2556: Rissóis de Atum e Legumes

ingredientes

Ingredientes para o recheio:

– 1 lata de atum grande
– 100 g de juliana de legumes
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 2 ovos
– 0,5 dl de natas
– 2 colheres de sopa de azeite
– salsa fresca picada q.b.
– pão ralado com ervas aromáticas q.b.
– sal e pimenta q.b.
– óleo de girassol para fritar

Ingredientes para a Massa (TM31):

– 250 g de farinha de trigo
– 250 g de água
– 30 g de manteiga
– 5 g de azeite
– 1 colher de café de sal


Preparação da Massa:

01.- Coloque no copo  a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5 Min., Temp. 100°C, Vel. 1.

02.- Adicione ao copo  a farinha de uma só vez e programe 20 Seg., Vel. 4.

03.- Retire a massa do copo , amasse bem, faça uma bola e deixe arrefecer um pouco.

04.- Numa superfície lisa, retire pequenas porções da massa e estenda-a com ajuda de um rolo. Recheie com o exemplo seguinte.

Preparação do recheio:

05.- Escorra bem o atum e triture-o. Leve ao lume um wok com o azeite, a cebola e o alho e deixe refogar. Acrescente a juliana de legumes e salteie até ficar al dente.

06.- Adicione depois ao wok o atum, a salsa picada, sal, pimenta e, por fim, junte as natas. Envolva bem, deixe fervilhar e retire do lume.

07.- Pode cortar a massa dos rissóis com um copo, um cortador de massa, eu utilizei formas próprias para este efeito, depois de bem esticada sobre a bancada. Com uma colher, coloque o recheio na massa, feche, passe-os por ovo batido e depois por pão ralado aromatizado.

08.- Leve a fritar em óleo de girassol bem quente, virando os rissóis de ambos os lados até ficarem douradinhos. Sirva de seguida com uma guarnição a gosto. Eu utilizei Les Pommes de terre sautés à La Salardaise.

Estas quantidades deram para fazer 16 rissóis e 6 bolinhas do recheio que sobrou.

000-tempo-transp± 20′ + tempo de montar  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Foto-Reportagem:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico..

© 16.Fev.2019

1 Obrigado, Thank you

2549: Nacos de Soja Guisados na Panela

ingredientes

Ingredientes:

– 2 chávenas de nacos de soja grossa
– 1 chouriço de carne
– 1 lata grande de grão-de-bico cozido
– 1 emb. de tomate pelado
– 100 g de cenoura baby
– 200 g de macedónia de legumes
– 100 g de cebola em rodelas
– tempero em pó de legumes
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de vinho branco
– 3 colheres de sopa de azeite
– tomilho e salsa fresca picada q.b.
– 1 colher de café de louro moído
– sumo de 1/2 limão
– sal, pimenta e tabasco q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num recipiente, hidrate os nacos de soja durante 30 minutos, em água morna, temperada com uma pitada de sal, escorra-os e tempere-os com o alho picado, o sumo de limão, o vinho, sal e pimenta. Reserve.

02.- Numa panela ao lume com água fervente, temperada com um fio de azeite, tempero em pó de legumes e sal, coza os legumes durante 8 minutos, escorra e reserve.

03.- Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola, o louro e refogue até a cebola ficar macia. Junte os nacos de soja e o chouriço cortado em rodelas, deixe alourar, depois acrescente o tomate, o tomilho, o tabasco e mexa.

04.- Adicione ao tacho o grão e os legumes cozidos, a salsa picada, mexa e deixe tomar sabor, durante 5 minutos, em lume brando. Rectifique os temperos, se necessário, e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 07.Fev.2019

 

2

2546: Timbale de Esparguete com Cogumelos


ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de esparguete
– 200 g de champignons de Paris
– 1 lata de salsichas Frankfurt
– 6 ovos
– pão ralado com ervas finas q.b.
– queijo ralado q.b.
– 30 g de manteiga
– azeite em spray q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Se não tiver sobras de esparguete cozido, coza-o em água fervente, temperada com sal, um fio de azeite, durante 8 minutos. Escorra e reserve. Salteie os cogumelos num fio de azeite e alho picado. Escorra e reserve a gordura.

