2480: Esparguete Gratinado com Alheiras e Brócolos

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de esparguete
– 2 alheiras
– 200 g de floretes de brócolos
– 500 ml de molho bechamel de compra
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal marinho q.b.
– azeite para untar q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, deite-os para uma frigideira, leve ao lume e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo regularmente, até ficar uma mistura douradinha.

02.- Ligue o forno a 180ºC. Entretanto, coza o esparguete e os brócolos em água temperada com um fio de azeite e sal, durante 9 minutos e depois escorra.

03.- Unte um tabuleiro refractário com azeite, espalhe metade do esparguete pelo fundo, por cima disponha as alheiras, os brócolos e cubra com o resto do esparguete.

04.- Regue com o molho bechamel, polvilhe com o queijo Mozzarella ralado, salsa picada e leve ao forno até ficar douradinho. Retire do forno e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 12.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2473: Pataniscas de Camarão com Arroz de Grelos

ingredientes

Ingredientes:

– 250g de miolo de camarão congelado 100/200
– 3 ovos
– 200 g de farinha de trigo com fermento
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 dl de caldo de camarão (¹)
– 1 cubo caldo de marisco (¹)
– 500 ml de água (¹)
– 1 colher de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de leite
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– óleo alimentar para fritar q.b.
– sal marinho e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Coloque o miolo de camarão congelado num recipiente próprio. cubra com água e leve ao micro-ondas a 800W, durante 5 minutos. Escorra o miolo de camarão e reserve a água da cozedura. Num tachinho ao lume, deite a água reservada, o cubo marisco, deixe ferver e mexa até dissolver o cubo. Retire e reserve (é este o caldo de camarão).

02.- Numa tigela, misture a farinha, o azeite, o sal, a pimenta e os ovos. Mexa com a ajuda de uma vara de arames e a pouco e pouco adicione o caldo de marisco e por fim, o leite, mexendo muito bem. Adicione à massa a cebola, a salsa, o miolo de camarão previamente cortado em pedaços e envolva tudo muito bem. Se o polme ficar um pouco líquido, acrescente mais um pouco de farinha e misture até homogeneizar a mistura.

03.- Leve uma frigideira anti-aderente ao lume, deite o óleo a cobrir bem o fundo. Quando estiver quente (na placa de indução programei 800W~140ºC.), deite colheradas do polme no óleo e deixe alourar as pataniscas virando-as de ambos os lados.

04.- Retire as pataniscas da frigideira, deixe escorrer e coloque-as sobre papel absorvente de cozinha. Sirva de seguida com uma guarnição de Arroz de Grelos.

(¹) – o caldo de camarão é preparado com os 500ml de água da cozedura do miolo de camarão e um cubo caldo de camarão, ao qual se retiram depois 100 ml para juntar ao polme. 

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 02.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

2470: Bacalhau à Bruxa

– Não tinha nenhuma “fezada” nesta receita, podem crer! As bruxas andam à minha volta e fazer uma Bacalhau delas, foi arriscado mas valeu a pena porque não acredito em bruxas e o bacalhau ficou sensacional, palavra! A minha principal dúvida era o ter de colocar no tacho tudo em cru, por camadas… Mas nem o tacho nem a bruxa me deixaram apeado…

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 800 g de batatas
– 50 g de bacon (opcional)
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1,5 dl Azeite
– 3 colheres de sopa Vinagre (opcional)
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– louro moído q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau para quem utilizar bacalhau congelado desfiado. Descasque as cebolas, os dentes de alho e as batatas, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e as batatas em rodelas grossas.

02.- Num tacho ao lume, disponha metade da cebola, dos alhos e das batatas em camadas. Junte o bacalhau, polvilhe com a farinha, espalhe depois o bacon (opcional) cortado em pedacinhos  e junte o resto da cebola, dos alhos e das batatas, também em camadas.

03.- Tempere com sal e pimenta, adicione o louro, regue com o vinagre (opcional) e o azeite, tape o tacho e leve a lume brando durante 40 minutos.

04.- Retire o tacho do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp  fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 29.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2468: Leftover Tortilla

– Assim, com um título pomposo, já não choca tanto se tivesse escrito Tortilha de Sobras… Há quem ligue sobras a restos que deviam ir para o lixo, mas aqui em casa e por várias razões que a razão desconhece e motivos mais que pertinentes, nunca se utilizaram tanto as sobras de refeições do dia anterior (ou de mais…).


ingredientes

Ingredientes:

– 4 ovos
– sobras de recheio da curgete
– sobras de jardineira de legumes
– sobras de macarronete de vegetais
– ½ dl de leite
– 2 colheres de farinha com fermento
– salsa, alecrim, cominhos, q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– flor de sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Deite os ovos para uma tigela, tempere com sal, pimenta, ervas aromáticas e especiarias e bata muito bem com a ajuda da vara de arames.

