2551: Potas Grelhadas à Provençal

ingredientes

Ingredientes:

– potas congeladas q.b.
– batatas q.b.
– 1 colher de café rasa de ervas de Provence
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 folha de louro
– azeite q.b.
– pimentão-doce q.b.
– tomilho, alho moído e alecrim q.b.
– sal marinho e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as potas, lave-as bem em água corrente e limpe-as. Separe os tentáculos das potas do saco. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione as potas, os tentáculos e grelhe até ficarem macias.

 

02.- Entretanto, lave muito bem as batatas em água corrente, dê-lhes um golpe na diagonal e coloque-as, com a casca, num recipiente de ir ao forno. Polvilhe-as com sal marinho, pimentão-doce, tomilho, alecrim, alho moído e regue tudo com azeite. Leve-as ao forno (utilizei o convector de halogéneo a 200ºC, durante cerca de 30 minutos).

03.- Quando as potas estiverem grelhadas, tempere-as com um pouco de sal, junte o alho picado, o louro, as ervas de Provence, o piripiri e regue tudo com azeite, se necessário. Tape o tacho e deixe ferver durante cerca de 5 minutos, virando as potas de vez em quando.

04.- Terminado o tempo para assar as batatas, dê-lhes um murro e reserve. Sirva as potas com a guarnição das batatas assadas e regue tudo com o azeite onde grelhou as potas. Acompanhe também com uma mistura de Cuscuz com Quinoa e Vegetais.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico..

[vasaioqrcode]

© 10.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2542: Tiras de Pota ao Tomate e Cerveja

– Último dia do mês de Janeiro, ainda ontem parecia que estávamos a passar de ano! Esta receita já foi aqui publicada em 2017, embora a que hoje trago à estampa, tenha umas ligeiras alterações nos ingredientes, devido à experiência que entretanto adquiri ao longo destes 13 anos de lides culinárias. E é com satisfação que constato as estatísticas não só das visitas nestes últimos anos – mais de um milhão e cem mil -, como os post-views deste mês que, se não me esquecer, passarei a publicar na última receita de cada mês. Estas estatísticas são fornecidas por dFactory, num plugin instalado na plataforma deste Blogue. A todos os que me visitam o meu muito obrigado pelo vosso tempo.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 100 g de cebola em rodelas congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de café de louro moído
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– azeite q.b.
– 100 g de tiras de pimentos coloridos
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 1 colher de chá de paprika
– 1 cerveja mini branca
– salsa fresca picada q.b.
– umas gotas de tabasco
– flor de sal q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, passe-as por água corrente, depois tempere-as com sal e deixe repousar uns minutos. Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, deixe aquecer, adicione o cubo de tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até amolecer a cebola.

02.- Junte ao tacho a passata de tomate, as tiras de pimentos coloridos e deixe cozinhar durante 3 minutos, em lume médio, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione as tiras de pota, envolva-as no refogado, tempere com o tabasco, o louro, a paprika, a salsa e a flor de sal, envolvendo tudo muito bem. Adicione a cerveja, a salsa picada, envolva, tape o tacho e deixe estufar em lume brando durante cerca de 20 minutos ou até a pota estar bem tenrinha.

04.- Sirva com uma guarnição de pommes de terre sautés à la Sarladaise (batatas pré-fritas às rodelas com molho de gordura de pato e aromáticas) e uma juliana de legumes salteados.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico.

[vasaioqrcode]

© 31.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2518: Tiras de Pota à Lagareiro

– Há quatro anos atrás, precisamente em Janeiro de 2015, publiquei esta receita neste Blogue – que estou a reconstruir nos anos mais antigos e que tinham falta de imagens por motivo de mudanças de hosting -, e que hoje volto a repetir com algumas alterações. Uma excelente refeição que escolhi para a primeira receita deste Blogue no novo ano de 2019.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 400 g de batatinhas novas
– 1 ½ dl de azeite
– 8 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, tempere-as com pimenta preta moída na hora e as folhas de louro partidas ao meio. Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas finas. Ligue o forno a 220ºC.

02.- Lave as batatinhas, faça alguns furos com um garfo e leve-as a cozer em água com sal, durante cerca de 15 minutos. Num tabuleiro refractário, deite 1 dl de azeite, disponha as tiras de pota e as batatinhas já previamente cozidas e, por cima, as rodelas de dentes de alho e o restante azeite. Leve a assar no forno durante aproximadamente 20 minutos.

03.- Quando retirar o tabuleiro do forno, coloque as batatas escorridas numa tábua de cozinha e, uma a uma, tape com um pano e dê uma ligeira pancada com o punho fechado (para fazer a “batata a murro”). Volte a colocar as batatas no tabuleiro com as tiras de pota.

