2549: Frango do Avô com Tomate e Champignons de Paris

– A receita de hoje possui três origens: Teleculinária, Vaqueiro e minha, ou seja, misturei as duas receitas dos sites atrás mencionados e adaptei-as à minha maneira. Salgalhada? Por vezes, são as melhores opções…


ingredientes

Ingredientes:

– 2 pernas de frango com costas (1,220 kg)
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cerveja branca mini
– 250 g de champignons de Paris
– 200 g de tomate em cubos
– 1 emb. 1,2,3…Sabor! Frango com cerveja
– margarina q.b.
– sumo de limão q.b.
– 1 pitada de paprika
– louro moído q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal marinho e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele os cogumelos. Coloque as pernas de frango num tabuleiro. Deite o alho numa tigela, junte o pacote tempero Frango, a cerveja e amasse bem. Adicione depois o sumo de limão e a paprika, tempere com sal e pimenta e misture bem.

02.- Barre o frango com o preparado anterior, junte por cima a margarina em pedacinhos e o louro moído e deixe marinar durante 20 minutos. Findo o tempo, adicione os cogumelos descongelados e os cubos de tomate em redor da carne. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Leve depois ao forno, regando de vez em quando com o próprio molho, durante cerca de 30~45 minutos ou até que as pernas de frango fiquem bem assadas.

04.- Retire do forno, polvilhe com a salsa picada e sirva com uma guarnição de pomme de terre pré-frite Croquette ou outra a gosto.

000-tempo-transp± 65′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada em duas receitas publicadas nos sites Teleculinária e Vaqueiro e adaptadas por Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 08.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2546: Strogonoff de Frango

ingredientes

Ingredientes:

– 410 g de frango cortado em tiras (¹)
– 100 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 folha de louro
– 60 g de margarina
– 200 g de Champignons de Paris laminados
– 1 cálice de Vinho do Porto
– 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
– 1 dl de leite
– 1 colher de chá de farinha Maizena (amido de milho)
– 1 dl de polpa de tomate com alho e cebola
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– 1 colher de sopa de molho inglês
– 1 cubo de tempero alho, louro e manjericão
– 200 ml de molho de nata para carnes
– 1 dl de vinho branco
– 6 gotas de Tabasco
– flor de sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.


(¹) – Sem pretender fazer PUB gratuita, as tiras de frango (strogonoff) que adquiri da marca Kilom, embora viessem meio-cortadas, tipo alinhavadas, forçaram-me a ter de pegar no facalhão de carne para as cortar totalmente uma a uma. Mais fácil seria – e é o que farei para a próxima vez -, ter comprado bifes de frango e cortá-los às tiras. Fica o reparo.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere as tiras de frango com sal, pimenta, noz-moscada, massa de pimentão, vinho branco e mostarda, mexa tudo e deixe marinar de um dia para o outro (recomendado), no frigorífico, ou pelo menos durante 30 minutos antes de começar a preparação.

02.- Num tacho ao lume, deite a margarina, o cubo de tempero, a cebola, o alho, o louro e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione ao refogado as tiras de frango com a marinada e deixe tomar cor. Junte então os cogumelos e deixe fritar mais 5 minutos. Adicione o vinho do Porto e deixe o álcool evaporar.

03.- Num recipiente, dissolva a farinha maizena com o leite. Junte ao tacho a polpa de tomate, o leite misturado com a farinha maizena, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Tempere com o molho inglês e o tabasco.

04.- Mexa e por fim, junte as natas, mexendo para envolver todos os ingredientes, até levantar fervura. Quando começar a ferver apague o lume e sirva com uma guarnição de batata pré-frita (frita na Actifry, sem óleo) e arroz branco ou outra a seu gosto.

E aproveitei fazer o arroz na Bimby e saiu depois mais um Bolo Engorda Marido

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico..

