1456: Bolo Salgado de Sardinha e Pimento

ingredientes

Ingredientes:

– 2 latas de sardinha em óleo vegetal
– ½ pimento vermelho
– 250 g de farinha de trigo
– 4 ovos
– 1 dl de vinho branco
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó Royal
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– Sal e pimenta de misturas q.b.
– papel vegetal para forrar a forma

cook-check

Preparação:

1.- Escorra as sardinhas, corte-as ao meio, retire a espinha e reserve o óleo. Ligue o forno a 180ºC e forre uma forma para Bolo Inglês com o papel vegetal.
2.- Lave e retire as pevides e peles brancas ao pimento, corte-o em tirinhas e depois em cubos. Na tigela do robot misturador, deite a farinha, o fermento, uma pitada de sal, outra de pimenta, junte os ovos inteiros, o vinho, o óleo das sardinhas, coloque os garfos misturadores no robot e bata até ficar uma mistura homogénea. Adicione então o pimento em cubos e a salsa e volte a bater mais um pouco até homogeneizar.
3.- Deite uma camada de massa na forma, uma camada de sardinhas, outra de massa e assim sucessivamente até acabar sendo que a última camada é de massa.
4.- Leve ao forno durante 45 minutos, verifique a cozedura com um palito, desenforme e deixe arrefecer. Sirva em fatias.

70′   económico   8 doses  fácil

Nota do Apok@lypsus:
– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Hernâni Ermida, publicada no jornal Dica da Semana de 21/06/2012.

© 22.Jun.2012

cropped-logonew03_transp.png

0

151: Filetes de Sardinha Panados

FiletesSardinhaPanados01c

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 8 filetes de sardinha Pingo Doce
– sal marinho Pingo Doce
– alho moído q.b.
– sumo de limão q.b.
– pão ralado (*) q.b.
– 1 c. sopa de salsa picada
– 1 c. chá de orégãos secos
– farinha q.b.
– 1 ovo
– azeite para fritar q.b.

0-cozinha_150Preparação:

1.- Tempere os filetes de sardinha com sal marinho, alho e um pouco de sumo de limão. Passe os filetes de sardinha por farinha, depois pelo ovo batido e, por fim, pela mistura de pão ralado (*), salsa e orégãos.
2.- Aqueça o azeite numa frigideira funda e frite os filetes de sardinha até ficarem dourados de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente
3.- Sirva quentes ou frios. (N.A.: quentes são muito mais saborosos…)

– Pode acompanhar este prato com fatias finas de pão alentejano e salada de alface, tomate, pepino e pimentos assados, temperada com azeite e vinagre e aromatizada com orégãos e coentros picados.
– Pessoalmente, optei por um estufado de vegetais, feito no mesmo azeite de fritar os filetes e acrescentei, como tempero, uma colher de sopa de molho de soja e uma pitada de pimenta moída de 5 bagas (aproveitaram-se integralmente todos os ingredientes).

– Tempo: 25’ – Para 4 doses

Nota do Apok@lypsus:
Receita confeccionado em 04.Jul.2008

coz_transp
0-assinatura3a
logo_transparente

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

0