2551: Potas Grelhadas à Provençal

ingredientes

Ingredientes:

– potas congeladas q.b.
– batatas q.b.
– 1 colher de café rasa de ervas de Provence
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 folha de louro
– azeite q.b.
– pimentão-doce q.b.
– tomilho, alho moído e alecrim q.b.
– sal marinho e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as potas, lave-as bem em água corrente e limpe-as. Separe os tentáculos das potas do saco. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione as potas, os tentáculos e grelhe até ficarem macias.

 

02.- Entretanto, lave muito bem as batatas em água corrente, dê-lhes um golpe na diagonal e coloque-as, com a casca, num recipiente de ir ao forno. Polvilhe-as com sal marinho, pimentão-doce, tomilho, alecrim, alho moído e regue tudo com azeite. Leve-as ao forno (utilizei o convector de halogéneo a 200ºC, durante cerca de 30 minutos).

03.- Quando as potas estiverem grelhadas, tempere-as com um pouco de sal, junte o alho picado, o louro, as ervas de Provence, o piripiri e regue tudo com azeite, se necessário. Tape o tacho e deixe ferver durante cerca de 5 minutos, virando as potas de vez em quando.

04.- Terminado o tempo para assar as batatas, dê-lhes um murro e reserve. Sirva as potas com a guarnição das batatas assadas e regue tudo com o azeite onde grelhou as potas. Acompanhe também com uma mistura de Cuscuz com Quinoa e Vegetais.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico..

[vasaioqrcode]

© 10.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2539: Bacalhau Espiritual


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 500 g de pão de forma
– 1 kg de batatas
– 300 g de cenoura ripada
– 200 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 500 ml de bechamel
– ½ dl de azeite
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– noz-moscada q.b.
– salsa fresca picada
– sal e pimenta q.b.

 – produto congelado

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e depois coza-o em água temperada com sal, pimenta e noz-moscada. Retire, desfie e reserve a água da cozedura.

02.- Demolhe o pão na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve. Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozer em água temperada com sal. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, a cenoura e deixe refogar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione ao tacho o pão bem escorrido, as batatas escorridas, o bacalhau desfiado, a salsa e o molho bechamel. Rectifique temperos e envolva.

04.- Verta o preparado para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 28.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2531: Ovos Mexidos com Chouriço e Batatas Viúva

– Em primeiro lugar, não considero uma receita mas um petisco improvisado para aqueles dias em que não me apetece preparar uma refeição mais trabalhada, por cansaço ou outras situações que fazem baixar a paciência para a cozinha. Depois, as batatas viúva, não sei qual a origem desse nome mas extraí de uma receita em espanhol que passou num vídeo publicado no Facebocas, onde entravam este tipo de batatas e apenas preparei-as do que me lembrei ter visto. Resultado: uma refeição ligeira, saborosa e sem muito trabalho.


ingredientes

Ingredientes:

– 3 ovos
– 6 batatas médias
– 1/2 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– alho moído, paprika, cominhos q.b.
– tomilho, orégãos, louro moído q.b.
– 1 chouriço de carne corrente
– margarina q.b.
– azeite q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– óleo para fritar q.b.
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– sal marinho e tabasco q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descasque, lave, escorra, corte as batatas em quartos pequenos e tempere-as com sal marinho. Tire a pele ao chouriço, corte-o em rodelas e reserve. Ligue o lume com a fritadeira e deixe aquecer o óleo (não utilizei a Actifry porque levaria mais tempo, embora o resultado fosse mais saudável). Quando o óleo estiver quente, deite as batatas no cesto e deixe fritar até ficarem lourinhas. Escorra-as, coloque-as numa travessa com papel de cozinha absorvente e reserve.

02.- Num wok ao lume com azeite, junte o cubo tempero, o alho, a cebola, a salsa e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois a polpa de tomate, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos. Tempere com as ervas aromáticas e as especiarias e mexa muito bem para envolver.

03.- Junte ao wok as batatas fritas, envolva no refogado e deixe tomar sabor durante 3 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Entretanto, coloque ao lume uma frigideira com a margarina, deixe derreter, adicione os ovos previamente batidos e temperados com sal, as rodelas de chouriço e mexa até os ovos ficarem num ponto semi-sólido.

