2524: Pastéis de Bacalhau com Feijão Frade

Esta receita é um must na cozinha portuguesa e em muitos locais onde não se dispensa o uso do bacalhau, seja de que modo for preparado. Hoje, escolhi a preparação dos Pastéis de Bacalhau no robot TM 31 mais conhecido por Bimby e penso que apesar dos muitos anos que tenho este robot, nunca tinha preparado esta receita. Aqui fica.


ingredientes

Ingredientes:

– 50 g de cebola
– 20 g de salsa
– 300 g de bacalhau demolhado desfiado
– 300 g de água
– 200 g de batatas p/ fritar, cortadas em pedaços pequenos
– 2 ovos pequenos
– óleo p/ fritar q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Coloque no copo  a cebola e a salsa e pique 5 Seg., Vel 5. Adicione o bacalhau e programe 6 Seg., Vel 5. Retire e reserve.

02.- Coloque no copo  a água, as batatas, o sal e programe 15 Min., Varoma , Vel . Certifique-se que as batatas estão cozidas, escorra-as com a ajuda do cesto.

03.- Coloque no copo as batatas e programe 6 Seg., Vel. 4. Adicione os ovos, o bacalhau reservado, a pimenta e misture na Vel. 4 até que fique homogéneo.

04.- Faça os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo abundante. Retire e coloque sobre papel de cozinha absorvente para escorrer o óleo. Pode servir os pastéis de bacalhau como petisco ou como refeição principal com uma guarnição de arroz ou feijão-frade temperado com cebola picada, salsa e azeite extra-virgem.

– Dado que o preparado ficou um pouco pastoso, (depende do tipo de batata), adicionei no final, ao copo , 3 colheres de Fécula de Batata e programei mais 30 Seg., Vel. 4, para misturar bem. Depois levei o, preparado ao frigorífico até à hora de moldar e fritar (± 2 horas).

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Mundo de Receitas Bimby.

[vasaioqrcode]

© 12.Jan.2019

 

2

1775: Pastéis de Carne Picada

– Aproveitando a sobra de carne picada que serviu de recheio para um empadão, preparei estes Pastéis com Massa Fresca da Buitoni.

PasteisCarnePicada01c

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– sobra de recheio de carne picada ou outra à escolha
– 1 embalagem de Massa Fina para Doces e Salgados da Buitoni (12 cm)
– 1 ovo
– papel vegetal q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Estes pastéis tanto podem ser feitos sem ou com forma já que a massa está cortada em discos de 12 cm. Ligue o forno a 180ºC.
02.- Para quem possui formas, colocar o disco de massa na forma, colocar o recheio no centro, fechar a forma, pressionar, retirar o pastel e colocá-lo num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
03.- Bater um ovo muito bem e pincelar os pastéis com ele. Levar ao forno durante cerca de 12 a 15 minutos ou até estarem douradinhos (depende do tipo de forno).
04.- Retirar do forno para um prato/travessa e servir de imediato com uma guarnição de arroz Thai Jasmin.

PasteisCarnePicada09c

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 30′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

[vasaioqrcode]

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 04.Abr.2014

 

1 Obrigado, Thank you

711: Pastéis de Alheira

Ingredientes:

– 1 alheira de Mirandela
– 2 ovos
– 2 carcaças
– 4 dentes de alho
– 1,5 dl de azeite
– coentros picados q.b.
– sal e salsa q.b.
– 1 limão
– 6 tomates-cereja
– óleo para fritar

Preparação:

1.- Demolhe os pães num pouco de água, tire a pele à alheira e desfaça-a com a ajuda de um garfo.
2.- Coloque uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer e aloure os alhos. Adicione a alheira esmagada e deixe refogar, mexendo de vez em quando.
3.- Escorra bem os pães, junte-os à alheira, tempere com sal, envolva tudo muito bem até ficar uma pasta homogénea e retire do lume.
4.- Separe as gemas das claras. Num recipiente à parte, misture as gemas com os coentros picados e umas gotas de sumo de limão. Bata as claras em castelo.
5.- Adicione o preparado da alheira às gemas e envolva muito bem. Adicione depois as claras em castelo e volte a envolver tudo muito bem.
6.- Aqueça o óleo e frite pequenas porções tal como nos pastéis de bacalhau. Retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e coloque depois numa travessa decorada com as rodelas de limão, os tomates-cereja e a salsa. Acompanhe com batatas fritas ou outra guarnição a gosto.

– Tempo: 35’ – Para 6/7 doses

[Receita confeccionada em 12.Jun.2009]

Reportagem passo a passo em: PASTÉIS DE ALHEIRA

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

0