02.- Unte uma tarteira (Pyrex) com um fio de azeite e espalhe com a ajuda de uma espátula de silicone. Ligue o forno (gás) a 180ºC.

03.- Adicione ao batido dos ovos, o leite, a farinha e misture muito bem até dissolver completamente. Junte depois as sobras mencionadas nos ingredientes, uma a uma (ou as que tiver no seu frigorífico) e misture até homogeneizar tudo.

04.- Verta o preparado anterior para a tarteira, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno por 30 minutos (dependendo do tipo de forno). Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 22.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2466: Curgete Recheada com Miolo de Ameijoa

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de Miolo de Ameijoa
– 1 curgete
– azeite q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 3 dentes de alho
– 200 g de tomate em cubos
– 1 cubo de tempero alho e coentros
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o Miolo de Ameijoa. Corte a curgete ao meio no sentido longitudinal, retire o interior com a ajuda de uma colher deixando aproximadamente ½ cm de espessura nos lados.

02.- Unte o interior com um fio de azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na altura e leve ao forno a 180°C por 20 minutos, (dependendo do tipo de forno).

03.- Entretanto, coloque um tacho ao lume com o azeite, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois o tomate, a salsa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione depois a polpa da curgete bem picada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o Miolo de Ameijoa, previamente cozido, envolva e desligue o lume.

04.- Recheie as duas metades da curgete com a mistura anterior, regue com um fio de azeite, polvilhe com o queijo ralado e leve a gratinar. Sirva de seguida com batatinhas assadas.

– Esta receita deu para 4 doses, ou seja, metade de cada metade da curgete satisfaz uma pessoa. Assim, no dia seguinte, utilizámos a outra metade de véspera e apenas assei no convector de halogéneo batatas em gomos pré-fritas, temperadas com uma pitada de sal, azeite. alho moído, pimentão-doce e ervas aromáticas. O resultado, no slideshow publicado a seguir.

000-tempo-transp± 35′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 20.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2464: Mistura de Legumes com Ovos Escalfados

– Uma receita simples, para gente simples…

© Apokalypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de ervilhas
– 750 g de jardineira de legumes
– 4 ovos
– 1 chouriço de carne pequeno
– 100 g de cebola em cubos
– 6 dentes de alho
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– caldo de cozer os legumes q.b.
– ½ dl de azeite
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 2 folhas de louro
– cominhos q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Coza os legumes de acordo com as instruções da embalagem, escorra e reserve a água da cozedura. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte a cebola, o alho cortado em fatias, as folhas de louro, o cubo tempero e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia.

02.- Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Junte as ervilhas, a jardineira de legumes, os cominhos, o caldo da cozedura dos legumes até cobrir o preparado, tempere com flor de sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até os legumes tomarem o gosto do caldo.

04.- Coloque os ovos separados por cima do preparado do tacho, tape e deixe cozinhar, em lume baixo, até os ovos ficarem escalfados. Retire do lume, polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

© Apokalypsus

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 16.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2463: Empadão de Atum com Champignons de Paris e Pimentos

© Apok@lypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 1 lata grande (270 g) de atum ao natural
– 200 g de champignons de Paris
– 200 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de cenoura em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– azeite q.b.
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cubo tempero alho e coentros
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– 1 colher de sopa de molho de soja
– molho de tabasco q.b.
– flor de sal q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– 1 pacote de flocos para puré

cook-check

Preparação:

01.- Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem dado que variam de marca para marca. Reserve. Desfaça o atum e reserve.

02.- Num tacho ao lume, deite azeite a cobrir o fundo, junte o cubo de tempero, o alho, a cebola, a salsa picada e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois a polpa de tomate aromatizada, os cubos de tomate, as tiras de pimentos, mexa e deixe cozinhar durante 3 minutos. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Adicione ao tacho os cogumelos, tempere com o molho de soja, tabasco, uma pitada de flor de sal e deixe cozinhar até os cogumelos ficarem macios.

04.- Junte ao preparado do tacho o puré de batata, envolva ligeiramente, verta para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 30 minutos ou até o queijo ficar douradinho (depende do tipo de forno). Retire do forno e sirva de seguida.