04.- Sirva de imediato e, se for necessário reforçar o tempero, aqueça mais ½ dl de azeite com 2 dentes de alho cortados às rodelas finas e uma folha de louro pequena.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada e baseada numa receita publicada no site da Pescanova.

[vasaioqrcode]

© 03.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2388: Massada de Tiras de Pota aos Coentros e Salsa

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 250 g de fusilli tricolor
– 250 g de Linguine al Nero di Sepia (opcional)
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de tomate em cubos
– 1 cubo tempero massas
– 1 cubo tempero peixes
– azeite q.b.
– salsa e coentros frescos picados q.b.
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota e depois corte-as em cubos. Coza a massa em água fervente temperada com um fio de azeite, sal e um cubo tempero para massas durante 8 minutos, mexendo de vez em quando. Retire, escorra e reserve a massa.
02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, o cubo tempero peixes, deixe desfazer, adicione a cebola e o alho, deixe refogar ligeiramente, junte o tomate e deixe cozinhar, tapado, durante 5 minutos. Adicione uma chávena da água quente e deixe levantar fervura.
03.- Deite os cubos de pota no caldo, os coentros, a salsa, tempere com flor de sal, pimenta preta e deixe cozinhar durante 15 minutos com o tacho tapado e em lume médio, mexendo de vez em quando. Durante a cozedura acrescente mais água quente, se necessário.
04.- Adicione ao tacho a massa escorrida, envolva com os cubos de pota, rectifique temperos e deixe tomar gosto, em lume baixo, durante 5 minutos, mexendo frequentemente. Sirva depois, polvilhando com salsa fresca picada.

– Opcionalmente pode juntar a este preparado Linguine al Nero di Sepia (Linguine com tinta de choco) que dará um sabor mais profundo. O Linguine foi cozido à parte, salteado em azeite e alho e depois adicionado e misturado no preparado da receita.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Por decisão pessoal e a partir de hoje, deixarei de produzir os vídeos das receitas. Não vale a pena o trabalho e tempo gastos nestas produções, quando não existe qualquer tipo de feedback.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 06.Mai.2018

cropped-logonew03_transp.png

[SlideDeck2 id=22307]

[powr-hit-counter id=f4dcacbc_1525639606076]

 

 

0

2079: Cubos de Pota com Cerveja

CubosPotaCerveja01cCubosPotaCerveja02c0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 1 kg de tiras de pota
– 30 gr de azeite
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 2 dl de polpa de tomate com Alho & Cebola
– 1 cerveja mini branca
– 1 cubo tempero Molho Cervejeira
– 2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
– coentros frescos picados q.b.
– sal e piripiri q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o cubo de tempero, o alho e deixar refogar. Adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Corte as tiras de pota em cubos e reserve.
02.- Adicione ao tacho os cubos de pota, a cerveja, tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos (dependendo este tempo do tipo de fogão).
03.- Verifique o cozimento dos cubos de pota e, se necessário, adicione um pouco de água quente.
04.- Junte ao preparado do tacho a mostarda e deixe cozinhar mais 8 minutos. Retire para um prato de servir, polvilhe com coentros frescos picados e sirva de imediato com uma guarnição de Linguine al Nero di Seppia.

CubosPotaCerveja03cCubosPotaCerveja04c
00-pratoprincipal
000-tempo-transp 50′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

– A partir de agora deixarei de mencionar marcas de produtos nas minhas receitas.

Reportagem foto/vídeo:
canon_EOS400D_anelLED2_150translumix_transp0-.carubafotoestudio250

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Petiscos.com

© 07.Mar.2016

0--cozinheiro4transp
0-assinatura3a
logo_transparente

1 Obrigado, Thank you

1993: Tiras de Pota Estufadas com Legumes

TirasPotaEstufadasLegumes01cTirasPotaEstufadasLegumes02c

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 1 kg de tiras de pota
– 200 ml de passata de tomate (Guloso)
– 200 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 cubo Knorr Caldo de Peixe
– azeite q.b.
– 1 dl de vinho branco
– 200 g de cenoura baby
– 200 g de ervilhas
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Corte as tiras de pota em cubos. Leve ao lume um tacho com o azeite a cobrir o fundo, deixe aquecer ligeiramente, junte a cebola, o alho, o cubo de Peixe e deixe refogar ligeiramente. Adicione a passata de tomate, salsa picada, vinho branco e deixe cozinhar durante 3 minutos.
02.- Junte os cubos de pota ao preparado do tacho e deixe refogar por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
03.- Tempere com sal, pimenta, junte a cenoura, as ervilhas e deixe cozinhar, em lume brando, durante 30 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione água quente se for necessário e rectifique temperos.
04.- Retire do tacho para uma travessa e sirva de imediato.

