Jasmin
– piripiri q.b.
– 2 chalotas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 100 g de miolo de camarão
– 200 g de bifes de peru
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de alho-francês em rodelas
– cebolinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Parta os ovos para uma tigela e tempere com uma colher de café de sal e um pouco de pimenta. Aqueça uma colher de chá de azeite numa frigideira anti-aderente, junte os ovos batidos e forme um crepe. Retire e reserve. Corte os bifes de peru em tiras finas e reserve.

02.- Coza o arroz em água temperada com uma colher de café de sal e, quando estiver cozido, escorra-o, passe-o por água e coloque-o por cima de um pano, espalhando bem.

03.- Pique as chalotas, junte o piripiri, o alho, o molho de soja e misture bem. Coloque ao lume um wok ou frigideira alta com o restante azeite e, quando estiver quente, introduza os ingredientes picados e deixe saltear 2 minutos. Adicione o miolo de camarão, as tiras dos bifes de peru e salteie até estarem corados.

04.- Adicione as tiras de pimentos, o alho-francês em rodelas, mexa e salteie mais 2 minutos. Adicione o arroz, envolva bem e deixe saltear tudo durante 3 minutos. Enrole o crepe, corte-o em tiras e junte-o ao preparado. Polvilhe com o cebolinho picado e sirva de seguida.

Nasi Goreng: Um dos mais típicos pratos da Indonésia, este arroz frito nasceu como forma de reaproveitar o arroz previamente cozido. Sirva a preceito, com pauzinhos!


000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site do Pingo Doce. O arroz cozi-o no robot TM31 (Bimby).

[vasaioqrcode]

© 22.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2481: Noodles com Frango e Champignons de Paris

ingredientes

Ingredientes:

– 1 peito de frango
– 250 g de champignons de Paris (ou outros) 🙄
– 250 g de Noodles
– 100 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 100 g de alho francês em rodelas
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– azeite q.b.
– 1 cubo tempero alho e salsa
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
– 2 colheres de massa de pimentão
– alho moído e paprika q.b.
– estragão, tomilho e alecrim q.b.
– vinho branco q.b.
– sal marinho e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- De véspera ou horas antes de começar a confeccionar, corte o peito de frango em cubos pequenos, deite-os para um recipiente e tempere-os com sal, pimenta, massa de pimentão, alho moído, as ervas aromáticas mencionadas acima, cubra tudo com vinho branco, envolvendo tudo muito bem com a ajuda de uma colher e leve ao frigorífico.

02.- Na hora, coza os noodles de acordo com as indicações da embalagem (variam de marca para marca), escorra e reserve.

– Os noodles que utilizei, possuem uma forma diferente de cozinhar pois são noodles para wok. Mas a finalidade é a mesma. Se utilizar noodles convencionais, cozem-se, escorrem-se e reserva-se para depois juntar ao tacho.

03.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, junte o cubo tempero, a cebola, o alho picado, o alho francês e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois a polpa de tomate e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Adicione ao tacho os champignons e os cubos de frango com a marinada, tempere com o molho de soja, a mostarda, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar até o frango ficar douradinho e os champignons macios, mexendo com frequência. Junte depois os noodles ao preparado do tacho e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem. Deixe repousar um pouco e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 16.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2475: Noodles com Soja

ingredientes

Ingredientes:

– Noodles q.b.
– 1 chávena de soja grossa
– 100 g alho francês em rodelas
– 200 g de cenoura baby
– polpa de tomate com manjericão e orégãos q.b.
– 1 folha de louro
– orégãos q.b.
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 100 g de cebola em rodelas
– sumo de limão q.b.
– alecrim q.b.
– piripiri q.b.
– sal q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte o alho francês em rodelas finas (utilizei alho francês em rodelas congelado). Coloque a soja num recipiente e cubra-a com água. Tempere a água com sal, folha de louro, orégãos, sumo de limão e alecrim. Deixe repousar cerca de 30 minutos.

02.- Corte a cebola em rodelas (utilizei rodelas de cebola congeladas) e leve ao lume a alourar em azeite. Acrescente o alho francês, o piripiri e uma pitada de sal. Mexa sempre. Adicione um pouco de polpa de tomate e mexa bem. Adicione a soja escorrida, as cenouras, tempere com o molho de soja, mexa e de seguida cubra com água.

03.- Deixe cozinhar cerca de 20 a 30 minutos ou até a soja estar cozinhada. Rectifique os temperos.

04.- Ao longo da cozedura, caso seja preciso, acrescente água ou se no final tiver muito molho, desfaça um pouco de Maizena e adicione ao molho até engrossar um pouco. Entretanto, coza os noodles numa panela à parte e no final sirva com o preparado da soja por cima.

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Sapolifestyle.

[vasaioqrcode]

© 05.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2470: Juliana de Frango no Forno

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango (ou equivalente em bifes)
– 1 couve coração
– 200 g de Champignons de Paris
– 2 cenouras
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de natas culinária
– 1 dl de azeite
– queijo ralado q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– louro moído q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– sal e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em tiras finas e depois em cubos. Corte igualmente a couve em tiras finas (tipo juliana), lave-as e escorra-as. Descasque as cenouras e rale-as.

02.- Leve ao lume um tacho com metade do azeite, o cubo tempero, o alho, deixe aquecer, junte os cubos de frango, tempere com sal, pimenta, louro moído, molho de soja e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Retire os cubos para uma tigela e reserve. Adicione o resto do azeite  ao tacho, deixe aquecer, junte os cogumelos e deixe-os amolecer um pouco. De seguida adicione a couve em juliana e a cenoura ralada, misture muito bem e deixe cozinhar até ficar sem líquido. Adicione novamente a carne e misture. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Deite o preparado do tacho para um tabuleiro refractário, regue com as natas, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 20~30 minutos (dependendo do tipo de forno).

04.- Retire do forno e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

[vasaioqrcode]

© 30.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2464: Carbonara com Salsichas e Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 300 g de esparguete
– 200 g de cogumelos laminados
– 3 dentes de alho
– 1 chouriço de carne pequeno
– ½ chouriço mouro
– 3 salsichas grandes de aves
– 200 ml de natas light
– 3 colheres de sopa de molho para massa napolitana (¹)
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– ½ dl de azeite
– 1 colher de sopa de molho de soja
– tabasco q.b.
– flor de sal q.b.
(¹) – molho de tomate com vegetais

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele aos chouriços e corte-os em rodelas finas. Corte o alho em fatias.

02.- Escorra as salsichas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, escorra e reserve.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite. o cubo tempero, o alho, deixe aquecer, adicione os cogumelos, as rodelas de chouriços, tempere com o molho de soja, o tabasco e deixe saltear até os cogumelos ficarem macios.

04.- Junte aos poucos o esparguete ao preparado do tacho, o molho de tomate e envolva bem. Adicione então as natas, deixe cozinhar até começar a engrossar, retire do lume e sirva com as salsichas por cima.

000-tempo-transp± 25′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

[vasaioqrcode]

© 18.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0