04.- Retire os ovos da frigideira para o prato, junte as batatas viúva e saboreie este petisco simples que serve como refeição principal.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 18.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2521: Lombos de Bacalhau no Forno ao Limão e Manteiga


ingredientes

Ingredientes:

– 2 Lombos de Bacalhau
– 4 batatas
– 1 limão
– manteiga q.b.
– 200 g de feijão verde cortado
– 2 ovos
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de alho picado

Preparação:

01.- Descongele os Lombos de Bacalhau, passe-os por água fria corrente e seque com papel absorvente. Ligue o forno a 200ºC. Coza o feijão verde em água temperada com sal, escorra e reserve. Descasque as batatas e coza-as juntamente com os ovos.

02.- A seguir, unte generosamente um tabuleiro refractário com manteiga, disponha os Lombos de Bacalhau com a pele para baixo (idealmente sem se tocarem) e coloque em cima de cada lombo duas a três metades de rodelas de limão e duas a três pequenas nozes de manteiga (consoante o tamanho do Lombo).

03.- Leve ao forno por 20 minutos aproximadamente, dependendo do forno. Entretanto, leve uma frigideira ao lume, deite o azeite, o alho picado e deixe alourar ligeiramente. Adicione o feijão verde cozido e salteie.

04.- Retire o bacalhau do forno e sirva com a guarnição de feijão-verde, ovos e batata cozida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp ± económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada de uma receita publicada no site Pescanova.

[vasaioqrcode]

© 07.Jan.2019

 

1 Obrigado, Thank you

2518: Tiras de Pota à Lagareiro

– Há quatro anos atrás, precisamente em Janeiro de 2015, publiquei esta receita neste Blogue – que estou a reconstruir nos anos mais antigos e que tinham falta de imagens por motivo de mudanças de hosting -, e que hoje volto a repetir com algumas alterações. Uma excelente refeição que escolhi para a primeira receita deste Blogue no novo ano de 2019.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 400 g de batatinhas novas
– 1 ½ dl de azeite
– 8 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, tempere-as com pimenta preta moída na hora e as folhas de louro partidas ao meio. Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas finas. Ligue o forno a 220ºC.

02.- Lave as batatinhas, faça alguns furos com um garfo e leve-as a cozer em água com sal, durante cerca de 15 minutos. Num tabuleiro refractário, deite 1 dl de azeite, disponha as tiras de pota e as batatinhas já previamente cozidas e, por cima, as rodelas de dentes de alho e o restante azeite. Leve a assar no forno durante aproximadamente 20 minutos.

03.- Quando retirar o tabuleiro do forno, coloque as batatas escorridas numa tábua de cozinha e, uma a uma, tape com um pano e dê uma ligeira pancada com o punho fechado (para fazer a “batata a murro”). Volte a colocar as batatas no tabuleiro com as tiras de pota.

04.- Sirva de imediato e, se for necessário reforçar o tempero, aqueça mais ½ dl de azeite com 2 dentes de alho cortados às rodelas finas e uma folha de louro pequena.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada e baseada numa receita publicada no site da Pescanova.

[vasaioqrcode]

© 03.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

2517: Camarão Black Tiger no Forno com Molho de Ervas

Hoje – e não é por ser véspera de ano novo -, o vídeo mostra as actividades que ocorreram n’ A Cozinha do Avô Chico e da sua ajudante Vera. Produziram-se: Aletria Doce, Rabanadas Tradicionais e um petisco de comer e de chorar por mais – Camarão Black Tiger no Forno com Molho de Ervas Aromáticas -, que estava simplesmente fenomenal!

ingredientes

Ingredientes:

– 360 g de camarão black tiger 20/30 congelado
– 1 dl de azeite + 1 colher de sopa
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 6 gotas de tabasco
– 1 colher de café de caril em pó
– 3 colheres de sopa de mistura de ervas aromáticas picadas (¹)
– 2 colheres de chá de flor de sal
– 600 g de batatas pequenas
– 200 g de tiras de pimentos tricolor

(¹) – estragão, orégãos e tomilho

cook-check

Preparação:

01.- Misture 1 dl de azeite com a polpa de tomate, o tabasco, o caril, duas colheres de sopa ervas picadas e uma colher de chá de sal. Coloque o camarão tigre (previamente descongelados) numa tigela grande, deite por cima o preparado, mexa bem, tape com película aderente e deixe marinar cerca de uma hora.

02.- Ligue o forno a 220° C. Coza as batatas em água temperada com o restante sal.

03.- Disponha o camarão tigre com a marinada e os pimentos num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 10 minutos.

04.- Na altura de servir, corte as batatas ao meio, tempere-as com o restante azeite previamente misturado com as restantes ervas picadas e sirva-as a acompanhar o camarão.

