2502: Coscorões à Moda Antiga

– Os coscorões são fritos tradicionais de Natal e Carnaval em Portugal, estando também muito presentes nos encontros semanais das colectividades e associações recreativas do país.

Existem algumas variantes da receita tradicional aqui apresentada, embora não difiram muito. Basicamente, os coscorões consistem em massa com sumo de laranja, em forma de rectângulos, que é frita e polvilhada com açúcar e canela. E em vez de aguardente, utilizei vinho do Porto.

Não efectuei o vídeo desta receita porque é difícil fazer tudo ao mesmo tempo e quando se tem de por a “mão na massa”, então ainda pior dado que não tenho operador de câmara privativo…  😆 Fica apenas a parte final da receita. É pena que a Teleculinária não disponibilize o link para o vídeo – desconheço as razões de tal procedimento -, mas quem pretender ver é seguir o link abaixo.

– Desde há 3 anos a esta data que não celebro o natal, primeiro porque não tenho alegria e disposição para tal e segundo porque virei ateu, desligado de qualquer tipo de religião.

Contudo, não tenho nada contra quem celebra esta época e estes Coscorões tanto podem ser feitos em Dezembro como em qualquer outro mês do ano.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de farinha
– sumo e raspa de 1 laranja
– raspa de 1 limão
– 60 g de açúcar
– 2 ovos
– 11 g de fermento de padeiro
– 60 g de manteiga derretida
– 1 colher de café de sal
– 50 ml de aguardente velha (whisky)
– açúcar e canela em pó q.b.
– óleo para fritar

Preparação:

01.- Deitam-se os ingredientes para uma tigela e mexe-se muito bem. Depois amassa-se com as mãos ainda dentro da tigela.

02.- Tapa-se a tigela com um pano e deixa-se levedar durante uma hora.

03.- Passado o tempo, envolve-se a massa em farinha e amassa-se com as mãos.

04.- Com o rolo da massa, estica-se, corta-se em rectângulos e com a roda de cortar a massa, fazem-se 2 cortes lado a lado, no meio de cada rectângulo. Leva-se a fritar em óleo bem quente e polvilha-se com canela e açúcar.

000-tempo-transp± 60′ + 50′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Teleculinária.

© 06.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you