2551: Potas Grelhadas à Provençal

ingredientes

Ingredientes:

– potas congeladas q.b.
– batatas q.b.
– 1 colher de café rasa de ervas de Provence
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 folha de louro
– azeite q.b.
– pimentão-doce q.b.
– tomilho, alho moído e alecrim q.b.
– sal marinho e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as potas, lave-as bem em água corrente e limpe-as. Separe os tentáculos das potas do saco. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione as potas, os tentáculos e grelhe até ficarem macias.

 

02.- Entretanto, lave muito bem as batatas em água corrente, dê-lhes um golpe na diagonal e coloque-as, com a casca, num recipiente de ir ao forno. Polvilhe-as com sal marinho, pimentão-doce, tomilho, alecrim, alho moído e regue tudo com azeite. Leve-as ao forno (utilizei o convector de halogéneo a 200ºC, durante cerca de 30 minutos).

03.- Quando as potas estiverem grelhadas, tempere-as com um pouco de sal, junte o alho picado, o louro, as ervas de Provence, o piripiri e regue tudo com azeite, se necessário. Tape o tacho e deixe ferver durante cerca de 5 minutos, virando as potas de vez em quando.

04.- Terminado o tempo para assar as batatas, dê-lhes um murro e reserve. Sirva as potas com a guarnição das batatas assadas e regue tudo com o azeite onde grelhou as potas. Acompanhe também com uma mistura de Cuscuz com Quinoa e Vegetais.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico..

[vasaioqrcode]

© 10.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

Arroz de Marisco… sem Marisco

– Nos tempos conturbados que correm para quem tem um orçamento extremamente reduzido não só pelo alto custo de vida, como pelo pagamento de impostos ao Estado extremamente exorbitantes, num pleno assalto aos seus baixos rendimentos, devido a políticas que continuam a favorecer os ricos e a arruinar ainda mais os pobres, fazer um Arroz de Marisco sem Marisco é obra natural para estas situações. E não é por este Arroz não ter Marisco que não ficou menos delicioso.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 emb. 1,2,3…Sabor Arroz de Marisco
– 220 g de arroz agulha
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e coentros
– azeite q.b.
– 600 ml de água
– 50 g de mix de pimentos verdes/vermelhos em tiras
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 4 unidades de Delícias do Mar
– piripiri q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, junte a cebola, o alho, o cubo tempero, os coentros e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Adicione ao tacho as tiras de pimentos, a polpa de tomate, a água, o pacote 1,2,3… Sabor Arroz de Marisco, tempere com piripiri e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando.

03.- Junte ao tacho o arroz, as delicias do mar cortadas em pedaços com um centímetro, envolva e deixe cozinhar durante o tempo necessário até o arroz ficar bem cozido. Estes tempos variam de acordo com o fogão ou placa de indução utilizados. Convém mexer repetidamente para o arroz não pegar. Se necessário, acrescentar água quente durante a fase final, se o arroz ainda estiver rijo.

04.- Desligue o lume ou a placa, tape o tacho e deixe em repouso durante 5 minutos. Sirva de seguida como guarnição de peixe ou carne, no meu caso, para um Gratinado de Peixe com Ervas Aromáticas.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 15.Jan.2019

2

2522: Bifanas de Cebolada e Cerveja

– Hoje, a receita que trago a este Blogue, são de umas simples Bifanas de Porco de Cebolada e Cerveja que, segundo está mencionado no site da Teleculinária, faz parte das receitas fáceis para Totós. Leram bem e se seguirem o link abaixo, verão que é verdade (estive agora a rever e parece que já retiraram esta parte, mas o que eu escrevi é verdade, podem crer!). Gostaria também que a Teleculinária publicasse umas receitas para quem não é Totó. Não que me considere um Chef porque não tenho estatuto para isso, mas também estou muito longe de ser Totó. Contudo, tenho de concordar que existem Totós que se julgam Chef’s e Chef’s que são uns verdadeiros Totós…



ingredientes

Ingredientes:

