2507: Arroz de Alheira

ingredientes

Ingredientes:

– 2 alheiras
– 200 g de cogumelos
– 1 emb. de ervilhas
– 200 g de arroz cozido
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– coentros frescos picados q.b.
– 1 colher de sopa de azeite
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descasque os cogumelos com uma colher (em vez de os lavar para não absorverem a água da lavagem). Lamine os cogumelos. (no meu caso, utilizo sempre cogumelos congelados, dispensando esta fase). Tire as peles às alheiras e corte-as às rodelas.

02.- Num tacho aquecido com um fio de azeite, deite a cebola picada, depois as rodelas de alheira, os alhos picados e deixe tudo tomar cor. Vire as rodelas ao contrário para dourarem de maneira uniforme e continue a refogar.

03.- No mesmo tacho, adicione os cogumelos laminados, os coentros, o arroz (nesta receita temos o arroz branco já cozinhado), as ervilhas (de lata bem escorridas) e mais um fio de azeite.

04.- Envolva todos os ingredientes muito bem e deixe refogar adicionando uma pitada de sal e pimenta. Sirva de seguida, directamente do tacho para os pratos.

– Se se utilizam ervilhas congeladas, penso que o simples refogar sem líquido, não deve resultar, por isso, também cozi previamente as ervilhas e aconselho a que façam o mesmo.

– A mesma receita (tirada a papel químico) nestes dois sites

Sapo Lifestyle
https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/arroz-de-alheira

Chef Continente
https://chef.continente.pt/receitas/arroz-de-alheira

000-tempo-transp± 20′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada em dois sites diferentes mas com o mesmo texto (ver nota acima).

© 13.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2506: Farinheira com Cogumelos e Ovos Mexidos

– Em tempo de crise, há que geri-la da melhor forma possível, por isso, esta receita tanto pode ser considerada como uma entrada/petisco ou como uma refeição principal quando acompanhada com uma guarnição, neste caso, de legumes. Fica a dica.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 farinheira
– 300 g de champignons de Paris
– 50 g de margarina
– 100 g de cebola em cubos
– 4 ovos
– 5 colheres de sopa de azeite
– salsa fresca picada q.b.
– alho moído e cominhos q.b.
– tabasco q.b.
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite a margarina, o azeite, deixe derreter, adicione a cebola e deixe amaciar.

02.- Tire a pele à farinheira e corte-a em pedaços.

03.- Quando a cebola começar a alourar, junte os cogumelos, tempere com Tabasco e salteie mexendo com frequência. Adicione os pedaços da farinheira, desfaça-a com a ajuda de uma colher de pau e deixe cozinhar durante 5 minutos.

04.- Parta os ovos para uma tigela, tempere com uma pitada de sal, alho moído, cominhos e pimenta, adicione salsa fresca picada e bata com a vara de arames. Adicione os ovos ao preparado dos cogumelos e farinheira, envolva tudo muito bem e deixe cozer os ovos mexendo sempre. Sirva de imediato com um trio de legumes (brócolos, couve-flor. romanesco) e cenoura-baby cozidos, temperados com azeite aromatizado com ervas aromáticas.

000-tempo-transp± 25′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 12.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2496: Alheiras Assadas no Forno com Batatas, Grelos Salteados e Ovos Estrelados

– A alheira é um enchido tradicional na culinária portuguesa. Os ingredientes principais são a carne de aves ou caça, o pão, o azeite, a banha, o alho e o colorau. Como já é tão bem temperada e tem gordura adicionada, basta levar a alheira ao forno, sem qualquer tempero que ficará óptima para servir em qualquer refeição.


ingredientes

Ingredientes:

– alheiras de caça q.b. (½ ou uma por pessoa)
– 200 g de grelos salteados com alho q.b.
– batatas q.b.
– ovos q.b. (um por pessoa)
– azeite q.b.
– ervas aromáticas q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Pique as alheiras com um garfo ou palito, dos dois lados, para que não rebentem. Coloque uma folha de alumínio em cima da grelha do forno e por cima disponha as alheiras.

02.- Ligue o forno a 200ºC (no meu caso, convector de halogéneo). e deixe assar as alheiras cerca de 30 minutos (15 minutos de cada lado) ou até que as alheiras fiquem cozinhadas.

03.- Entretanto, descasque as batatas, corte-as em gomos, coloque-as num Pyrex e tempere-as com sal, pimenta, pimentão-doce, alecrim, tomilho, orégãos e regue tudo com azeite, mexendo a fim de envolver as batatas e os temperos. Leve ao forno a 180º,C durante cerca de 30 minutos (dependendo do tipo de forno utilizado) ou até estarem douradinhas.

