855: Pudim de Bacalhau com Coentros

Ingredientes:

– 600 g de bacalhau (4 postas)
– 1 kg de batatas
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 300 g de cebola picada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 0,5 dl de azeite
– sal e pimenta q.b.
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– 1 cubo Knorr Peixe

Preparação:

1.- Coza as batatas em água temperada com sal e o bacalhau à parte, em água temperada com um cubo Knorr Peixe. Reserve esta água para cozer os legumes da guarnição. (Se cozer as batatas na TM 31 = 0,5 lt de água, 1 kg de batatas cortadas aos bocados, sal e pimenta q.b. e programar 35 Min., Temp. 90º., Vel. Colher Inversa. Escorrer as batatas, colocá-las de novo no copo, juntar a manteiga e triturar 40 Seg., Vel. 6-7-8). Ligue o forno a 180º.
2.- Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie-o. Num tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar macia. Adicione o bacalhau desfiado e os coentros, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Adicione a batata triturada ao preparado de bacalhau, rectifique temperos e envolva tudo de novo. Deite a mistura num Pyrex, polvilhe com o queijo Mozzarella e leve ao forno durante 10 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva com uma guarnição de legumes cozidos.

Informação Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da Zézinha do Blogue A Cozinha da Risonha, com o nome de Rolo de Bacalhau.
– Dado que a mistura não deu para fazer o rolo devido a não ter textura suficiente, decidi alterar a receita, para a forma de um Pudim, que também ficou excelente.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 13.Dez.2009]

0