
Ingredientes:
– 6 Vol-au-Vents para rechear
– 320 g de cogumelos frescos
– 160 g de alho francês (parte branca) em rodelas
– 200 g de Rolo de Seitan e Tofu com Ervas da Cemporcento
– 60 g de Vaqueiro Refogado
– 2 dl de natas de soja
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta q.b.
Preparação:
1.- Lave o alho francês, escorra-o e corte-o em rodelas finas. Leve uma frigideira ao lume com a Vaqueiro Refogado e deixe derreter, adicione depois as rodelas de alho francês e deixe cozinhar até que estas fiquem macias.
2.- Entretanto, lave os cogumelos, enxugue-os bem e corte-os em pedaços pequenos. Deite os cogumelos na frigideira e salteie-os mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta, reduza o lume, escorra o líquido da frigideira, volte a colocá-la no lume, adicione as natas, envolva com os cogumelos e deixe cozinhar.
3.- Entretanto, corte os Rolos de Seitan e Tofu com Ervas às rodelas e adicione-os à frigideira. Tempere com um pouco de sumo de limão e deixe cozinhar durante 3 minutos.
4.- Retire do lume e distribua o recheio pelos Vol-au-Vents, colocando uma rodela de Tofu e Seitan no fundo da caixa, depois encha com o recheio e encime com outra rodela de Tofu e Seitan.
5.- Aproveitando o recheio que sobra, coza arroz branco e depois envolva-o no recheio, levando a lume brando por uns 3 minutos, fazendo assim um arroz de Tofu e Seitan excelente para acompanhar os Vol-au-Vents.
– Tempo: 30’ – Para 6 doses
O que é o Tofu?
A partir dos grãos de soja elabora-se o queijo “O Tofu”. É uma proteína 100% vegetal de excelente qualidade, sendo uma alternativa integral à carne (seja ela qual for).
Segundo a Wikipédia, aqui está uma breve apresentação:
O tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e se apresenta com a forma de um quadrado branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O seu processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja.
Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc. Nutricionalmente tem um conteúdo protéico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos [N.W.- Aqui o autor deste texto esqueceu-se de mencionar que os macrobióticos também utilizam este produto].
Se prepara mediante a coagulação do chamado “leite de soja”, que é uma solução do extrato (ou “leite” ) de soja em água, que é prensado posteriormente para separar a parte líquida da sólida, de uma maneira semelhante a como se prepara o queijo a partir do leite.
Para a coagulação usa-se um coagulante, como nigari, ou cloreto de magnésio,. Também é usado o cloreto de cálcio. Pode ser preparado em pequena escala, domesticamente
O que é o Seitan?
É um produto preparado com farinha de trigo integral, transformado até se obter um produto pobre em amido e rico em glúten. É, por isso, um alimento muito proteíco para substituição da carne.
O que nos diz a Wikipédia sobre o Seitan:
O seitan ou glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu. Não está claro se a receita provém da Índia ou da China. O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária.
Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono. A massa lavada é então cozinhada com molho de soja (shoyu ou tamari) e ganha assim uma consistência dura.
Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias. O seitan é um óptimo substituto da carne e assemelha-se no aspecto. É um produto rico em fibras e minerais. Encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Geralmente o seu período de validade é de 2-3 semanas, no entanto pode congelar-se.
Preparação caseira de Seitan
Existem duas alternativas para preparar seitan caseiro: usando farinha de trigo integral ou usando farinha de glúten. A primeira farinha encontra-se em qualquer supermercado e é mais barata, mas o preço final do seitan é mais elevado. A segunda tem a vantagem de poupar muito tempo na preparação, de haver menos desperdícios (de farinha e água) e de tornar a sua confecção mais simples, mesmo para os menos experientes na cozinha.
Espero ter ajudado quem não conhecia estes produtos naturais, utilizados nos regimes alimentares macrobióticos (e penso que também nos vegetarianos. Digo penso, porque nesta área desconheço completamente este regime).

[Receita confeccionada em 07.Jan.2009]
0