2545: Timbale de Esparguete com Cogumelos


ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de esparguete
– 200 g de champignons de Paris
– 1 lata de salsichas Frankfurt
– 6 ovos
– pão ralado com ervas finas q.b.
– queijo ralado q.b.
– 30 g de manteiga
– azeite em spray q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Se não tiver sobras de esparguete cozido, coza-o em água fervente, temperada com sal, um fio de azeite, durante 8 minutos. Escorra e reserve. Salteie os cogumelos num fio de azeite e alho picado. Escorra e reserve a gordura.

02.- Coloque no copo  as salsichas partidas ao meio e programe 2 Seg., Vel. 3. Retire e Reserve. No copo  limpo, coloque a manteiga e programe 2 Min., Temp. 80ºC., Vel. 2. Adicione 100 g de queijo ralado, as salsichas, o esparguete cozido cortado em pedaços, os ovos, os cogumelos salteados, o sal, a pimenta, envolva bem com a ajude da espátula e programe 2 Min., Temp. 80ºC., Vel. 1  Colher inversa.

03.- Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês com azeite em spray e polvilhe com o pão ralado. Coloque na forma metade do preparado de esparguete, endireite com a ajuda de uma espátula, pressionando ligeiramente e polvilhe com queijo ralado. Cubra com o restante preparado de esparguete e polvilhe novamente com o queijo.

04.- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. No fim, se necessário, ligue o grill só para dourar. Sirva com uma juliana de legumes salteada na gordura onde salteou os cogumelos.

Timbale: nome genérico da preparação de carnes, massas ou aves em forma de bolo inglês.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Receitas Bimby 

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you

Pequeno-almoço “científico”

– Não, não é nenhuma receita mas uma sugestão para um pequeno-almoço nutritivo e com bases científicas. Sim, científicas, porque ao contrário do que alguns médicos afirmam que ovos provocam problemas cardíacos, aumento de colesterol, blá, blá, blá, sigo o que os meus Avós diziam há mais de sessenta anos atrás que pode-se comer de tudo, sem exagero. Mas agora também tenho a confirmação por quem percebe da poda, através de um novo estudo conduzido na Escola de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, divulgado na publicação académica American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica): um ovo por dia só faz é bem, já que contribui para reduzir em mais de um terço o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

E a Associação Americana da Diabetes (ADA) admite que sim, por ser rico em proteína que sacia e demora a digerir, impedindo os açúcares de atingirem níveis perigosos para um diabético. Mais: ovos contêm biotina (ou vitamina B7), que ajuda a converter o que comemos em energia e a compensar o facto de o pâncreas dos diabéticos de tipo 2 não produzir insulina suficiente para controlar as quantidades de glucose na corrente sanguínea. Tudo bons motivos para a ADA indicar os ovos como uma das fontes proteicas que mais aprova, embora o estudo finlandês estabeleça o limite ideal em quatro por semana, não mais do que isso. Artigo este publicado no meu Blogue Portal da Saúde.

E quem sou eu para denegrir toda esta informação? Então hoje, para começar – não todos os dias, mas dia-sim, dia-não -, fiz o meu primeiro almoço com bases científicas, com uma tosta de ovo e um expresso – que também cientificamente está provado que faz muito bem a todo o sistema (também e quando não em excesso) -, que passo a discriminar de seguida.


ingredientes

Ingredientes:

– 1 ovo M
– umas gotas de molho de soja (evita o uso do sal)
– pimenta branca, alho moído, gengibre em pó e salsa picada q.b.
– 1 palito de delícias do mar
– 1 colher de café de margarina líquida
– duas fatias de pão de forma
– uma forma em aço inoxidável para hambúrgueres

Preparação:

01.- Num recipiente, bata o ovo temperado com o molho de soja, salsa, alho moído, gengibre, pimenta, adicione o palito de delícias do mar cortado em fatias finas e envolva.

02.- Numa frigideira anti-aderente ao lume (placa de indução a 200W~60ºC), coloque o anel de aço, no meio deite a margarina líquida, deixe derreter e verta o batido do ovo.

03.- Com a ajuda de uma espátula de silicone, vá soltando a mistura do ovo em redor do anel, para não colar.

04.- Quando vir que está pronto na base, retire o anel e com a espátula, vire o que passarei a chamar de hambúrguer de ovo, para o outro lado a fim de terminar a fritura. Coloque-a no meio das fatias de pão de forma e, se tiver na altura em stock, insira também uma folha de alface e uma rodela de tomate. Acompanhe com um expresso acabadinho de sair do máquina de café.

000-tempo-transp± 10′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico..

© 02.Fev.2019

 

1 Obrigado, Thank you