[vasaioqrcode]

© 04.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

Pequeno-almoço “científico”

– Não, não é nenhuma receita mas uma sugestão para um pequeno-almoço nutritivo e com bases científicas. Sim, científicas, porque ao contrário do que alguns médicos afirmam que ovos provocam problemas cardíacos, aumento de colesterol, blá, blá, blá, sigo o que os meus Avós diziam há mais de sessenta anos atrás que pode-se comer de tudo, sem exagero. Mas agora também tenho a confirmação por quem percebe da poda, através de um novo estudo conduzido na Escola de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, divulgado na publicação académica American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica): um ovo por dia só faz é bem, já que contribui para reduzir em mais de um terço o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

E a Associação Americana da Diabetes (ADA) admite que sim, por ser rico em proteína que sacia e demora a digerir, impedindo os açúcares de atingirem níveis perigosos para um diabético. Mais: ovos contêm biotina (ou vitamina B7), que ajuda a converter o que comemos em energia e a compensar o facto de o pâncreas dos diabéticos de tipo 2 não produzir insulina suficiente para controlar as quantidades de glucose na corrente sanguínea. Tudo bons motivos para a ADA indicar os ovos como uma das fontes proteicas que mais aprova, embora o estudo finlandês estabeleça o limite ideal em quatro por semana, não mais do que isso. Artigo este publicado no meu Blogue Portal da Saúde.

E quem sou eu para denegrir toda esta informação? Então hoje, para começar – não todos os dias, mas dia-sim, dia-não -, fiz o meu primeiro almoço com bases científicas, com uma tosta de ovo e um expresso – que também cientificamente está provado que faz muito bem a todo o sistema (também e quando não em excesso) -, que passo a discriminar de seguida.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo M
– umas gotas de molho de soja (evita o uso do sal)
– pimenta branca, alho moído, gengibre em pó e salsa picada q.b.
– 1 palito de delícias do mar
– 1 colher de café de margarina líquida
– duas fatias de pão de forma
– uma forma em aço inoxidável para hambúrgueres

Preparação:

01.- Num recipiente, bata o ovo temperado com o molho de soja, salsa, alho moído, gengibre, pimenta, adicione o palito de delícias do mar cortado em fatias finas e envolva.

02.- Numa frigideira anti-aderente ao lume (placa de indução a 200W~60ºC), coloque o anel de aço, no meio deite a margarina líquida, deixe derreter e verta o batido do ovo.

03.- Com a ajuda de uma espátula de silicone, vá soltando a mistura do ovo em redor do anel, para não colar.

04.- Quando vir que está pronto na base, retire o anel e com a espátula, vire o que passarei a chamar de hambúrguer de ovo, para o outro lado a fim de terminar a fritura. Coloque-a no meio das fatias de pão de forma e, se tiver na altura em stock, insira também uma folha de alface e uma rodela de tomate. Acompanhe com um expresso acabadinho de sair do máquina de café.

000-tempo-transp± 10′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico..

[vasaioqrcode]

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2539: Bacalhau Espiritual


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 500 g de pão de forma
– 1 kg de batatas
– 300 g de cenoura ripada
– 200 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 500 ml de bechamel
– ½ dl de azeite
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– noz-moscada q.b.
– salsa fresca picada
– sal e pimenta q.b.

 – produto congelado

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e depois coza-o em água temperada com sal, pimenta e noz-moscada. Retire, desfie e reserve a água da cozedura.

02.- Demolhe o pão na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve. Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozer em água temperada com sal. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, a cenoura e deixe refogar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione ao tacho o pão bem escorrido, as batatas escorridas, o bacalhau desfiado, a salsa e o molho bechamel. Rectifique temperos e envolva.

04.- Verta o preparado para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 28.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2537: Bolonhesa de Carne


ingredientes

Ingredientes:

– 200 ml de molho de natas para carne
– 500 g de carne picada
– 200 g de esparguete
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de tomate em cubos
– 50 ml de polpa de tomate com cebola e alho
– 50 ml de vinho branco
– azeite e orégãos q.b.
– 1 colher de chá de mix especiarias para carne
– 1 folha de louro
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01. – Num tacho ao lume, deite o azeite, a cebola, o alho, o louro e deixe refogar durante 5 minutos. Junte a carne e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta e orégãos.

02.- Adicione ao tacho o tomate em cubos, a polpa de tomate, o vinho branco, mexa bem e, logo que levantar fervura, reduza o lume, tape e deixe cozinhar durante 30 minutos. Nos últimos 5 minutos da cozedura, junte as natas.

03.- Entretanto, coza o esparguete em água fervente, temperada com sal e um fio de azeite. Assim que estiver cozido, escorra e junte ao preparado de carne.

