2471: Juliana de Frango no Forno

ingredientes

Ingredientes:

– 2 peitos de frango (ou equivalente em bifes)
– 1 couve coração
– 200 g de Champignons de Paris
– 2 cenouras
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de natas culinária
– 1 dl de azeite
– queijo ralado q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– louro moído q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– sal e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Corte os peitos de frango em tiras finas e depois em cubos. Corte igualmente a couve em tiras finas (tipo juliana), lave-as e escorra-as. Descasque as cenouras e rale-as.

02.- Leve ao lume um tacho com metade do azeite, o cubo tempero, o alho, deixe aquecer, junte os cubos de frango, tempere com sal, pimenta, louro moído, molho de soja e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Retire os cubos para uma tigela e reserve. Adicione o resto do azeite  ao tacho, deixe aquecer, junte os cogumelos e deixe-os amolecer um pouco. De seguida adicione a couve em juliana e a cenoura ralada, misture muito bem e deixe cozinhar até ficar sem líquido. Adicione novamente a carne e misture. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Deite o preparado do tacho para um tabuleiro refractário, regue com as natas, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 20~30 minutos (dependendo do tipo de forno).

04.- Retire do forno e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 30.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2470: Bacalhau à Bruxa

– Não tinha nenhuma “fezada” nesta receita, podem crer! As bruxas andam à minha volta e fazer uma Bacalhau delas, foi arriscado mas valeu a pena porque não acredito em bruxas e o bacalhau ficou sensacional, palavra! A minha principal dúvida era o ter de colocar no tacho tudo em cru, por camadas… Mas nem o tacho nem a bruxa me deixaram apeado…

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 800 g de batatas
– 50 g de bacon (opcional)
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1,5 dl Azeite
– 3 colheres de sopa Vinagre (opcional)
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– louro moído q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau para quem utilizar bacalhau congelado desfiado. Descasque as cebolas, os dentes de alho e as batatas, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e as batatas em rodelas grossas.

02.- Num tacho ao lume, disponha metade da cebola, dos alhos e das batatas em camadas. Junte o bacalhau, polvilhe com a farinha, espalhe depois o bacon (opcional) cortado em pedacinhos  e junte o resto da cebola, dos alhos e das batatas, também em camadas.

03.- Tempere com sal e pimenta, adicione o louro, regue com o vinagre (opcional) e o azeite, tape o tacho e leve a lume brando durante 40 minutos.

04.- Retire o tacho do lume e sirva de seguida polvilhado com salsa picada.

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp  fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Site Teleculinária.

© 29.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2469: Bifes de Frango Recheados com Farinheira

ingredientes

Ingredientes:

– 6 bifes de frango
– 1 farinheira
– 4 dentes de alho
– 3 colheres de sopa de azeite
– tomilho q.b.
– 1 folha de louro
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Bata a carne com um martelo próprio para o efeito, coloque os bifes num tabuleiro e tempere-os com o tomilho, o sumo de limão, sal e pimenta. Leve ao frigorífico até à hora da confecção.

02.- Retire a pele à farinheira e divida-a em 6 pedaços mais ou menos iguais. Coloque um pedaço na extremidade de cada bife, enrole e prenda com um palito. (¹)

03.- Leve ao lume um tacho com o azeite, o louro e os alhos picados. Junte os bifes e deixe fritar, em lume baixo, mantendo o tacho tapado e agitando-a de vez em quando. (²)

04.- Cerca de 10 minutos depois, retire o tacho do lume (no forno foram 20 minutos a 180ºC). Retire os palitos dos bifes e sirva de imediato com uma guarnição de arroz de ervilhas.

(¹) – O talhante que cortou estes bifes foi à laia de martelada. Com buracos, não dando hipóteses a um rolo perfeito com a farinheira. (²) Por isso, em vez de os fritar, levei-os ao forno.

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 27.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2468: Leftover Tortilla

– Assim, com um título pomposo, já não choca tanto se tivesse escrito Tortilha de Sobras… Há quem ligue sobras a restos que deviam ir para o lixo, mas aqui em casa e por várias razões que a razão desconhece e motivos mais que pertinentes, nunca se utilizaram tanto as sobras de refeições do dia anterior (ou de mais…).


ingredientes

Ingredientes:

– 4 ovos
– sobras de recheio da curgete
– sobras de jardineira de legumes
– sobras de macarronete de vegetais
– ½ dl de leite
– 2 colheres de farinha com fermento
– salsa, alecrim, cominhos, q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– flor de sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Deite os ovos para uma tigela, tempere com sal, pimenta, ervas aromáticas e especiarias e bata muito bem com a ajuda da vara de arames.

02.- Unte uma tarteira (Pyrex) com um fio de azeite e espalhe com a ajuda de uma espátula de silicone. Ligue o forno (gás) a 180ºC.

03.- Adicione ao batido dos ovos, o leite, a farinha e misture muito bem até dissolver completamente. Junte depois as sobras mencionadas nos ingredientes, uma a uma (ou as que tiver no seu frigorífico) e misture até homogeneizar tudo.