TirasPotaEstufadasLegumes03cTirasPotaEstufadasLegumes04c
preparacao 45′    icon_valor económico   icon_dificuldade fácil

Reportagem vídeo:
1-nikon

 

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 20.Set.2015

12092015_02_200
logo01_200

1 Obrigado, Thank you

1979: Tiras de Pota em Molho de Tomate

TirasPotaMolhoTomate02cTirasPotaMolhoTomate01c

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 1 kg de tiras de pota
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 folha de louro
– 1 cubo Knorr Alho & Salsa
– 1 pitada de açúcar
– ervas de Provence q.b.
– 4 colheres de sopa de azeite
– piripíri moído q.b.
– 1 lata de passata de tomate (Guloso)
– 200 ml de polpa de tomate
– 1 cerveja Sagres Radler
– salsa fresca picada q.b.
– sal q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Descongele e lave bem as tiras de pota. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer um pouco, adicione a cebola, o louro, o cubo Knorr e o alho e deixe refogar ligeiramente.
02.- Junte a passata de tomate, a polpa, o açúcar, as ervas de Provence e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
03.- Adicione as tiras de pota, envolva no refogado do tomate, tempere com o piripiri e a salsa. Adicione a cerveja e deixe cozinhar, em lume brando e com o tacho tapado, durante 20 minutos.
04.- Verifique os temperos e sirva de imediato com uma guarnição de batata frita (na Actifry) às rodelas.

TirasPotaMolhoTomate03cTirasPotaMolhoTomate04c
00-pratoprincipal
000-tempo-transp 30′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem vídeo:

 

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 25.Ago.2015

 

0-apokalypsus-assmista

1 Obrigado, Thank you

1976: Cubos de Pota com Amêijoas em Molho de Tomate Aromatizado

CubosPotaAmeijoasMolhoTomateAromatizado01c

CubosPotaAmeijoasMolhoTomateAromatizado03c0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 1 kg de tiras de pota congeladas
– 1 kg de amêijoas
– ½ dl de azeite
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 folha de louro
– 1 cubo Knorr Alho & Coentros
– 200 ml de passata de tomate com manjericão & orégãos (Guloso)
– 2 dl de vinho branco
– piripíri q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota e depois corte-as em cubos médios. Passe as amêijoas por água corrente, escorra e reserve. Num tacho ao lume, deite o azeite e refogue ligeiramente a cebola, o cubo Knorr, o louro e o alho. Adicione a passata de tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos.
02.- Junte os cubos de pota, tempere com o piripiri e a salsa. Adicione o vinho e deixe cozinhar, em lume brando e com o tacho tapado, durante 20 minutos. Findo este tempo, adicione as amêijoas, misture bem com os cubos de pota, tape o tacho e deixe cozinhar por mais 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando
03.- Entretanto, coza as batatas em água temperada com sal, para a guarnição.
04.- Verifique o estado de cozimento dos cubos de pota, rectifique temperos e sirva de imediato com as batatas cozidas.

CubosPotaAmeijoasMolhoTomateAromatizado02cCubosPotaAmeijoasMolhoTomateAromatizado04c

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem vídeo:

 

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 17.Ago.2015

 

0-apokalypsus-assmista

1 Obrigado, Thank you

1953: Tiras de Pota no Forno

TirasPotaForno02cTirasPotaForno03

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 1 kg de tiras de pota
– 1 cebola grande
– 2 colheres de sopa de alho picado congelado
– 2 folhas de louro
– azeite q.b.
– 1 colher de sobremesa de pimentão doce
– sal e pimenta de misturas q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, passe-as por água corrente, escorra e reserve. Ligue o forno a 200ºC.
02.- Num tabuleiro refractário, espalhe a cebola pelo fundo, coloque as tiras de pota por cima da cebola e tempere com o alho picado, as folhas de louro, uma pitada de sal, a pimenta moída na altura e o pimentão-doce. Regue generosamente com azeite e envolva bem todos os ingredientes.
03.- Leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficarem macias.
04.- Retire do forno e sirva com uma guarnição de batatas cozidas ou assadas, de acordo com a sua preferência.