000-tempo-transp± 35′ + 60′ marinar  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Pingo Doce.

[vasaioqrcode]

© 31.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2513: Bacalhau de Consoada

– Deixei de celebrar esta época por motivos óbvios, mas isso não impede que publique uma ou mais receitas alusivas e tradicionais nesta quadra dos lares portugueses. Com variantes, hoje preparei um Bacalhau de Consoada apenas com uma nota negativa. Comprei Lombos de Bacalhau (congelados) da Pascoal (passe a PUB porque não me pagam para isso) e pensava eu que Lombos não tinham espinhas… Estes 4 lombos são realmente postas de bacalhau grossos, mas em meu entender, são postas e não lombos.

ingredientes

Ingredientes:

– 2 Lombos (postas) de bacalhau graúdo
– 2 batatas grandes
– 200 g de mistura de legumes (¹)
– 600 g de Trio de Choux Fleurettes (²)
– 1 lata de grão de bico cozido
– 1 cebola pequena
– 1 medida de tempero granulado para legumes
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– 1 ½ dl de azeite
– 4 dentes de alho
– 2 ovos
– flor de sal q.b.

  (¹) – ervilhas, feijão verde e cenouras:
(²) – brócolos, romanesco e couve-flor
As quantidades acima indicadas variam de acordo com o nº. de pax.

Preparação:

cook-check

01.- Descasque as batatas e corte-as em quatro. Leve um tacho com água ao lume, temperada com sal, junte as batatas e coza-as. A meio da cozedura, insira as postas de bacalhau (que deviam ser lombos) e deixe terminar o tempo.

02.- Leve outra panela com água ao lume, temperada com um fio de azeite, uma pitada de sal e uma medida de granulado tempero para legumes. Deixe levantar fervura, introduza todos os legumes e quando levantar novamente fervura, deixe cozinhar durante 9 minutos. Escorra e na água da cozedura, fora do lume, deite o grão escorrido para aquecer naturalmente.

03.- Leve também um tachinho com água ao lume, com uma pitada de sal e um fio de vinagre, introduza os ovos e quando levantar fervura, deixe cozinhar durante 10 minutos. Retire-os depois e coloque-os em água fria (a casca sai melhor). Pique a cebola com os coentros e reserve (utilizei um robot manual).

04.- Para finalizar, prepare o azeite aromatizado. Numa frigideira ao lume, deite o azeite, os dentes de alho esmagados e deixe ferver até os alhos ficarem dourados. Coloque as várias partes desta receita numa travessa (a minha é em forma de prato redondo), corte os ovos a gosto (rodelas, gomos ou palitos), salpique com a cebola picada com os coentros, emprate e regue com o azeite aromatizado.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil mas trabalhoso

Reportagem foto/vídeo em full HD 1080p:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 24.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2508: Bifinhos de Porco com Vinho do Porto e Mostarda de Dijon

– Uma sugestão para uma refeição rápida, extremamente saborosa e económica.

ingredientes

Ingredientes:

– 400 g de lombinhos de porco
– 500 g de batata para assar
– 100 ml de azeite
– 1 cubo tempero para bifes
– 1 colher de sopa de mostarda Dijon
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– salsa fresca picada q.b.
– 1 cálice de vinho do porto
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num recipiente, coloque o sal, azeite, pimenta de misturas, mostarda de Dijon e a massa de pimentão. Com a ajuda de uma espátula, pincele a carne dos dois lados com esta massa e deixar marinar durante algumas horas, num tabuleiro.

02.- Lave e corte as batatas em gomos, com pele, coloque-os num Pyrex, tempere-os com sal, alho moído, pimentão-doce moído, cominhos, alecrim e regue com azeite. Leve ao forno (utilizei o convector de halogéneo) e deixe assar até ficarem douradinhos.

03.- Numa frigideira ao lume, deite um fio de azeite, o cubo tempero, frite os bifinhos dos dois lados e, no final, adicione o vinho do Porto e deixe tomar sabor, virando de novo a carne.

