2554: Cuscuz com Legumes Salteados

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de cuscuz
– 300 g de água a ferver
– 1 colher de sopa de alho picado
– 100 g de cebola em argolas
– 300 g de juliana de legumes
– 400 g de mix mediterrâneo (¹)
– sumo de limão q.b.
– alho moído q.b.
– 1 colher de chá de açafrão-das-índias
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– manjericão, orégãos e tomilho q.b.
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de molho de soja
– flor de sal e pimenta preta q.b.

– (¹) O Mix Mediterrâneo é composto por feijão verde, pimento vermelho, cebola, cogumelos e brócolos.

cook-check

Preparação dos cuscuz:

01.- Num recipiente, deite os cuscuz, o alho moído, manjericão, açafrão-das-índias, pimentão doce e o azeite. Dissolva uma pitada de flor de sal na água a ferver e verta a água sobre os cuscuz. Mexa rapidamente, tape o recipiente, cubra com um pano de cozinha e deixe repousar 15 minutos. Terminado o tempo, destape o recipiente e solte os cuscuz com a ajuda de uma colher de pau. Tempere com um fio de azeite, sumo de limão e envolva de novo.

Preparação dos legumes:

02.- Numa frigideira larga ao lume, deite duas colheres de sopa de azeite, deixe aquecer, adicione o conteúdo da embalagem, sem descongelar. Refogue por 9 minutos, em lume médio, mexendo sempre. Tempere a gosto e reserve.

03.- Num wok, deite azeite a cobrir o fundo, o alho picado, a cebola e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a juliana de legumes, uma pitada de açafrão, de pimentão-doce, de manjericão, tomilho, orégãos, tempere com molho de soja, pimenta e deixe saltear, em lume forte até os legumes ficarem al dente. Junte depois ao wok o mix mediterrâneo, envolva suavemente e apague o lume.

04.- Regressando aos cuscuz, destape o recipiente, deite-os sobre os legumes salteados, envolvendo tudo e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

INFORMAÇÃO DO YOUTUBE: Os vídeos do YouTube estão disponíveis em diversos formatos e resoluções. No entanto, alguns navegadores não suportam os formatos de vídeo ou as opções de qualidade mais recentes. Como tal, nesses navegadores poderão estar disponíveis apenas uma ou duas opções relativas aos formatos de vídeo. Para obter a melhor experiência de visualização, recomendamos que actualize o navegador ou o sistema operativo.

Estas são algumas das combinações de navegadores e sistemas operativos que suportam formatos de vídeo de alta qualidade do YouTube:

    • Google Chrome (todos os sistemas operativos)
    • Microsoft Edge
    • Safari em Mac OS X 10.10 ou mais recente
    • Firefox em Windows 7 ou mais recente e em Mac OS X 10.10 ou mais recente

Este vídeo foi gravado em FullHD e no Firefox Quantum 65.0 a resolução apenas apresenta 360p o que contraria a falsa informação do Youtube.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico.

[vasaioqrcode]

© 15.Fev.2019

1 Obrigado, Thank you

2518: Tiras de Pota à Lagareiro

– Há quatro anos atrás, precisamente em Janeiro de 2015, publiquei esta receita neste Blogue – que estou a reconstruir nos anos mais antigos e que tinham falta de imagens por motivo de mudanças de hosting -, e que hoje volto a repetir com algumas alterações. Uma excelente refeição que escolhi para a primeira receita deste Blogue no novo ano de 2019.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 400 g de batatinhas novas
– 1 ½ dl de azeite
– 8 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, tempere-as com pimenta preta moída na hora e as folhas de louro partidas ao meio. Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas finas. Ligue o forno a 220ºC.

02.- Lave as batatinhas, faça alguns furos com um garfo e leve-as a cozer em água com sal, durante cerca de 15 minutos. Num tabuleiro refractário, deite 1 dl de azeite, disponha as tiras de pota e as batatinhas já previamente cozidas e, por cima, as rodelas de dentes de alho e o restante azeite. Leve a assar no forno durante aproximadamente 20 minutos.

03.- Quando retirar o tabuleiro do forno, coloque as batatas escorridas numa tábua de cozinha e, uma a uma, tape com um pano e dê uma ligeira pancada com o punho fechado (para fazer a “batata a murro”). Volte a colocar as batatas no tabuleiro com as tiras de pota.