04.- Sirva de seguida, polvilhado com queijo ralado Mozzarella.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Mimosa.

[vasaioqrcode]

© 26.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2530: Nacos de Soja com Grão e Feijão-verde


ingredientes

Ingredientes:

– 2 chávenas de nacos de soja grossa
– 1 lata de grão-de-bico cozido
– 200 g de feijão-verde
– 200 g de cenoura baby
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de molho de soja
– tomilho, cominhos e paprika em pó q.b.
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– salsa fresca picada e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num recipiente, ponha os nacos de soja em água morna, temperada com sal, durante 30 minutos. Coza o feijão-verde e a cenoura-baby em água temperada com sal durante 9 minutos depois de levantar fervura.

02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, junte a cebola, o alho, o cubo tempero e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a soja escorrida, a polpa de tomate, o tomilho, os cominhos, tempere com o molho de soja e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione ao preparado do tacho o feijão-verde, o grão com a calda, a paprika, a pimenta, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar durante 5 minutos, com o tacho tapado, mexendo de vez em quando.

04.- Retire do lume e sirva de seguida, polvilhando com salsa fresca picada.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 17.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2526: Alheira com Ovos Mexidos

– Como a alheira que tinha no frigorífico já estava quase a terminar o prazo de validade, tive de engendrar uma coisa muito simples para também aproveitar os pastéis de bacalhau da receita anterior.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 alheira
– 4 Ovos
– 100 g de cebola em rodelas
– ½ dl de azeite
– cebolinho e tomilho q.b.
– cominhos e salsa q.b.
– alho moído q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, o cubo tempero, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar um pouco até amolecer.

02.- Adicione a alheira à frigideira e deixe cozinhar até se desfazer, mexendo frequentemente.

03.- Num recipiente, bata os ovos, tempere com sal, alho moído, salsa picada, tomilho, cominhos e pimenta, adicione à frigideira e deixe cozinhar, mexendo sempre, em lume médio.

04.- Por fim, polvilhe com cebolinho picado e sirva acompanhado com fatias de pão caseiro (acompanhei com pastéis de bacalhau da receita anterior).

000-tempo-transp± 25′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 13.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2507: Rolo de Carne Recheado

– Em alguns supermercados, existem rolos de carne recheados, temperados e prontos a cozinhar. Para quem pretenda uma refeição rápida, sem ter de mexer em tachos e panelas, esta é uma de várias soluções. Aproveitei um saldo deste tipo de alimento. adicionei batatas e foi ao forno. Nada de especial, mas económico.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 rolo de carne de bovino recheada com queijo e fiambre (600 g)
– 750 g de batata nova para assar

Ingredientes para o tempero:

– azeite q.b.
– 3 colheres de sopa de massa de pimentão
– 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
– 1 ½ dl de vinho branco
– alho moído, estragão, alecrim, aneto, tomilho, cominhos e paprika q.b.
– sal marinho e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Unte o fundo de um tabuleiro refractário com azeite.

02.- Num recipiente, junte todos os ingredientes do tempero e misture tudo muito bem. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Coloque o rolo de carne no tabuleiro, à volta disponha as batatas com um golpe na diagonal e verta o molho de tempero por cima do lombo e das batatas.

04.- Leve ao forno e deixe assar durante 40 minutos, dependendo do tipo de forno utilizado. Retire, fatie o lombo e sirva de imediato.

E sai mais uma dose de Aletria Doce sem Ovos

000-tempo-transp± 50′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 15.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2493: Pudim de Bacalhau e Grelos Salteados com Alho

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau lascado demolhado
– 750 g de grelos salteados com alho (*)
– 1 emb. de flocos para puré de batata
– 2 cebolas
– 1 colher de sopa de alho picado
– leite e noz-moscada q.b.
– 0,5 dl de azeite
– 2 ovos
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Prepare o puré de batata a partir dos flocos, adicionando a água, leite, manteiga e noz-moscada e pelo tempo indicados na embalagem (diferem entre as várias marcas de flocos para puré de batata, ou se preferir, faça o puré convencional a partir de batatas cozidas).

02.- Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas. Num tacho ao lume, deite o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois as lascas de bacalhau, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem cozinhadas. Apague o lume e reserve.