04.- Como os grelos já estão previamente salteados com alho (produto ultra-congelado), leve-os ao lume numa frigideira com 3 colheres de azeite e deixe descongelar, mexendo frequentemente. Estrele os ovos numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite ou água e tem uma deliciosa refeição pronta.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 30.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

2

2493: Ovos Verdes com Arroz Selvagem e Thai Jasmin

– Hoje, esta receita que toda a gente conhece, tradicional da cozinha portugiuesa, é uma sentida homenagem a minha falecida esposa que fazia uns ovos verdes de estalar a língua. E acompanhados com uma guarnição de Arroz Selvagem com Thai Jasmin que mais abaixo, em nota especial, se explica o que é e como se cozinha.

ingredientes

Ingredientes:

– 6 + 1 ovos
– 1 cebola
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– 20 g de margarina
– farinha de trigo q.b.
– pão ralado com ervas finas
– sumo de limão q.b.
– óleo para fritar q.b.
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Coza os ovos em água temperada com sal durante 10 minutos depois de levantar fervura. Coloque os ovos numa tijela com água fria e deixe arrefecer ou leve-os ao frigorífico. Depois de frios, descasque-os e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Retire as gemas cuidadosamente para não partir as claras.

02.- Esmague as gemas com um garfo, juntamente com a margarina, a cebola e a salsa picadas até obter uma pasta. Tempere com pimenta, sumo de limão e divida a pasta pelas cavidades das claras, calcando com cuidado para fazer aderir bem.

03.- Passe as metades dos ovos recheados por farinha, sacudindo o excesso, depois pelo ovo batido e finalmente pelo pão ralado.

04.- Frite os ovos em óleo quente e escorra-os sobre papel absorvente. Sirva de seguida com uma guarnição de mistura de Arroz Selvagem e Thai Jasmin. Pode ser considerado como uma entrada-petisco a solo, ou como refeição principal com uma guarnição.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

Arroz Selvagem: o que é e como cozinhar

Apesar de ter “arroz” no nome, o arroz selvagem não se relaciona com o arroz asiático que conhecemos.

Ele é o grão que resulta do género Zizania, composto por quatro gramíneas diferentes.

É mais longo, castanho-escuro e tem uma textura de borracha na camada externa.

Como é a nível nutricional?

  • 100 g de arroz selvagem cozinhado fornecem:
  • 101 kcal
  • 21.34 g de Hidratos de Carbono
  • 0.34 g de gordura
  • 3.99 g de proteína
  • 1.8 g de fibra

É ainda uma boa fonte de Vitamina B3 e B6, magnésio, manganésio, fósforo e zinco.
Não tem glúten, sendo uma excelente opção para doentes celíacos ou pessoas que sofram de sensibilidade ao glúten não-celíaca.

Como cozinhar arroz selvagem?

A confeção é semelhante ao arroz normal, mas demora um pouco mais tempo por causa da camada externa do grão.

Convém misturar com outro tipo de arroz, como o arroz jasmim integral, e não consumir apenas arroz selvagem.

  • 100 g de Arroz Selvagem
  • 100 g de Arroz Tahi Jasmin
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 200 + 200 ml de água
  • 1 folha de louro
  • sal marinho q.b.

01.- Descasque e pique finamente a cebola. Coloque-a num tacho, juntamente com 1 colher de sopa de azeite, e cozinhe, em lume médio, até ficar translúcida;
02.- Adicione o arroz selvagem e envolva no azeite. Junte então o dobro da quantidade de água e deixe levantar fervura. Reduza o lume e tape.
03.- Passados 7 minutos, acrescente o arroz jasmim integral e o dobro da quantidade de água quente. Junte 1 folha de louro e tempere com sal. Depois de levantar fervura, tape e deixe o lume no mínimo até o arroz ficar cozido.

© 26.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2492: Bacalhau à Moda de Lafões

– Esta receita foi adaptada da original por razões económicas e outras. As batatas foram preparadas à parte do bacalhau por preferência pessoal. Quem pretender seguir o original, tem o link directo para o site da Teleculinária.


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 500 g de batatas
– 2 ovos batidos
– 4 chalotas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 dl de azeite + azeite em spray q.b.
– sumo de limão q.b.
– vinho branco q.b.
– sal e pimenta q.b.
– farinha e pão ralado aromatizado q.b.

