2539: Bacalhau Espiritual


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 500 g de pão de forma
– 1 kg de batatas
– 300 g de cenoura ripada
– 200 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 500 ml de bechamel
– ½ dl de azeite
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– noz-moscada q.b.
– salsa fresca picada
– sal e pimenta q.b.

 – produto congelado

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e depois coza-o em água temperada com sal, pimenta e noz-moscada. Retire, desfie e reserve a água da cozedura.

02.- Demolhe o pão na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve. Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozer em água temperada com sal. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, a cenoura e deixe refogar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione ao tacho o pão bem escorrido, as batatas escorridas, o bacalhau desfiado, a salsa e o molho bechamel. Rectifique temperos e envolva.

04.- Verta o preparado para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 28.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2524: Pastéis de Bacalhau com Feijão Frade

Esta receita é um must na cozinha portuguesa e em muitos locais onde não se dispensa o uso do bacalhau, seja de que modo for preparado. Hoje, escolhi a preparação dos Pastéis de Bacalhau no robot TM 31 mais conhecido por Bimby e penso que apesar dos muitos anos que tenho este robot, nunca tinha preparado esta receita. Aqui fica.


ingredientes

Ingredientes:

– 50 g de cebola
– 20 g de salsa
– 300 g de bacalhau demolhado desfiado
– 300 g de água
– 200 g de batatas p/ fritar, cortadas em pedaços pequenos
– 2 ovos pequenos
– óleo p/ fritar q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Coloque no copo  a cebola e a salsa e pique 5 Seg., Vel 5. Adicione o bacalhau e programe 6 Seg., Vel 5. Retire e reserve.

02.- Coloque no copo  a água, as batatas, o sal e programe 15 Min., Varoma , Vel . Certifique-se que as batatas estão cozidas, escorra-as com a ajuda do cesto.

03.- Coloque no copo as batatas e programe 6 Seg., Vel. 4. Adicione os ovos, o bacalhau reservado, a pimenta e misture na Vel. 4 até que fique homogéneo.

04.- Faça os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo abundante. Retire e coloque sobre papel de cozinha absorvente para escorrer o óleo. Pode servir os pastéis de bacalhau como petisco ou como refeição principal com uma guarnição de arroz ou feijão-frade temperado com cebola picada, salsa e azeite extra-virgem.

– Dado que o preparado ficou um pouco pastoso, (depende do tipo de batata), adicionei no final, ao copo , 3 colheres de Fécula de Batata e programei mais 30 Seg., Vel. 4, para misturar bem. Depois levei o, preparado ao frigorífico até à hora de moldar e fritar (± 2 horas).

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Mundo de Receitas Bimby.

© 12.Jan.2019

 

2

2523: Tarte de Bacalhau com Legumes e Natas


ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de bacalhau desfiado
– 200 g de champignons de Paris
– 5 ovos
– cenoura baby, feijão verde, grelos salteados com alho e juliana de legumes q.b.
– 200 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e coentros
– 200 ml de natas light
– 1 colher de sopa de coentros picados
– ½ dl de azeite
– 1 colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho)
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– tabasco e flor de sal q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, junte o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe alourar. Num outro tacho ao lume com água fervente, temperada com sal e um fio de azeite, coza os legumes durante 8 minutos (cenoura baby e feijão verde), escorra e reserve.

02.- Junte os cogumelos, a juliana de legumes, os grelos e o bacalhau desfiado ao tacho do refogado, tempere com flor de sal, tabasco e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até os cogumelos ficarem macios, mexendo de vez em quando.

03.- Numa tigela à parte bata os ovos com as natas, tempere com sal, coentros picados, adicione a Maizena e envolva até homogeneizar a mistura. Adicione ao tacho do preparado do bacalhau, cogumelos e legumes cozidos, a mistura dos ovos e envolva suavemente.