– 600 g de bifanas de porco
– 200 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cerveja (33 cl) Coruja (₁)
– 0,5 dl de azeite
– 1 cubo de caldo culinário
– 1 folha de louro
– paprica q.b.
– alho moído q.b.
– sal e piripiri q.b

(₁) American Amber Lager
Cerveja produzida a partir de: Água de Leça do Balio; Maltes de cevada do tipo Pilsener, Carared e Chocolate, Vienna; Lúpulos Cascade, Ekuanot, Ella; Levedura Lager. (Tem direito a PUB porque me foi oferecida para provar.)

cook-check

Preparação:

01.- Arranje as bifanas de porco e tempere-as com a paprica, a folha de louro, o alho moído, a cerveja, sal e piripiri. Envolva e deixe marinar durante 20 minutos (ou mais).

02.- Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

03.- Adicione ao tacho as bifanas com a marinada, a passata de tomate e o caldo de carne, rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Retire o tacho do lume e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com uma guarnição de batatas Salardaise (²).

(²) As Batatas (Pommes) Salardaise são pré-fritas com gordura de pato (menos colesterol que manteiga), ervas aromáticas, deliciosas, à venda num determinado hipermercado, que necessitam de terminar a fritura no micro-ondas por cerca de 8 minutos~900W.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita para Totós, publicada no site Teleculinária.

[vasaioqrcode]

© 09.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2520: Massada de Marisco no Tacho

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de massa fusilli
– 700 g de Salada de Marisco congelada
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 200 g de tomate em cubos congelado
– 1 colher de sopa de alho picado
– ½ dl de azeite
– 1 colher de chá de orégãos
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 1 dl de molho de tomate com manjericão, orégãos e alecrim
– 1 ½ dl de vinho branco
– 200 g de juliana de legumes
– 1 cubo tempero para massas
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– cebolinho picado q.b.
– piripiri moído q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Coza a massa em água abundante temperada com sal, um fio de azeite e o cubo tempero. Escorra bem e passe de imediato por água fria, reservando um copo bem cheio da água da cozedura. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o cubo tempero alho, louro e pimentão e o alho picado e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione os cubos de tomate, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos. Adicione o molho de tomate, tempere com o piripiri, regue com um pouco do vinho (reserve o restante) e deixe ferver durante 2 minutos.

02.- Junte ao tacho os orégãos, os coentros e envolva bem. Adicione a juliana de legumes e deixe cozinhar durante 5 minutos, adicionando o restante vinho e um pouco da água da cozedura da massa, apenas o suficiente para que o molho não fique espesso em demasia, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione ao preparado do tacho a salada de marisco previamente passada por água fria corrente, envolva bem e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Adicione mais um pouco da água da cozedura da massa, junte o fusilli previamente cozido, mexendo suavemente e adicionando água até que adquira a consistência que mais gostar. Tape o tacho, baixe o lume para o mínimo e deixe a massa tomar sabor durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o lume e sirva de imediato, polvilhado com cebolinho.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 06.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2501: Caçarola de Grão com Especiarias

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de cebola em cubos
– 50 g de margarina
– 1 colher de café de piripiri moído (fica picante)
– 1 colher de sobremesa de açafrão-das-índias
– 1 colher de chá de paprika
– 1 colher de chá de cominhos em pó
– 1 colher de chá de noz-moscada
– 1 colher de chá de coentros em pó
– 400 g de tomate em cubos
– 1 lata grande de grão cozido
– 200 ml de natas
– sal marinho q.b.
– 1 embalagem de folhas de canónigos (¹)

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, derreta a margarina, junte a cebola e deixe cozinhar até a cebola começar a alourar. Adicione as especiarias previamente misturadas e deixe fritar um pouco, mexendo de vez em quando.

02.- Quando as especiarias começarem a libertar o aroma, junte o tomate e o grão escorrido. Tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos sobre lume brando.

03.- Adicione as natas, tempere com sal e aumente um pouco o lume. Deixe ferver durante mais 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Retire do lume, adicione os canónigos e misture bem.

(¹) – Os Canónigos são uma planta muito saborosa, nutritiva e com propriedades medicinais. Os Canónigos são uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais, e possuem propriedades diuréticas, anti-oxidantes e depurativas.