Preparação:

01.- Descasque e lave as batatas e as chalotas. Corte as batatas em gomos finos. Escalde as lascas de bacalhau em água a ferver. Disponha-as numa tigela, tempere com o sumo de limão, sal e pimenta, passe-as depois por farinha, ovo batido e pão ralado.

02.- Aqueça o forno a 180ºC. Coloque as lascas de bacalhau num tabuleiro de barro, à volta disponha as chalotas e o alho. Regue com o azeite, o vinho branco e sumo de limão.

03.- Leve ao forno a assar durante 40 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho (o tempo de assar depende do tipo de forno utilizado).

04.- Coloque os gomos de batata num Pyrex, tempere-os com sal, pimenta, pimentão-doce, tomilho, alecrim, estragão, regue tudo com azeite e misture bem. Leve ao forno (utilizei o convector de halogéneo) durante cerca de 30~40 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o bacalhau estiver assado, retire do tabuleiro para o prato, pulverize com azeite e sirva decorado a gosto com a guarnição de batatas.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 25.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2481: Rolinhos de Salsicha Panados

ingredientes

Ingredientes:

– 8 salsichas de lata
– 175 ml de leite
– 175 ml de água
– 1 cubo de tempero caldo culinária
– 45 g de manteiga
– 230 g de farinha de trigo sem fermento
– farinha para polvilhar
– ovo batido q.b.
– pão ralado com ervas aromáticas q.b.
– óleo para fritar q.b.
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite a água, o leite, a manteiga e o cubo de caldo de galinha, tempere com um pouco de sal e pimenta. Quando começar a ferver, adicione de uma só vez a farinha, mexa muito bem até que fique uma massa homogénea. Quando a massa descolar totalmente do fundo do tacho, faça uma bola.

02.- Polvilhe a bancada com um pouco de farinha, por cima coloque a massa, deixe arrefecer aproximadamente 20 minutos. Quando a massa estiver morna, amasse um pouco até que fique lisa. Com um rolo, estenda a massa, polvilhe de vez em quando com farinha para que a massa não agarre na bancada.

03.- Por cima da massa, coloque uma salsicha e corte um rectângulo à volta. Enrole a salsicha na massa, retire o excesso e aconchegue bem de forma que fique sem furos e sem ar. Coloque as salsichas num tabuleiro previamente polvilhado com farinha e repita o processo até acabarem os ingredientes.

04.- Passe as salsichas por ovo batido, escorra e por fim, passe por pão ralado. Frite os rolinhos em óleo quente de ambos os lados. Quando estiverem lourinhos, retire-os com uma escumadeira para um prato com papel absorvente. Sirva de seguida com uma guarnição de esparguete salteado com ervas aromáticas (optei por batatas fritas na Actifry).

– Dois destes rolinhos não são iguais aos restantes. Abri a salsicha ao meio, sem a cortar totalmente, coloquei um fio de mostarda ao comprido, voltei a fechar e a enrolar na massa. Uma delícia!!!

– A massa não saiu nada bem, embora tivesse seguido religiosamente (sem fanatismo) a receita original. Mas consegui safar-me sem que os rolinhos estoirassem ou abrissem…

000-tempo-transp± 60′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Saborintenso.

© 14.ANov2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2471: Juliana de Frango no Forno

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango (ou equivalente em bifes)
– 1 couve coração
– 200 g de Champignons de Paris
– 2 cenouras
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de natas culinária
– 1 dl de azeite
– queijo ralado q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– louro moído q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– sal e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em tiras finas e depois em cubos. Corte igualmente a couve em tiras finas (tipo juliana), lave-as e escorra-as. Descasque as cenouras e rale-as.

02.- Leve ao lume um tacho com metade do azeite, o cubo tempero, o alho, deixe aquecer, junte os cubos de frango, tempere com sal, pimenta, louro moído, molho de soja e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Retire os cubos para uma tigela e reserve. Adicione o resto do azeite  ao tacho, deixe aquecer, junte os cogumelos e deixe-os amolecer um pouco. De seguida adicione a couve em juliana e a cenoura ralada, misture muito bem e deixe cozinhar até ficar sem líquido. Adicione novamente a carne e misture. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Deite o preparado do tacho para um tabuleiro refractário, regue com as natas, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 20~30 minutos (dependendo do tipo de forno).