04.- Retire os bifinhos da frigideira para o prato, polvilhe com a salsa picada e acompanhe com as batatas assadas, regando depois com o molho.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 18.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

2494: Alheiras Assadas no Forno com Batatas, Grelos Salteados e Ovos Estrelados

– A alheira é um enchido tradicional na culinária portuguesa. Os ingredientes principais são a carne de aves ou caça, o pão, o azeite, a banha, o alho e o colorau. Como já é tão bem temperada e tem gordura adicionada, basta levar a alheira ao forno, sem qualquer tempero que ficará óptima para servir em qualquer refeição.


ingredientes

Ingredientes:

– alheiras de caça q.b. (½ ou uma por pessoa)
– 200 g de grelos salteados com alho q.b.
– batatas q.b.
– ovos q.b. (um por pessoa)
– azeite q.b.
– ervas aromáticas q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Pique as alheiras com um garfo ou palito, dos dois lados, para que não rebentem. Coloque uma folha de alumínio em cima da grelha do forno e por cima disponha as alheiras.

02.- Ligue o forno a 200ºC (no meu caso, convector de halogéneo). e deixe assar as alheiras cerca de 30 minutos (15 minutos de cada lado) ou até que as alheiras fiquem cozinhadas.

03.- Entretanto, descasque as batatas, corte-as em gomos, coloque-as num Pyrex e tempere-as com sal, pimenta, pimentão-doce, alecrim, tomilho, orégãos e regue tudo com azeite, mexendo a fim de envolver as batatas e os temperos. Leve ao forno a 180º,C durante cerca de 30 minutos (dependendo do tipo de forno utilizado) ou até estarem douradinhas.

04.- Como os grelos já estão previamente salteados com alho (produto ultra-congelado), leve-os ao lume numa frigideira com 3 colheres de azeite e deixe descongelar, mexendo frequentemente. Estrele os ovos numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite ou água e tem uma deliciosa refeição pronta.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

[vasaioqrcode]

© 30.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

2

2490: Bacalhau à Moda de Lafões

– Esta receita foi adaptada da original por razões económicas e outras. As batatas foram preparadas à parte do bacalhau por preferência pessoal. Quem pretender seguir o original, tem o link directo para o site da Teleculinária.


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 500 g de batatas
– 2 ovos batidos
– 4 chalotas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 3 dl de azeite + azeite em spray q.b.
– sumo de limão q.b.
– vinho branco q.b.
– sal e pimenta q.b.
– farinha e pão ralado aromatizado q.b.

Preparação:

01.- Descasque e lave as batatas e as chalotas. Corte as batatas em gomos finos. Escalde as lascas de bacalhau em água a ferver. Disponha-as numa tigela, tempere com o sumo de limão, sal e pimenta, passe-as depois por farinha, ovo batido e pão ralado.

02.- Aqueça o forno a 180ºC. Coloque as lascas de bacalhau num tabuleiro de barro, à volta disponha as chalotas e o alho. Regue com o azeite, o vinho branco e sumo de limão.

03.- Leve ao forno a assar durante 40 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho (o tempo de assar depende do tipo de forno utilizado).

04.- Coloque os gomos de batata num Pyrex, tempere-os com sal, pimenta, pimentão-doce, tomilho, alecrim, estragão, regue tudo com azeite e misture bem. Leve ao forno (utilizei o convector de halogéneo) durante cerca de 30~40 minutos, mexendo de vez em quando. Quando o bacalhau estiver assado, retire do tabuleiro para o prato, pulverize com azeite e sirva decorado a gosto com a guarnição de batatas.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

[vasaioqrcode]

© 25.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

1 Obrigado, Thank you

2469: Bacalhau à Bruxa

– Não tinha nenhuma “fezada” nesta receita, podem crer! As bruxas andam à minha volta e fazer uma Bacalhau delas, foi arriscado mas valeu a pena porque não acredito em bruxas e o bacalhau ficou sensacional, palavra! A minha principal dúvida era o ter de colocar no tacho tudo em cru, por camadas… Mas nem o tacho nem a bruxa me deixaram apeado…

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 800 g de batatas
– 50 g de bacon (opcional)
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1,5 dl Azeite
– 3 colheres de sopa Vinagre (opcional)
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– louro moído q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau para quem utilizar bacalhau congelado desfiado. Descasque as cebolas, os dentes de alho e as batatas, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e as batatas em rodelas grossas.

02.- Num tacho ao lume, disponha metade da cebola, dos alhos e das batatas em camadas. Junte o bacalhau, polvilhe com a farinha, espalhe depois o bacon (opcional) cortado em pedacinhos  e junte o resto da cebola, dos alhos e das batatas, também em camadas.

03.- Tempere com sal e pimenta, adicione o louro, regue com o vinagre (opcional) e o azeite, tape o tacho e leve a lume brando durante 40 minutos.

04.- Retire o tacho do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp  fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

[vasaioqrcode]

© 29.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

0