04.- Unte uma forma anti-aderente com um fio de azeite, verta o conteúdo da tigela com os ovos, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 25~30 minutos, dependendo do tipo de forno ou até alourar. Retire do forno e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 11.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2521: Lombos de Bacalhau no Forno ao Limão e Manteiga


ingredientes

Ingredientes:

– 2 Lombos de Bacalhau
– 4 batatas
– 1 limão
– manteiga q.b.
– 200 g de feijão verde cortado
– 2 ovos
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de alho picado

Preparação:

01.- Descongele os Lombos de Bacalhau, passe-os por água fria corrente e seque com papel absorvente. Ligue o forno a 200ºC. Coza o feijão verde em água temperada com sal, escorra e reserve. Descasque as batatas e coza-as juntamente com os ovos.

02.- A seguir, unte generosamente um tabuleiro refractário com manteiga, disponha os Lombos de Bacalhau com a pele para baixo (idealmente sem se tocarem) e coloque em cima de cada lombo duas a três metades de rodelas de limão e duas a três pequenas nozes de manteiga (consoante o tamanho do Lombo).

03.- Leve ao forno por 20 minutos aproximadamente, dependendo do forno. Entretanto, leve uma frigideira ao lume, deite o azeite, o alho picado e deixe alourar ligeiramente. Adicione o feijão verde cozido e salteie.

04.- Retire o bacalhau do forno e sirva com a guarnição de feijão-verde, ovos e batata cozida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp ± económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 07.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2513: Bacalhau de Consoada

– Deixei de celebrar esta época por motivos óbvios, mas isso não impede que publique uma ou mais receitas alusivas e tradicionais nesta quadra dos lares portugueses. Com variantes, hoje preparei um Bacalhau de Consoada apenas com uma nota negativa. Comprei Lombos de Bacalhau (congelados) da Pascoal (passe a PUB porque não me pagam para isso) e pensava eu que Lombos não tinham espinhas… Estes 4 lombos são realmente postas de bacalhau grossos, mas em meu entender, são postas e não lombos.

ingredientes

Ingredientes:

– 2 Lombos (postas) de bacalhau graúdo
– 2 batatas grandes
– 200 g de mistura de legumes (¹)
– 600 g de Trio de Choux Fleurettes (²)
– 1 lata de grão de bico cozido
– 1 cebola pequena
– 1 medida de tempero granulado para legumes
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– 1 ½ dl de azeite
– 4 dentes de alho
– 2 ovos
– flor de sal q.b.

  (¹) – ervilhas, feijão verde e cenouras:
(²) – brócolos, romanesco e couve-flor
As quantidades acima indicadas variam de acordo com o nº. de pax.

Preparação:

cook-check

01.- Descasque as batatas e corte-as em quatro. Leve um tacho com água ao lume, temperada com sal, junte as batatas e coza-as. A meio da cozedura, insira as postas de bacalhau (que deviam ser lombos) e deixe terminar o tempo.

02.- Leve outra panela com água ao lume, temperada com um fio de azeite, uma pitada de sal e uma medida de granulado tempero para legumes. Deixe levantar fervura, introduza todos os legumes e quando levantar novamente fervura, deixe cozinhar durante 9 minutos. Escorra e na água da cozedura, fora do lume, deite o grão escorrido para aquecer naturalmente.

03.- Leve também um tachinho com água ao lume, com uma pitada de sal e um fio de vinagre, introduza os ovos e quando levantar fervura, deixe cozinhar durante 10 minutos. Retire-os depois e coloque-os em água fria (a casca sai melhor). Pique a cebola com os coentros e reserve (utilizei um robot manual).