04.- Sirva de imediato e, se for necessário reforçar o tempero, aqueça mais ½ dl de azeite com 2 dentes de alho cortados às rodelas finas e uma folha de louro pequena.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada e baseada numa receita publicada no site da Pescanova.

[vasaioqrcode]

© 03.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2476: Ervilhas com Ovos Escalfados

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de ervilhas
– 4 ovos
– 50 ml de azeite
– 1 chouriço de carne
– 1 cubo de tempero alho e coentros
– 200 g de tomate em cubos
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de alho francês em rodelas
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 ml de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cerveja mini
– piripiri moído e cebolinho picado q.b.
– sal marinho e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas finas. Num tacho ao lume, deite o azeite, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Junte o alho francês, o tomate, tempere com sal e piripiri.

02.- Deixe levantar fervura, adicione a polpa de tomate, a cerveja, as tiras de pimentos, as rodelas de chouriço e as ervilhas previamente cozidas em água temperada com uma pitada de sal e uma medida de tempero em pó de legumes.

03.- Quando começar a levantar fervura, coloque por cima os ovos inteiros, tempere com pimenta preta, tape o tacho e deixe escalfar os ovos em lume brando.

04.- Retire o tacho do lume, polvilhe com cebolinho e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 07.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2466: Frango no Tacho com Macarronete de Vegetais

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de macarronete de vegetais (tricolor)
– 2 peitos de frango
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 100 g de cebola em cubos
– 3 dentes de alho
– 1 cubo tempero alho e coentros
– azeite q.b.
– vinho branco q.b.
– pimentão-doce, alho moído e cominhos q.b.
– tomilho, estragão e alecrim q.b.
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- De véspera ou no dia, corte os peitos de frango em tiras e depois em cubos pequenos, deite-os para uma tigela e tempere-os com sal, pimenta, alho moído, pimentão-doce, cominhos, tomilho, estragão, alecrim, vinho branco e envolva tudo muito bem até ficar uma mistura homogénea. Leve ao frigorífico até à altura de confeccionar a receita.

02.- Coza a massa em água fervente, temperada com sal e um fio de azeite, durante 10 minutos (ou pelo tempo indicado na embalagem), escorra e reserve.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, junte a cebola, o alho previamente laminado, o cubo tempero e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois a passata de tomate, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.

04.- Junte ao tacho os pedaços de frango com a marinada, envolva no refogado e deixe cozinhar até o frango ganhar cor, mexendo regularmente. Finalmente, adicione a massa aos poucos, envolvendo no preparado do frango. Não utilizei a massa toda, por isso é conveniente ir juntando aos poucos até ficar uma mistura equilibrada ou então cozer menos massa. O resto da massa que sobrou, servirá para outra refeição. Depois da massa envolvida com o frango, se estiver seco pode adicionar um pouco de água quente e deixe em lume baixo, com o tacho tapado, durante mais 3 minutos para a massa ganhar sabor. Sirva de seguida.

000-tempo-transp± 45′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

– O foto-vídeo da receita será aqui colocado em breve.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 21.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2446: Nacos de Soja à Brás

ingredientes

Ingredientes:

– 2 chávenas de nacos de soja
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero salsa e coentros
– 100 g de cebola em aros
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 1 dl de polpa de tomate manjericão e orégãos
– azeite q.b.
– 1 pacote de batata palha
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de molho de soja
– gengibre moído q.b.
– louro moído q.b.
– paprika q.b.
– 1 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Demolhe os nacos de soja em água temperada com uma pitada de sal, durante 30 minutos. Depois esprema os nacos com as mãos para expelir a água e reserve.

02.- Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, junte o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Num recipiente, bata os ovos com os coentros picados, tempere com uma pitada de sal, pimenta e reserve.

03.- Adicione depois ao tacho as tiras de pimentos, a polpa de tomate e deixe saltear. Junte os nacos de soja, o vinho, tempere com a pimenta, gengibre, louro, molho de soja, paprika, envolva muito bem e deixe cozinhar durante 20 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.

04.- Finalizando, adicione a batata palha aos poucos, envolvendo no preparado do tacho, reduza o lume para mínimo, verta os ovos batidos, envolva suavemente no preparado e mexa sempre até os ovos cozerem sem ficarem secos. Sirva de seguida.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 18.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2432: Bifinhos de Frango de Cebolada

– Uma refeição simples… para gente simples…

ingredientes

Ingredientes:

– 1 kg de bifes de frango
– 200 g de aros de cebola (congelados)
– 1 colher de sopa de alho picado
– 100 g de margarina
– 200 g de tomate em cubos
– louro e alho moídos q.b.
– vinho branco q.b.
– batatinha nova q.b.
– tomilho q.b
– azeite q.b.
– paprika q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere antecipadamente os bifes de frango com sal, pimenta, louro e alho moídos, paprika e vinho branco.