04.- Verta o preparado anterior para a tarteira, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno por 30 minutos (dependendo do tipo de forno). Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 22.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2467: Frango no Tacho com Macarronete de Vegetais

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de macarronete de vegetais (tricolor)
– 2 peitos de frango
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 100 g de cebola em cubos
– 3 dentes de alho
– 1 cubo tempero alho e coentros
– azeite q.b.
– vinho branco q.b.
– pimentão-doce, alho moído e cominhos q.b.
– tomilho, estragão e alecrim q.b.
– flor de sal e pimenta preta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- De véspera ou no dia, corte os peitos de frango em tiras e depois em cubos pequenos, deite-os para uma tigela e tempere-os com sal, pimenta, alho moído, pimentão-doce, cominhos, tomilho, estragão, alecrim, vinho branco e envolva tudo muito bem até ficar uma mistura homogénea. Leve ao frigorífico até à altura de confeccionar a receita.

02.- Coza a massa em água fervente, temperada com sal e um fio de azeite, durante 10 minutos (ou pelo tempo indicado na embalagem), escorra e reserve.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, junte a cebola, o alho previamente laminado, o cubo tempero e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois a passata de tomate, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.

04.- Junte ao tacho os pedaços de frango com a marinada, envolva no refogado e deixe cozinhar até o frango ganhar cor, mexendo regularmente. Finalmente, adicione a massa aos poucos, envolvendo no preparado do frango. Não utilizei a massa toda, por isso é conveniente ir juntando aos poucos até ficar uma mistura equilibrada ou então cozer menos massa. O resto da massa que sobrou, servirá para outra refeição. Depois da massa envolvida com o frango, se estiver seco pode adicionar um pouco de água quente e deixe em lume baixo, com o tacho tapado, durante mais 3 minutos para a massa ganhar sabor. Sirva de seguida.

000-tempo-transp± 45′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

– O foto-vídeo da receita será aqui colocado em breve.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 21.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2466: Curgete Recheada com Miolo de Ameijoa

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de Miolo de Ameijoa
– 1 curgete
– azeite q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 3 dentes de alho
– 200 g de tomate em cubos
– 1 cubo de tempero alho e coentros
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o Miolo de Ameijoa. Corte a curgete ao meio no sentido longitudinal, retire o interior com a ajuda de uma colher deixando aproximadamente ½ cm de espessura nos lados.

02.- Unte o interior com um fio de azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na altura e leve ao forno a 180°C por 20 minutos, (dependendo do tipo de forno).

03.- Entretanto, coloque um tacho ao lume com o azeite, o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois o tomate, a salsa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione depois a polpa da curgete bem picada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o Miolo de Ameijoa, previamente cozido, envolva e desligue o lume.

04.- Recheie as duas metades da curgete com a mistura anterior, regue com um fio de azeite, polvilhe com o queijo ralado e leve a gratinar. Sirva de seguida com batatinhas assadas.

– Esta receita deu para 4 doses, ou seja, metade de cada metade da curgete satisfaz uma pessoa. Assim, no dia seguinte, utilizámos a outra metade de véspera e apenas assei no convector de halogéneo batatas em gomos pré-fritas, temperadas com uma pitada de sal, azeite. alho moído, pimentão-doce e ervas aromáticas. O resultado, no slideshow publicado a seguir.

000-tempo-transp± 35′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 20.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2465: Carbonara com Salsichas e Cogumelos

ingredientes

Ingredientes:

– 300 g de esparguete
– 200 g de cogumelos laminados
– 3 dentes de alho
– 1 chouriço de carne pequeno
– ½ chouriço mouro
– 3 salsichas grandes de aves
– 200 ml de natas light
– 3 colheres de sopa de molho para massa napolitana (¹)
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– ½ dl de azeite
– 1 colher de sopa de molho de soja
– tabasco q.b.
– flor de sal q.b.
(¹) – molho de tomate com vegetais

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele aos chouriços e corte-os em rodelas finas. Corte o alho em fatias.

02.- Escorra as salsichas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Coza o esparguete em água temperada com sal e um fio de azeite, escorra e reserve.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite. o cubo tempero, o alho, deixe aquecer, adicione os cogumelos, as rodelas de chouriços, tempere com o molho de soja, o tabasco e deixe saltear até os cogumelos ficarem macios.

04.- Junte aos poucos o esparguete ao preparado do tacho, o molho de tomate e envolva bem. Adicione então as natas, deixe cozinhar até começar a engrossar, retire do lume e sirva com as salsichas por cima.

000-tempo-transp± 25′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 18.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

 

2464: Mistura de Legumes com Ovos Escalfados

– Uma receita simples, para gente simples…

© Apokalypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de ervilhas
– 750 g de jardineira de legumes
– 4 ovos
– 1 chouriço de carne pequeno
– 100 g de cebola em cubos
– 6 dentes de alho
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– caldo de cozer os legumes q.b.
– ½ dl de azeite
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 2 folhas de louro
– cominhos q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Coza os legumes de acordo com as instruções da embalagem, escorra e reserve a água da cozedura. Leve um tacho ao lume com o azeite, junte a cebola, o alho cortado em fatias, as folhas de louro, o cubo tempero e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia.