O consumo de Canónigos é extremamente benéfico para o organismo, contribuindo para melhorar a visão, combater a anemia e controlar a ansiedade e o stress. Na cozinha, os Canónigos são muito utilizados em sandes, saladas de folhas baby, sopas, caldos de carne, sumos de vegetais, massas, arroz, entre outras utilizações.

Como não tinha canónigos em casa, saltei o último ponto da receita mas fica para a próxima.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site da Vaqueiro.

[vasaioqrcode]

© 07.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2492: Fricassé de Frango

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango
– 200 g de cebola em argolas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 gemas
– 300 ml de caldo de galinha
– 2 colheres de sopa de margarina
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate com
manjericão, orégãos e alecrim
– sumo de limão q.b.
– 1 folha de louro
– salsa picada q.b.
– sal e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em pedaços. Num tacho ao lume, deite a margarina, a folha de louro, a cebola, o alho, a polpa de tomate e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente.

02.- Adicione os pedaços de frango, mexa, junte o caldo de galinha e tempere com um pouco de sal e piripiri. Tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 30 minutos.

03.- Numa tigela, junte o sumo de limão com as gemas e mexa ligeiramente. Adicione ao frango, mexa e deixe ferver até engrossar.

04.- Retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco ou massa cozida.

000-tempo-transp± 50′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

[vasaioqrcode]

© 27.Nov2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2487: Nasi Goreng

Nasi Goreng, foi uma referência e sugestão, que publiquei neste Blogue no dia 4 de Junho de 2015. Na altura, tratava-se de uma refeição pré-preparada, congelada, à venda num conhecido supermercado. Experimentei, adorei e hoje trago-a ao “natural”, ou seja, preparada na hora, com todos os ingredientes da receita original, um prato típico da cozinha indonésia.


ingredientes

Ingredientes:

– 2 ovos
– 2 colheres de café de sal
– pimenta moída q.b.
– 1 colher de chá + 1 colher de sopa de azeite
– 200 g de arroz Thai Jasmin
– piripiri q.b.
– 2 chalotas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 100 g de miolo de camarão
– 200 g de bifes de peru
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de alho-francês em rodelas
– cebolinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Parta os ovos para uma tigela e tempere com uma colher de café de sal e um pouco de pimenta. Aqueça uma colher de chá de azeite numa frigideira anti-aderente, junte os ovos batidos e forme um crepe. Retire e reserve. Corte os bifes de peru em tiras finas e reserve.

02.- Coza o arroz em água temperada com uma colher de café de sal e, quando estiver cozido, escorra-o, passe-o por água e coloque-o por cima de um pano, espalhando bem.

03.- Pique as chalotas, junte o piripiri, o alho, o molho de soja e misture bem. Coloque ao lume um wok ou frigideira alta com o restante azeite e, quando estiver quente, introduza os ingredientes picados e deixe saltear 2 minutos. Adicione o miolo de camarão, as tiras dos bifes de peru e salteie até estarem corados.

04.- Adicione as tiras de pimentos, o alho-francês em rodelas, mexa e salteie mais 2 minutos. Adicione o arroz, envolva bem e deixe saltear tudo durante 3 minutos. Enrole o crepe, corte-o em tiras e junte-o ao preparado. Polvilhe com o cebolinho picado e sirva de seguida.

Nasi Goreng: Um dos mais típicos pratos da Indonésia, este arroz frito nasceu como forma de reaproveitar o arroz previamente cozido. Sirva a preceito, com pauzinhos!


000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site do Pingo Doce. O arroz cozi-o no robot TM31 (Bimby).

[vasaioqrcode]

© 22.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2476: Ervilhas com Ovos Escalfados

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de ervilhas
– 4 ovos
– 50 ml de azeite
– 1 chouriço de carne
– 1 cubo de tempero alho e coentros
– 200 g de tomate em cubos
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de alho francês em rodelas
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 ml de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cerveja mini
– piripiri moído e cebolinho picado q.b.
– sal marinho e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas finas. Num tacho ao lume, deite o azeite, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Junte o alho francês, o tomate, tempere com sal e piripiri.