02.- Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter, adicione as rodelas de cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

03.- Junte os bifes com a marinada e deixe cozinhar, virando-os de um lado e do outro.

04.- Entretanto, asse as batatinhas, cortadas ao meio, no forno (utilizei o convector de halogéneo), temperadas com sal marinho, paprika, tomilho e azeite. Sirva de seguida os bifinhos com as batatinhas assadas.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 18.Ago.2018

cropped-logonew03_transp.png

[powr-hit-counter id=0e43b8f2_1534616415539]

0

2420: Arroz de Tomate com Pimentos Grelhados

– Comida simples… para gente simples…

– Dado que hoje decorreu a passagem do segundo ano que a Tina nos deixou, o astral tem andado muito por baixo e não tive pachorra para fazer reportagem desta receita. Daqui a uns tempos, quando repetir (muito trabalhosa e tive como ajudante a minha filha), colocarei o vídeo.

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de arroz basmati
– 120 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de tomate em cubos
– 1 dl de polpa de tomate com alho e cebola
– 1/2 dl de azeite
– 100 g de pimentos vermelho e amarelo grelhados
– 8 dl de água
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– coentros ou salsa q.b.
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

– Esta receita era para ser feita no robot TM31 (Bimby) mas avariou-se e tive de passar ao tacho.

01.- Coloque um tacho ao lume, deite o azeite, o cubo tempero, o alho, a cebola, o tomate, a polpa de tomate e deixe refogar durante 5 minutos.

02.- Adicione ao refogado o arroz, os pimentos, a água, os coentros (ou salsa), a flor de sal, a pimenta, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar durante 20 minutos, em lume médio/baixo, mexendo frequentemente. Se o arroz começar a secar, adicione água bem quente em pequenas quantidades a fim de ficar um arroz meio malandrinho.

03.- Tape o tacho e deixe repousar uns minutos para o arroz assentar.

04.- Sirva de seguida como guarnição, por exemplo, de uns Peixinhos da Horta (ver receita AQUI).

000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 18.Jul.2018

cropped-logonew03_transp.png

[SlideDeck2 id=22307]

[powr-hit-counter id=0be06d8b_1531958168463]

0

2419: Peixinhos da Horta com Arroz de Tomate e Pimentos Grelhados

– Comida simples… para gente simples…

– Dado que hoje decorreu a passagem do segundo ano que a Tina nos deixou, o astral tem andado muito por baixo e não tive pachorra para fazer reportagem desta receita. Daqui a uns tempos, quando repetir (muito trabalhosa e tive como ajudante a minha filha), colocarei o vídeo.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de feijão verde

Para o polme:

– 150 g de farinha de trigo com fermento
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 dl de água com gás muito fria
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Retire as pontas e os fios ao feijão verde e coza-as em água temperada com sal, durante 5 minutos. Passe depois por água corrente, escorra e reserve. Cortei o feijão ao meio para render mais e fritar melhor.

02.- Deite a farinha num recipiente, tempere-a com sal e pimenta, junte os ovos, o azeite, a água com gás e misture muito bem até obter um polme nem muito líquido nem muito espesso. Se ficar espesso, adicione mais um pouco da mesma água.

03.- Leve ao lume uma frigideira com óleo abundante e deixe aquecer bem.
Passe o feijão (dois de cada vez) pelo polme e frite até estarem dourados. Escorra sobre papel absorvente.

04.- Sirva de seguida com uma guarnição de arroz de tomate e pimentos grelhados (a receita pode ser vista AQUI).

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 45′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil/trabalhoso

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 18.Jul.2018

cropped-logonew03_transp.png

[SlideDeck2 id=22307]

[powr-hit-counter id=d3b63edb_1531956644834]

 

0

2403: Empadão de Soja com Cogumelos e Feijão-Verde

ingredientes

Ingredientes:

– 2 chávenas de nacos de soja grossa
– 1 pacote de flocos para puré de batata
– 200 g de feijão-verde
– 200 g de cogumelos laminados
– polpa de tomate com cebola e alho q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e salsa
– 1 folha de louro
– cominhos q.b.
– azeite q.b.
– tamari (molho de soja) q.b
– queijo ralado q.b.
– pimenta preta moída q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Demolhe previamente os nacos de soja em água, durante 30 minutos. Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem e reserve.