02.- Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Junte as ervilhas, a jardineira de legumes, os cominhos, o caldo da cozedura dos legumes até cobrir o preparado, tempere com flor de sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até os legumes tomarem o gosto do caldo.

04.- Coloque os ovos separados por cima do preparado do tacho, tape e deixe cozinhar, em lume baixo, até os ovos ficarem escalfados. Retire do lume, polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

© Apokalypsus

000-tempo-transp± 30′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 16.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2463: Empadão de Atum com Champignons de Paris e Pimentos

© Apok@lypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 1 lata grande (270 g) de atum ao natural
– 200 g de champignons de Paris
– 200 g de pimentos tricolor em tiras
– 100 g de cenoura em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– azeite q.b.
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cubo tempero alho e coentros
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– 1 colher de sopa de molho de soja
– molho de tabasco q.b.
– flor de sal q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– 1 pacote de flocos para puré

cook-check

Preparação:

01.- Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem dado que variam de marca para marca. Reserve. Desfaça o atum e reserve.

02.- Num tacho ao lume, deite azeite a cobrir o fundo, junte o cubo de tempero, o alho, a cebola, a salsa picada e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione depois a polpa de tomate aromatizada, os cubos de tomate, as tiras de pimentos, mexa e deixe cozinhar durante 3 minutos. Ligue o forno a 180ºC.

03.- Adicione ao tacho os cogumelos, tempere com o molho de soja, tabasco, uma pitada de flor de sal e deixe cozinhar até os cogumelos ficarem macios.

04.- Junte ao preparado do tacho o puré de batata, envolva ligeiramente, verta para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 30 minutos ou até o queijo ficar douradinho (depende do tipo de forno). Retire do forno e sirva de seguida.

© Apok@lypsus

000-tempo-transp± 50′   000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação exclusiva de Apok@lypsus.

© 14.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2462: Bolo de Limão

– Ontem, foi o Bolo de Cenoura na Caneca e no Microondas. Hoje, é um Bolo de Limão com um travo a baunilha, mas no forno clássico. Tudo o que não é demais, não faz mal…

© Apok@lypsus

ingredientes

Ingredientes:

– 1 limão
– 150 g de açúcar
– 110 g de farinha de trigo
– 100 g de manteiga
– 3 ovos
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 3 gotas de aroma de baunilha
– margarina para untar
– farinha para polvilhar

Preparação:

01.- Raspe a casca do limão e depois esprema-lhe o sumo, reservando tudo. Ligue o forno a 180ºC.

02.- Bata os ovos com o açúcar até ficarem esbranquiçados. Junte a farinha peneirada e o fermento, envolva e, de seguida, adicione a manteiga e bata muito bem. Por fim, junte a raspa. o sumo do limão, o aroma de baunilha e envolva tudo muito bem.

03.- Coloque a massa numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

04.- Retire, desenforme, deixe amornar e sirva de seguida.

– O bolo ficou baixinho dado que a forma de chaminé também era grande. Se a forma tivesse um tamanho menor, o bolo ficaria mais alto. Fica a dica para quem tiver mais de um tamanho destas formas. A massa foi batida com uma vara de arames. Na batedeira dá menos trabalho e puxa menos pelo braço mas lembrei-me de uma máxima da minha Avó que dizia que toda a massa de bolo está pronta a ir ao forno depois de começar a fazer bolhas. É que naquele tempo não existiam batedeiras eléctricas e os bolos eram feitos com esforço braçal…

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico   000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 14.Out.2018

cropped-logonew03_transp.png

2461: Bolo de Cenoura na Caneca e no Microondas

– Tive de alterar a receita original apenas nos tempos de microondas porque depende da potência máxima da máquina, dado que uns têm mais potência que outros. O meu, como tem 900W, tive de dar 4 minutos.

ingredientes

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de cenoura ralada
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 4 colheres de sopa de óleo de girassol
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 ovo
– 1 pitada de sal
– canela (se não utilizar a cobertura de chocolate)

Para a cobertura:

– 100 g de chocolate negro em tablete
– 1/2 lata de leite condensado

Preparação:

01.- Escolha 2 canecas com capacidade para 300 a 350 ml cada. Reserve.

02.- Numa tigela, deite os ingredientes um a um e misture-os até a massa ficar bem homogénea.

03.- Distribua a massa pelas canecas, de modo a atingir apenas metade da altura. Leve ao micro-ondas, na potência alta, durante 2 minutos (4 minutos para os micros de 900W).

04.- Prepare a cobertura: parta o chocolate em pedaços e derreta-os no micro-ondas. Junte o leite condensado e mexa bem. Deite sobre os bolos, na caneca, e sirva.

– Utilizei apenas uma caneca grande onde couberam os ingredientes desta receita. Pode também utilizar uma tigela pequena.

000-tempo-transp± 7” 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 18.Ago.2018

cropped-logonew03_transp.png