03.- Este tipo de grelos salteados com alho é um produto ultracongelado que pode ser preparado na frigideira adicionando 1 colher de sopa de azeite por cada 200g de grelos ou no micro-ondas durante 3 minutos. Ligue o forno a 180ºC.

04.- Num recipiente, bata os ovos. Ao tacho onde refogou a cebola, o alho e o bacalhau, adicione os grelos já preparados anteriormente e envolva bem. Ligue novamente o lume baixo e adicione o puré de batata e os ovos batidos, envolvendo tudo muito bem. Coloque o preparado num tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 29.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2487: Nasi Goreng

Nasi Goreng, foi uma referência e sugestão, que publiquei neste Blogue no dia 4 de Junho de 2015. Na altura, tratava-se de uma refeição pré-preparada, congelada, à venda num conhecido supermercado. Experimentei, adorei e hoje trago-a ao “natural”, ou seja, preparada na hora, com todos os ingredientes da receita original, um prato típico da cozinha indonésia.


ingredientes

Ingredientes:

– 2 ovos
– 2 colheres de café de sal
– pimenta moída q.b.
– 1 colher de chá + 1 colher de sopa de azeite
– 200 g de arroz Thai Jasmin
– piripiri q.b.
– 2 chalotas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 100 g de miolo de camarão
– 200 g de bifes de peru
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de alho-francês em rodelas
– cebolinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Parta os ovos para uma tigela e tempere com uma colher de café de sal e um pouco de pimenta. Aqueça uma colher de chá de azeite numa frigideira anti-aderente, junte os ovos batidos e forme um crepe. Retire e reserve. Corte os bifes de peru em tiras finas e reserve.

02.- Coza o arroz em água temperada com uma colher de café de sal e, quando estiver cozido, escorra-o, passe-o por água e coloque-o por cima de um pano, espalhando bem.

03.- Pique as chalotas, junte o piripiri, o alho, o molho de soja e misture bem. Coloque ao lume um wok ou frigideira alta com o restante azeite e, quando estiver quente, introduza os ingredientes picados e deixe saltear 2 minutos. Adicione o miolo de camarão, as tiras dos bifes de peru e salteie até estarem corados.

04.- Adicione as tiras de pimentos, o alho-francês em rodelas, mexa e salteie mais 2 minutos. Adicione o arroz, envolva bem e deixe saltear tudo durante 3 minutos. Enrole o crepe, corte-o em tiras e junte-o ao preparado. Polvilhe com o cebolinho picado e sirva de seguida.

Nasi Goreng: Um dos mais típicos pratos da Indonésia, este arroz frito nasceu como forma de reaproveitar o arroz previamente cozido. Sirva a preceito, com pauzinhos!


000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site do Pingo Doce. O arroz cozi-o no robot TM31 (Bimby).

[vasaioqrcode]

© 22.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2485: Recheio de Camarão para Rissóis

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de miolo de camarão
– 1 chalota
– 2 colheres de sopa de margarina
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 cubo tempero camarão
– 500 ml da água de cozer os camarões
– 2 gemas de ovo
– 1 colher de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– sal e pimenta q.b.
– sumo de limão q.b.
– piripiri ou tabasco (usei tabasco) q.b.
– noz-moscada q.b.
– salsa picada q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Pique bem a chalota e reserve. Coza o miolo de camarão em água temperada com sal, o cubo tempero camarão e um pouco de piripiri ou tabasco. Escorra o camarão e reserve a água.

02.- Num tacho ao lume, leve a refogar a margarina com a chalota picada. Quando a chalota estiver macia, acrescente a farinha e mexa. Junte a água (quente) de cozer o camarão aos poucos, mexendo sempre. Adicione a noz moscada, a polpa de tomate e dissolva até ficar uma mistura homogénea.

03.- Junte o miolo de camarão, as gemas e deixe ferver um pouco, mexendo sempre.

04.- Tempere com sal, pimenta e algumas gotas de sumo de limão, acrescente a salsa picada, mexa, retire do lume e deixe arrefecer para utilizar.

– Uma verdadeira delícia! As alterações à receita original, resultaram na perfeição, como tinha imaginado. Acompanhámos os rissóis de camarão com Noodles cozidos na água de cozer o miolo de camarão. Outra delícia!

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita da autoria de Cristina Manso Preto, na Praça da Alegria – RTP1.

[vasaioqrcode]

© 20.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0