04.- Retire do forno e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 30.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2470: Bacalhau à Bruxa

– Não tinha nenhuma “fezada” nesta receita, podem crer! As bruxas andam à minha volta e fazer uma Bacalhau delas, foi arriscado mas valeu a pena porque não acredito em bruxas e o bacalhau ficou sensacional, palavra! A minha principal dúvida era o ter de colocar no tacho tudo em cru, por camadas… Mas nem o tacho nem a bruxa me deixaram apeado…

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 800 g de batatas
– 50 g de bacon (opcional)
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1,5 dl Azeite
– 3 colheres de sopa Vinagre (opcional)
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– louro moído q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau para quem utilizar bacalhau congelado desfiado. Descasque as cebolas, os dentes de alho e as batatas, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e as batatas em rodelas grossas.

02.- Num tacho ao lume, disponha metade da cebola, dos alhos e das batatas em camadas. Junte o bacalhau, polvilhe com a farinha, espalhe depois o bacon (opcional) cortado em pedacinhos  e junte o resto da cebola, dos alhos e das batatas, também em camadas.

03.- Tempere com sal e pimenta, adicione o louro, regue com o vinagre (opcional) e o azeite, tape o tacho e leve a lume brando durante 40 minutos.

04.- Retire o tacho do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp  fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 29.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2466: Curgete Recheada com Miolo de Ameijoa

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de Miolo de Ameijoa
– 1 curgete
– azeite q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 3 dentes de alho
– 200 g de tomate em cubos
– 1 cubo de tempero alho e coentros
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o Miolo de Ameijoa. Corte a curgete ao meio no sentido longitudinal, retire o interior com a ajuda de uma colher deixando aproximadamente ½ cm de espessura nos lados.

02.- Unte o interior com um fio de azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na altura e leve ao forno a 180°C por 20 minutos, (dependendo do tipo de forno).

03.- Entretanto, coloque um tacho ao lume com o azeite, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois o tomate, a salsa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione depois a polpa da curgete bem picada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o Miolo de Ameijoa, previamente cozido, envolva e desligue o lume.

04.- Recheie as duas metades da curgete com a mistura anterior, regue com um fio de azeite, polvilhe com o queijo ralado e leve a gratinar. Sirva de seguida com batatinhas assadas.

– Esta receita deu para 4 doses, ou seja, metade de cada metade da curgete satisfaz uma pessoa. Assim, no dia seguinte, utilizámos a outra metade de véspera e apenas assei no convector de halogéneo batatas em gomos pré-fritas, temperadas com uma pitada de sal, azeite. alho moído, pimentão-doce e ervas aromáticas. O resultado, no slideshow publicado a seguir.

000-tempo-transp± 35′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 20.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2465: Carbonara com Salsichas e Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 300 g de esparguete
– 200 g de cogumelos laminados
– 3 dentes de alho
– 1 chouriço de carne pequeno
– ½ chouriço mouro
– 3 salsichas grandes de aves
– 200 ml de natas light
– 3 colheres de sopa de molho para massa napolitana (¹)
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– ½ dl de azeite
– 1 colher de sopa de molho de soja
– tabasco q.b.
– flor de sal q.b.
(¹) – molho de tomate com vegetais

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele aos chouriços e corte-os em rodelas finas. Corte o alho em fatias.

02.- Escorra as salsichas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, escorra e reserve.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite. o cubo tempero, o alho, deixe aquecer, adicione os cogumelos, as rodelas de chouriços, tempere com o molho de soja, o tabasco e deixe saltear até os cogumelos ficarem macios.

04.- Junte aos poucos o esparguete ao preparado do tacho, o molho de tomate e envolva bem. Adicione então as natas, deixe cozinhar até começar a engrossar, retire do lume e sirva com as salsichas por cima.

000-tempo-transp± 25′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 18.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2464: Mistura de Legumes com Ovos Escalfados

– Uma receita simples, para gente simples…

© Apokalypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de ervilhas
– 750 g de jardineira de legumes
– 4 ovos
– 1 chouriço de carne pequeno
– 100 g de cebola em cubos
– 6 dentes de alho
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– caldo de cozer os legumes q.b.
– ½ dl de azeite
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 2 folhas de louro
– cominhos q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Coza os legumes de acordo com as instruções da embalagem, escorra e reserve a água da cozedura. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte a cebola, o alho cortado em fatias, as folhas de louro, o cubo tempero e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia.

02.- Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Junte as ervilhas, a jardineira de legumes, os cominhos, o caldo da cozedura dos legumes até cobrir o preparado, tempere com flor de sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até os legumes tomarem o gosto do caldo.

04.- Coloque os ovos separados por cima do preparado do tacho, tape e deixe cozinhar, em lume baixo, até os ovos ficarem escalfados. Retire do lume, polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

© Apokalypsus

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 16.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0