02.- Coloque no copo  as salsichas partidas ao meio e programe 2 Seg., Vel. 3. Retire e Reserve. No copo  limpo, coloque a manteiga e programe 2 Min., Temp. 80ºC., Vel. 2. Adicione 100 g de queijo ralado, as salsichas, o esparguete cozido cortado em pedaços, os ovos, os cogumelos salteados, o sal, a pimenta, envolva bem com a ajude da espátula e programe 2 Min., Temp. 80ºC., Vel. 1  Colher inversa.

03.- Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com azeite em spray e polvilhe com o pão ralado. Coloque na forma metade do preparado de esparguete, endireite com a ajuda de uma espátula, pressionando ligeiramente e polvilhe com queijo ralado. Cubra com o restante preparado de esparguete e polvilhe novamente com o queijo.

04.- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. No fim, se necessário, ligue o grill só para dourar. Sirva com uma juliana de legumes salteada na gordura onde salteou os cogumelos.

Timbale: nome genérico da preparação de carnes, massas ou aves em forma de bolo inglês.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Receitas Bimby 

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

Pequeno-almoço “científico”

– Não, não é nenhuma receita mas uma sugestão para um pequeno-almoço nutritivo e com bases científicas. Sim, científicas, porque ao contrário do que alguns médicos afirmam que ovos provocam problemas cardíacos, aumento de colesterol, blá, blá, blá, sigo o que os meus Avós diziam há mais de sessenta anos atrás que pode-se comer de tudo, sem exagero. Mas agora também tenho a confirmação por quem percebe da poda, através de um novo estudo conduzido na Escola de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, divulgado na publicação académica American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica): um ovo por dia só faz é bem, já que contribui para reduzir em mais de um terço o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

E a Associação Americana da Diabetes (ADA) admite que sim, por ser rico em proteína que sacia e demora a digerir, impedindo os açúcares de atingirem níveis perigosos para um diabético. Mais: ovos contêm biotina (ou vitamina B7), que ajuda a converter o que comemos em energia e a compensar o facto de o pâncreas dos diabéticos de tipo 2 não produzir insulina suficiente para controlar as quantidades de glucose na corrente sanguínea. Tudo bons motivos para a ADA indicar os ovos como uma das fontes proteicas que mais aprova, embora o estudo finlandês estabeleça o limite ideal em quatro por semana, não mais do que isso. Artigo este publicado no meu Blogue Portal da Saúde.

E quem sou eu para denegrir toda esta informação? Então hoje, para começar – não todos os dias, mas dia-sim, dia-não -, fiz o meu primeiro almoço com bases científicas, com uma tosta de ovo e um expresso – que também cientificamente está provado que faz muito bem a todo o sistema (também e quando não em excesso) -, que passo a discriminar de seguida.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo M
– umas gotas de molho de soja (evita o uso do sal)
– pimenta branca, alho moído, gengibre em pó e salsa picada q.b.
– 1 palito de delícias do mar
– 1 colher de café de margarina líquida
– duas fatias de pão de forma
– uma forma em aço inoxidável para hambúrgueres

Preparação:

01.- Num recipiente, bata o ovo temperado com o molho de soja, salsa, alho moído, gengibre, pimenta, adicione o palito de delícias do mar cortado em fatias finas e envolva.

02.- Numa frigideira anti-aderente ao lume (placa de indução a 200W~60ºC), coloque o anel de aço, no meio deite a margarina líquida, deixe derreter e verta o batido do ovo.

03.- Com a ajuda de uma espátula de silicone, vá soltando a mistura do ovo em redor do anel, para não colar.

04.- Quando vir que está pronto na base, retire o anel e com a espátula, vire o que passarei a chamar de hambúrguer de ovo, para o outro lado a fim de terminar a fritura. Coloque-a no meio das fatias de pão de forma e, se tiver na altura em stock, insira também uma folha de alface e uma rodela de tomate. Acompanhe com um expresso acabadinho de sair do máquina de café.

000-tempo-transp± 10′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico..

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2542: Bolo tipo Inglês sem Frutas

– Bolo tipo Inglês, sem frutas cristalizadas porque o orçamento é bastante reduzido, por isso e aliado ao estar hoje bastante em baixo psicologicamente, por andar a alimentar ladrões e pançudos do regime, o bolo não saiu lá muito bem, mas para o fim a que se destina, está bom.



ingredientes

Ingredientes:

– 4 ovos
– 150 g de açúcar
– 150 g de margarina
– 300 g de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 3 colheres de sopa de chocolate/cacau em pó
– raspa de meio limão
– 1 pitada de sal

Preparação:

01.- Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhe com farinha.