02.- Deixe levantar fervura, adicione a polpa de tomate, a cerveja, as tiras de pimentos, as rodelas de chouriço e as ervilhas previamente cozidas em água temperada com uma pitada de sal e uma medida de tempero em pó de legumes.

03.- Quando começar a levantar fervura, coloque por cima os ovos inteiros, tempere com pimenta preta, tape o tacho e deixe escalfar os ovos em lume brando.

04.- Retire o tacho do lume, polvilhe com cebolinho e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 07.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2475: Noodles com Soja

ingredientes

Ingredientes:

– Noodles q.b.
– 1 chávena de soja grossa
– 100 g alho francês em rodelas
– 200 g de cenoura baby
– polpa de tomate com manjericão e orégãos q.b.
– 1 folha de louro
– orégãos q.b.
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 100 g de cebola em rodelas
– sumo de limão q.b.
– alecrim q.b.
– piripiri q.b.
– sal q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte o alho francês em rodelas finas (utilizei alho francês em rodelas congelado). Coloque a soja num recipiente e cubra-a com água. Tempere a água com sal, folha de louro, orégãos, sumo de limão e alecrim. Deixe repousar cerca de 30 minutos.

02.- Corte a cebola em rodelas (utilizei rodelas de cebola congeladas) e leve ao lume a alourar em azeite. Acrescente o alho francês, o piripiri e uma pitada de sal. Mexa sempre. Adicione um pouco de polpa de tomate e mexa bem. Adicione a soja escorrida, as cenouras, tempere com o molho de soja, mexa e de seguida cubra com água.

03.- Deixe cozinhar cerca de 20 a 30 minutos ou até a soja estar cozinhada. Rectifique os temperos.

04.- Ao longo da cozedura, caso seja preciso, acrescente água ou se no final tiver muito molho, desfaça um pouco de Maizena e adicione ao molho até engrossar um pouco. Entretanto, coza os noodles numa panela à parte e no final sirva com o preparado da soja por cima.

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Sapolifestyle.

[vasaioqrcode]

© 05.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2444: Almôndegas de Peru com Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 1 embalagem de 15 almôndegas de peru
– 200 g de champignons de Paris
– 1 colher de sopa de alho picado
– 100 g de cebola em cubos
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– azeite q.b.
– 2 dl de polpa de tomate com alho e cebola
– 2 dl de vinho branco
– 200 ml de natas light
– orégãos q.b.
– sal e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Leve um tacho ao lume com azeite a cobrir o fundo, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Adicione a polpa de tomate, o vinho branco e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte depois os cogumelos e deixe saltear até ficarem macios.

03.- Polvilhe com orégãos, tempere com sal e piripiri e envolva bem.

04.- Adicione as almôndegas ao tacho, junte as natas, mexa bem, tape o tacho, reduza o lume e deixe cozinhar até as almôndegas ficarem prontas, agitando o tacho com frequência. Sirva de seguida com uma guarnição de puré de batata ou esparguete.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 30′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 14.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2442: Massada de Feijão com Legumes

ingredientes

Ingredientes:

– 1 lata de feijão manteiga grande
– 250 g de massa espiral
– 1 chouriço de carne
– 200 g de jardineira de legumes
– 200 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– azeite q.b.
– 1 dl de vinho branco
– tabasco e piripiri q.b.
– 1 colher de chá de paprika
– 1 cubo tempero alho e salsa
– salsa fresca picada q.b.
. louro moído q.b.
– flor de sal q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, a cebola, o alho, o cubo tempero, o louro e deixe refogar até a cebola amolecer.

02.- Adicione ao refogado as tiras de pimentos, as rodelas de chouriço, a paprika, tabasco, piripiri, salsa, vinho e deixe saltear um pouco. De seguida, adicione a água quente, a jardineira de legumes, a massa e quando levantar fervura, deixe cozinhar durante 8 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione o feijão com a calda e, se necessário, mais um pouco de água quente, tempere com a flor de sal, tape o tacho e deixe o feijão aquecer e tomar gosto durante 5 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.

04.- Apague o lume e deixe repousar antes de servir.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 09.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png

0