TirasPotaForno01c
TirasPotaForno04c

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 50′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil
Reportagem vídeo:

 

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 21.Jun.2015

 

0-apokalypsus-assmista

– Dado que em 25.Mai.2015 foi aprovado na Assembleia da República, pela maioria PPD/CDS, com abstenção do PS e votos contra do PCP, Verdes e BE, depois de vetado por Cavaco Silva, o decreto-lei 320/XII da Cópia Privada que taxa todos os equipamentos de suporte magnético (smartphones, pens, discos rígidos, computadores ou tablets, impressoras, SD’s, etc.,) e que faz parte de um pacote legislativo sobre direitos de autor e direitos conexos, aprovado pela maioria parlamentar em Fevereiro, com o objectivo de compensar os autores por cada cópia para uso privado que cada utilizador ou consumidor faça de uma obra recorrendo a equipamentos electrónicos, faço saber QUE EXIJO DIREITO A ROYALTIES DA SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) PELOS MEUS TRABALHOS AUTORAIS DE IMAGEM FIXA E VÍDEO referentes às minhas obras gravadas em discos rígidos internos e externos, pen drives, micro-SD, SD, DVD, Blu-Ray ou outro suporte óptico que normalmente utilizo, na qualidade de designer de web sites e Blogues, que faço e farei. Até esta imundície ser apagada da legislação, continuarei a comprar todos estes suportes no estrangeiro onde não existe este tipo de exploração e roubo por parte de quem nada produziu (SPA e autores), para receber este tipo de “taxas”.

 

1 Obrigado, Thank you

1918: Feijoada de Tiras de Pota

FeijoadaTirasPota01cFeijoadaTirasPota03cIngredientes:

– 1 kg de Tiras de Pota
– 75 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 lata grande de feijão cozido a gosto (manteiga, branco, frade, encarnado, etc.)
– 1 chouriço de carne
– 300 g de tomate congelado em cubos
– 2 cenouras
– 1 ½ dl de vinho branco
– azeite q.b.
– 1 folha de louro
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate
– Sal e pimenta de misturas q.b.
– Coentros q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota e corte-as aos cubos. Aloure o alho em 8 colheres de sopa de azeite, depois amoleça a cebola durante 3 minutos em lume brando. Tire a pele ao chouriço e corte-o às rodelas. Descasque a cenoura e corte às fatias finas. Reserve.
02.- Junte a cenoura à cebola e deixe cozinhar 3 minutos, mexendo. Depois as rodelas de chouriço e salteie mais 2 minutos, em lume médio. Junte o tomate e o louro, e deixe cozinhar, tapado, em lume brando, mais 5 minutos. Junte o vinho à cebola e ao tomate, mexa bem durante 1 minuto, deite as tiras de pota aos cubos, a polpa de tomate e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando, tapado, durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.
03.- Acrescente o feijão às tiras de pota, envolva e cozinhe em lume brando durante 5 minutos, para misturar bem os sabores. Retire do lume e coloque numa travessa.
04.- Sirva a feijoada com arroz e coentros picados.
FeijoadaTirasPota02cFeijoadaTirasPota04c

Reportagem vídeo:

0-videos

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

 

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site da Pescanova.

© 18.Mar.2015

 

0-apokalypsus-assmista

1 Obrigado, Thank you

1898: Tiras de Pota à Lagareiro

TirasPotaLagareiro01cTirasPotaLagareiro03cIngredientes:

– 1 kg de tiras de pota
– 400 g de batatinhas novas
– 1 ½ dl de azeite
– 8 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, tempere-as com pimenta preta moída na hora e as folhas de louro partidas ao meio. Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas finas. Ligue o forno a 220ºC.
02.- Lave as batatinhas, faça alguns furos com um garfo e leve a cozer em água com sal, cerca de 15 minutos. Num tabuleiro refractário, deite 1 dl de azeite, disponha as tiras de pota e as batatinhas já previamente cozidas e, por cima, as rodelas de dentes de alho e o restante azeite. Leve a assar no forno durante aproximadamente 20 minutos.
03.- Quando retirar o tabuleiro do forno, coloque as batatas escorridas numa tábua de cozinha e, uma a uma, tape com um pano e dê uma ligeira pancada com o punho fechado (para fazer a “batata a murro”). Volte a colocar as batatas no tabuleiro, no azeite, com as tiras de pota.
04.- Sirva quente e, se for necessário reforçar o tempero, aqueça mais ½ dl de azeite com 2 dentes de alho cortados às rodelas finas e uma folha de louro pequena.

TirasPotaLagareiro02cTirasPotaLagareiro04c
Reportagem vídeo:
1-nikon

00-pratoprincipal
000-tempo-transp 35′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

 

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada e baseada numa receita publicada no site da Pescanova.

© 28.Jan.2015

0-apokalypsus-assmista

1 Obrigado, Thank you