© Apok@lypsus

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 14.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2459: Mimos de Pescada com Molho de Cenoura

– Os ingredientes abaixo mencionados encontram-se um pouco desfasados com os mencionados no vídeo dado que tive de efectuar algumas alterações na altura da confecção e a parte inicial do vídeo já se encontrava editada.


ingredientes

Ingredientes:

– Mimos de Pescada q.b.
– 400 g de couves de Bruxelas
– 400 g de cenouras baby
– 2,5 dl vinho branco
– 200 ml de Molho de natas  para Vegetais
– 25 g de manteiga
– salsa fresca picada q.b.
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tempere os Mimos de Pescada com sal e pimenta. Unte um tabuleiro com a manteiga. Disponha o peixe no tabuleiro e regue com vinho branco. Leve ao forno (convector de halogéneo) a 175ºC, durante 20 minutos.

02.- Coza as couves de Bruxelas, as cenouras, escorra as cenouras e reduza-as a puré. Num tachinho, leve o puré ao lume com as natas, a manteiga e o molho do peixe. Deixe ferver até ficar espesso, mexendo sempre.

03.- Sirva os Mimos de Pescada regados com o molho de cenoura.

04.- Acompanhe com couves de Bruxelas, batata pré-frita em gomos e cenoura baby.

000-tempo-transp± 25′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 09.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2455: Feijoada de Frango

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango
– 1 chouriço de carne
– 1 lata grande de feijão branco
– 100 g de tomate em cubos
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 200 g de cenoura baby
– 100 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 dl de vinho branco
– cubo tempero alho e salsa
– 5 colheres de sopa de azeite
– 1 pitada de cominhos em pó
– 1 folha de louro
– 1 colher de chá de estragão
– paprika q.b.
– alho moído q.b.
– 2 colheres de sopa de massa de pimentão
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em cubos e coloque-os num recipiente. Tempere-os com sal, pimenta, paprika, massa de pimentão, estragão, alho moído e vinho branco, misture tudo muito bem e leve ao frigorífico umas horas antes de cozinhar ou de véspera. No dia, leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o cubo tempero, o frango com a marinada e deixe cozinhar até ficar douradinho. Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas.

02.- Adicione a cebola, o alho, a cenoura, o chouriço, o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione então o tomate, a polpa de tomate, o vinho branco, tempere com flor de sal e pimenta, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos.

03.- Junte depois ao tacho o feijão branco com o molho, os cominhos, mexa e deixe cozinhar mais 10 minutos.

04.- Retire do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada. Acompanhe com arroz branco se preferir.

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 03.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2452: Esparguete de Atum com Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 1 lata de atum grande
– 500 g de esparguete
– 200 g de champignons de Paris
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de tomate em cubos
– 100 g de cebola em cubos
– salsa fresca picada q.b.
– 1 dl de azeite
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, junte o tomate, a cebola, as tiras de pimentos, os cogumelos e deixe saltear. Tempere com sal e pimenta

02.- Coza o esparguete em água fervente temperada com um fio de azeite e sal, durante 8 minutos, escorra e reserve.

03.- Escorra o atum, desfaça-o com a ajuda de um garfo e acrescente ao preparado do tacho, envolvendo bem.

04.- Adicione aos poucos o esparguete ao preparado do tacho, polvilhe com a salsa picada, retire do lume e sirva de seguida.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 20′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 25.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2448: Bacalhau com Alheira Gratinado

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado
– 600 g de batatas
– 2 alheiras
– 200 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 400 ml de molho bechamel
– 150 ml de azeite
– 1 cubo tempero alho e salsa
– pão ralado com ervas aromáticas q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, a cebola, o alho. o cubo tempero e deixe cozinhar até a cebola amolecer. Acrescente o bacalhau e misture bem. Coza as batatas em água temperada com sal, escorra, deixe arrefecer, corte-as em meias-luas finas e reserve.

02.- Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, junte-as ao tacho, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até as alheiras ficarem bem desfeitas e misturadas. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Acrescente depois as batatas e envolva-as delicadamente no preparado do tacho. Adicione metade do molho bechamel, misture bem e deixe cozinhar, em lume muito brando, até começar a engrossar. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, adicione a salsa picada e envolva.

04.- Deite a mistura anterior num tabuleiro refractário e cubra com o restante bechamel. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva quente, polvilhado com mais salsa picada.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 45′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Site Teleculinária

© 21.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png