04.- Para finalizar, prepare o azeite aromatizado. Numa frigideira ao lume, deite o azeite, os dentes de alho esmagados e deixe ferver até os alhos ficarem dourados. Coloque as várias partes desta receita numa travessa (a minha é em forma de prato redondo), corte os ovos a gosto (rodelas, gomos ou palitos), salpique com a cebola picada com os coentros, emprate e regue com o azeite aromatizado.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil mas trabalhoso

Reportagem foto/vídeo em full HD 1080p:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 24.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2493: Pudim de Bacalhau e Grelos Salteados com Alho

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau lascado demolhado
– 750 g de grelos salteados com alho (*)
– 1 emb. de flocos para puré de batata
– 2 cebolas
– 1 colher de sopa de alho picado
– leite e noz-moscada q.b.
– 0,5 dl de azeite
– 2 ovos
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Prepare o puré de batata a partir dos flocos, adicionando a água, leite, manteiga e noz-moscada e pelo tempo indicados na embalagem (diferem entre as várias marcas de flocos para puré de batata, ou se preferir, faça o puré convencional a partir de batatas cozidas).

02.- Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas. Num tacho ao lume, deite o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois as lascas de bacalhau, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem cozinhadas. Apague o lume e reserve.

03.- Este tipo de grelos salteados com alho é um produto ultracongelado que pode ser preparado na frigideira adicionando 1 colher de sopa de azeite por cada 200g de grelos ou no micro-ondas durante 3 minutos. Ligue o forno a 180ºC.

04.- Num recipiente, bata os ovos. Ao tacho onde refogou a cebola, o alho e o bacalhau, adicione os grelos já preparados anteriormente e envolva bem. Ligue novamente o lume baixo e adicione o puré de batata e os ovos batidos, envolvendo tudo muito bem. Coloque o preparado num tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 29.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2490: Bacalhau à Moda de Lafões

– Esta receita foi adaptada da original por razões económicas e outras. As batatas foram preparadas à parte do bacalhau por preferência pessoal. Quem pretender seguir o original, tem o link directo para o site da Teleculinária.


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 500 g de batatas
– 2 ovos batidos
– 4 chalotas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 dl de azeite + azeite em spray q.b.
– sumo de limão q.b.
– vinho branco q.b.
– sal e pimenta q.b.
– farinha e pão ralado aromatizado q.b.

Preparação:

01.- Descasque e lave as batatas e as chalotas. Corte as batatas em gomos finos. Escalde as lascas de bacalhau em água a ferver. Disponha-as numa tigela, tempere com o sumo de limão, sal e pimenta, passe-as depois por farinha, ovo batido e pão ralado.

02.- Aqueça o forno a 180ºC. Coloque as lascas de bacalhau num tabuleiro de barro, à volta disponha as chalotas e o alho. Regue com o azeite, o vinho branco e sumo de limão.

03.- Leve ao forno a assar durante 40 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho (o tempo de assar depende do tipo de forno utilizado).

04.- Coloque os gomos de batata num Pyrex, tempere-os com sal, pimenta, pimentão-doce, tomilho, alecrim, estragão, regue tudo com azeite e misture bem. Leve ao forno (utilizei o convector de halogéneo) durante cerca de 30~40 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o bacalhau estiver assado, retire do tabuleiro para o prato, pulverize com azeite e sirva decorado a gosto com a guarnição de batatas.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 25.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2469: Bacalhau à Bruxa

– Não tinha nenhuma “fezada” nesta receita, podem crer! As bruxas andam à minha volta e fazer uma Bacalhau delas, foi arriscado mas valeu a pena porque não acredito em bruxas e o bacalhau ficou sensacional, palavra! A minha principal dúvida era o ter de colocar no tacho tudo em cru, por camadas… Mas nem o tacho nem a bruxa me deixaram apeado…

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 800 g de batatas
– 50 g de bacon (opcional)
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1,5 dl Azeite
– 3 colheres de sopa Vinagre (opcional)
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– louro moído q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau para quem utilizar bacalhau congelado desfiado. Descasque as cebolas, os dentes de alho e as batatas, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e as batatas em rodelas grossas.

02.- Num tacho ao lume, disponha metade da cebola, dos alhos e das batatas em camadas. Junte o bacalhau, polvilhe com a farinha, espalhe depois o bacon (opcional) cortado em pedacinhos  e junte o resto da cebola, dos alhos e das batatas, também em camadas.

03.- Tempere com sal e pimenta, adicione o louro, regue com o vinagre (opcional) e o azeite, tape o tacho e leve a lume brando durante 40 minutos.