02.- Coloque no copo  o açúcar, os ovos e programe 2 Min., Vel. 5. Adicione a margarina e programe 10 Seg. à mesma velocidade.

03.- Junte ao copo  a farinha, o fermento, o sal, a raspa de limão, o chocolate e programe 15 Seg., Vel. 3. Verta o preparado para uma forma de bolo inglês .

04.- Leve ao forno durante cerca de 35~40 minutos dependendo do tipo de forno (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Desenforme, deixe arrefecer e sirva-se.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

(sem reportagem)

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 30.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2541: Grelhados de Frango com Limão e Ervas

– Uma refeição simples, saborosa, económica, rápida e que sabe sempre bem.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 emb. de Grelhados de Frango com Limão e Ervas
– 400 g de jardineira de legumes
– 1 colher de chá de alho moído
– 1 colher de chá de mostarda de Dijon
– 2 dl de azeite extra-virgem
– 2 gemas de ovo
– 2 colheres de chá de sumo de limão
– cebolinho q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação da jardineira de legumes:

01.- Coza a jardineira de legumes em água fervente, temperada com um fio de azeite e uma pitada de sal, durante 8~10 minutos, escorra e reserve.

 

 

Preparação do molho Aïoli:

02.- Num recipiente, bata bem as gemas com a ajuda da vara de arames, adicione o alho, a mostarda, aos poucos verta o azeite em fio batendo sempre até obter um creme homogéneo e leve. Misture o sumo de limão, tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao frigorífico até à altura de servir.

03.- Para preparar os Grelhados de Frango, siga as instruções da embalagem.

04.- Quando servir os Grelhados de Frango com Limão e Ervas, acompanhe com a guarnição de jardineira de legumes, envolvida no molho Aïoli e polvilhado com o cebolinho.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 29.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2538: Bolonhesa de Carne


ingredientes

Ingredientes:

– 200 ml de molho de natas para carne
– 500 g de carne picada
– 200 g de esparguete
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 g de tomate em cubos
– 50 ml de polpa de tomate com cebola e alho
– 50 ml de vinho branco
– azeite e orégãos q.b.
– 1 colher de chá de mix especiarias para carne
– 1 folha de louro
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01. – Num tacho ao lume, deite o azeite, a cebola, o alho, o louro e deixe refogar durante 5 minutos. Junte a carne e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta e orégãos.

02.- Adicione ao tacho o tomate em cubos, a polpa de tomate, o vinho branco, mexa bem e, logo que levantar fervura, reduza o lume, tape e deixe cozinhar durante 30 minutos. Nos últimos 5 minutos da cozedura, junte as natas.

03.- Entretanto, coza o esparguete em água fervente, temperada com sal e um fio de azeite. Assim que estiver cozido, escorra e junte ao preparado de carne.

04.- Sirva de seguida, polvilhado com queijo ralado Mozzarella.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Mimosa.

© 26.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2535: Aletria Doce com Chocolate e Baunilha


ingredientes

Ingredientes:

– 1 lt + 1 ½ dl de leite
– 200 g de açúcar
– 150 g de aletria
– 1 casca de limão
– 1 colher de sopa de chocolate em pó
– 1 colher chá de aroma de baunilha
– 1 pau de canela
– 1 pitada de sal
– 1 colher de sopa de margarina
– 4 colheres de sopa de farinha Custard
– canela em pó para polvilhar

Preparação:

01.- Coloque a borboleta  nas lâminas. Deite no copo  o leite, a casca do limão, a margarina, o sal, o pau de canela e programe 10 Min., Temp. 90ºC, Vel. Colher  , sem o copo no bocal da tampa.

02.- Adicione o açúcar, o chocolate, o aroma de baunilha e programe mais 15 Min., Temp. 90ºC, Vel. Colher . Com o robot em movimento, deite a aletria previamente partida pelo bocal, sem o copo medida.

03.- Entretanto, dissolva a farinha Custard no 1 ½ dl de leite, adicione ao copo  e programe 4 Min., Temp. 90ºC., Vel. Colher .