02.- Num tacho em lume brando, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o cubo tempero, o louro, a polpa de tomate e deixe refogar até a cebola ficar macia. Junte depois os cogumelos e deixe saltear até ficarem macios. Junte a soja escorrida, o feijão-verde, um pouco de água quente, envolva e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Tempere com o tamari, cominhos, pimenta preta, envolva e desligue o lume. Ligue o forno a 180ºC. Misture o puré de batata com o preparado da soja no tacho (escorra algum líquido que tiver ficado no tacho).

04.- Num tabuleiro refractário, deite o preparado anterior, polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno durante 20~25 minutos e sirva de seguida.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 09.Jun.2018

cropped-logonew03_transp.png

[SlideDeck2 id=22307]

[powr-hit-counter id=aae41760_1528548267154]

0

2388: Massada de Tiras de Pota aos Coentros e Salsa

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 250 g de fusilli tricolor
– 250 g de Linguine al Nero di Sepia (opcional)
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de tomate em cubos
– 1 cubo tempero massas
– 1 cubo tempero peixes
– azeite q.b.
– salsa e coentros frescos picados q.b.
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota e depois corte-as em cubos. Coza a massa em água fervente temperada com um fio de azeite, sal e um cubo tempero para massas durante 8 minutos, mexendo de vez em quando. Retire, escorra e reserve a massa.
02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, o cubo tempero peixes, deixe desfazer, adicione a cebola e o alho, deixe refogar ligeiramente, junte o tomate e deixe cozinhar, tapado, durante 5 minutos. Adicione uma chávena da água quente e deixe levantar fervura.
03.- Deite os cubos de pota no caldo, os coentros, a salsa, tempere com flor de sal, pimenta preta e deixe cozinhar durante 15 minutos com o tacho tapado e em lume médio, mexendo de vez em quando. Durante a cozedura acrescente mais água quente, se necessário.
04.- Adicione ao tacho a massa escorrida, envolva com os cubos de pota, rectifique temperos e deixe tomar gosto, em lume baixo, durante 5 minutos, mexendo frequentemente. Sirva depois, polvilhando com salsa fresca picada.

– Opcionalmente pode juntar a este preparado Linguine al Nero di Sepia (Linguine com tinta de choco) que dará um sabor mais profundo. O Linguine foi cozido à parte, salteado em azeite e alho e depois adicionado e misturado no preparado da receita.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Por decisão pessoal e a partir de hoje, deixarei de produzir os vídeos das receitas. Não vale a pena o trabalho e tempo gastos nestas produções, quando não existe qualquer tipo de feedback.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 06.Mai.2018

cropped-logonew03_transp.png

[SlideDeck2 id=22307]

[powr-hit-counter id=f4dcacbc_1525639606076]

 

 

0

2386: Mimos de Pescada Estufados

ingredientes

Ingredientes:

– 6 mimos de pescada (congelada)
– 100 g de cebola em cubos
– 100 g de pimentos verde e vermelho em tiras
– 200 ml de passata de tomate com orégãos e manjericão
– 50 ml de vinho branco
– azeite q.b.
– sumo de limão q.b.
– 1 cubo tempero Peixes
– salsa fresca picada q.b.
– 1 pacote de trio de legumes (couve-flor, cenoura e brócolos)
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele os mimos de pescada. Depois, tempere-os com sumo de limão, pimenta preta e deixe marinar 30 ou mais minutos. Entretanto, coza os legumes de acordo com as instruções da embalagem. Retire do lume, escorra e reserve.
02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione o cubo de tempero, desfaça-o, adicione a cebola e deixe refogar até esta ficar macia.
03.- Adicione a passata de tomate, os pimentos, a salsa, o vinho branco e envolva tudo muito bem. Tempere com a flor de sal e, se necessário, acrescente um pouco de água, deixando levantar fervura.
04.- Acrescente então os mimos de pescada, tape o tacho, reduza o lume para médio/baixo e deixe estufar até o peixe ficar cozinhado. Retire e sirva com uma guarnição de trio de legumes cozidos (couve-flor, cenoura e brócolos).

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 30′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 03.Mai.2018

cropped-logonew03_transp.png

[SlideDeck2 id=22307]

[powr-hit-counter id=62c464ba_1525356536738]

 

0