04.- Retire o tacho do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp  fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 29.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0

2452: Bacalhau Cremoso com Camarão e Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado
– 250 g de miolo de camarão 80/100
– 500 ml de molho bechamel
– 100 gt de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 100 g de pimentos tricolor em tiras
– 200 g de Champignons de Paris
– 1 cubo tempero Alho, louro e pimentão
– 1 colher de sopa de manteiga
– molho de soja q.b.
– tabasco q.b.
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– azeite q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Coza o bacalhau e o miolo de camarão. Depois de cozido, desfie o bacalhau e reserve. Num tacho ao lume, deite o azeite, a manteiga, a cebola, o alho, o cubo tempero, os coentros e deixe refogar.

02.- Adicione os pimentos e os cogumelos ao tacho, tempere com o molho de soja, deixe saltear, envolvendo bem. Adicione depois o bacalhau e envolva. Acrescente metade do Béchamel e volte a envolver, deixando cozinhar até engrossar. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Num tabuleiros refractário, disponha o preparado do bacalhau, por cima distribua o miolo de camarão, cubra com o restante bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até gratinar (utilizei um Pyrex e convector de halogéneo 200º~175ºC – 25 minutos).

04.- Retire do forno, deixe repousar um pouco e sirva de seguida.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 27.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2447: Bacalhau com Alheira Gratinado

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado
– 600 g de batatas
– 2 alheiras
– 200 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 400 ml de molho bechamel
– 150 ml de azeite
– 1 cubo tempero alho e salsa
– pão ralado com ervas aromáticas q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, a cebola, o alho. o cubo tempero e deixe cozinhar até a cebola amolecer. Acrescente o bacalhau e misture bem. Coza as batatas em água temperada com sal, escorra, deixe arrefecer, corte-as em meias-luas finas e reserve.

02.- Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, junte-as ao tacho, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até as alheiras ficarem bem desfeitas e misturadas. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Acrescente depois as batatas e envolva-as delicadamente no preparado do tacho. Adicione metade do molho bechamel, misture bem e deixe cozinhar, em lume muito brando, até começar a engrossar. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, adicione a salsa picada e envolva.

04.- Deite a mistura anterior num tabuleiro refractário e cubra com o restante bechamel. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva quente, polvilhado com mais salsa picada.

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 45′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Site Teleculinária

© 21.Set.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

0

2439: Moqueca Rápida de Bacalhau

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de Bacalhau Desfiado
– 200 g de tomate em cubos
– 200 g de tiras de pimentos tricolor
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– azeite q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– 400 ml de leite de coco
– 1 colher de sopa de óleo de palma
– coentros frescos picados q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o Bacalhau Desfiado e reserve.

02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, o cubo tempero alho e coentros, a cebola, o alho e deixe amolecer a cebola. Junte o tomate, as tiras de pimentos e deixe cozinhar por 10 minutos.

03.- Adicione o leite de coco e cozinhe, em lume brando a médio, por mais 10 minutos. Adicione o óleo de palma, coentros picados, e mexa até levantar fervura. De seguida, acrescente o Bacalhau Desfiado bem escorrido, envolva e cozinhe, destapado, durante 5 minutos em lume médio/alto, mexendo de vez em quando.

04.- Acompanhe com uma guarnição de arroz Thai Jasmin ou Basmati, tudo generosamente salpicado com coentros picados.

– A moqueca, muqueca ou poqueca (do quimbundo mu’keka: ‘caldeirada de peixe’ ou do tupi pokeka: ‘fazer embrulho’) é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana.
No Brasil, é prato típico especialmente dos estados da Bahia, do Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Ceará apresentando variações regionais significativas. Pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos. Mais recentemente, criaram-se variações vegetarianas, substituindo-se o peixe por ingredientes como polpa de caju verde, banana-da-terra, jaca, palmito, cogumelos, tofu, berinjela, couve-flor, etc. (in Wikipedia)

00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 31.Ago.2018

cropped-logonew03_transp.png

0