04.- Deite a aletria numa travessa, polvilhe com canela em pó e deixe arrefecer.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 23.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2529: Bifanas no Prato

– Faz hoje 53 anos que nasceu um bebé lindo, carequinha, com uma penugem loura na cabeça. Esse bebé cresceu e hoje é uma mulher linda. Pai babado tem de ser assim, Pena que a situação se encontre abaixo da linha vermelha, quer em saúde, quer orçamental, quer em disposição. Já não se encontra entre nós quem, neste dia, ajudava a alegrar a festa de Aniversários cá de casa. Vou fazer um Bolo de Aniversário, o mais simples possível e logo serão apagadas as velas dos 53 anos. Parabéns Vera!


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bifanas de porco
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de chá de óleo
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 colher de chá de pimentão doce
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 1 colher de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– mostarda q.b
– vinho branco q.b.
– 2 folhas de louro
– 1 colher de sopa de margarina
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere as bifanas umas horas antes da preparação com sal, pimenta, louro, alho, azeite e vinho branco.

02.- Numa frigideira ao lume, deite o azeite, o óleo, o cubo tempero e deixe aquecer em temperatura baixa. Junte o alho, o pimentão, a polpa de tomate, o vinho e deixe cozinhar durante 2 minutos, mexendo sempre até levantar fervura.

03.- Depois de levantar fervura, baixe um pouco o lume, coloque as bifanas na frigideira com a marinada. frite-as dos dois lados até estarem tenras.

04.- Quando estiverem quase prontas, adicione uma colher de sopa de margarina ao molho e mostarda a gosto, envolvendo bem. Acompanhe com uma guarnição de batatas fritas ou outra a gosto (apliquei Batatas Croquete no forno).

000-tempo-transp± 25′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 16.Jan.2019

0

2527: Alheira com Ovos Mexidos

– Como a alheira que tinha no frigorífico já estava quase a terminar o prazo de validade, tive de engendrar uma coisa muito simples para também aproveitar os pastéis de bacalhau da receita anterior.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 alheira
– 4 Ovos
– 100 g de cebola em rodelas
– ½ dl de azeite
– cebolinho e tomilho q.b.
– cominhos e salsa q.b.
– alho moído q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, o cubo tempero, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar um pouco até amolecer.

02.- Adicione a alheira à frigideira e deixe cozinhar até se desfazer, mexendo frequentemente.

03.- Num recipiente, bata os ovos, tempere com sal, alho moído, salsa picada, tomilho, cominhos e pimenta, adicione à frigideira e deixe cozinhar, mexendo sempre, em lume médio.

04.- Por fim, polvilhe com cebolinho picado e sirva acompanhado com fatias de pão caseiro (acompanhei com pastéis de bacalhau da receita anterior).

000-tempo-transp± 25′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 13.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2525: Pastéis de Bacalhau com Feijão Frade

Esta receita é um must na cozinha portuguesa e em muitos locais onde não se dispensa o uso do bacalhau, seja de que modo for preparado. Hoje, escolhi a preparação dos Pastéis de Bacalhau no robot TM 31 mais conhecido por Bimby e penso que apesar dos muitos anos que tenho este robot, nunca tinha preparado esta receita. Aqui fica.


ingredientes

Ingredientes:

– 50 g de cebola
– 20 g de salsa
– 300 g de bacalhau demolhado desfiado
– 300 g de água
– 200 g de batatas p/ fritar, cortadas em pedaços pequenos
– 2 ovos pequenos
– óleo p/ fritar q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Coloque no copo  a cebola e a salsa e pique 5 Seg., Vel 5. Adicione o bacalhau e programe 6 Seg., Vel 5. Retire e reserve.

02.- Coloque no copo  a água, as batatas, o sal e programe 15 Min., Varoma , Vel . Certifique-se que as batatas estão cozidas, escorra-as com a ajuda do cesto.

03.- Coloque no copo as batatas e programe 6 Seg., Vel. 4. Adicione os ovos, o bacalhau reservado, a pimenta e misture na Vel. 4 até que fique homogéneo.

04.- Faça os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo abundante. Retire e coloque sobre papel de cozinha absorvente para escorrer o óleo. Pode servir os pastéis de bacalhau como petisco ou como refeição principal com uma guarnição de arroz ou feijão-frade temperado com cebola picada, salsa e azeite extra-virgem.

– Dado que o preparado ficou um pouco pastoso, (depende do tipo de batata), adicionei no final, ao copo , 3 colheres de Fécula de Batata e programei mais 30 Seg., Vel. 4, para misturar bem. Depois levei o, preparado ao frigorífico até à hora de moldar e fritar (± 2 horas).

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Mundo de Receitas Bimby.

© 12.Jan.2019

 

2