2202: Mix de Ervilhas e Tiras de Pota

– Os tempos estão muito difíceis e agressivos para quem (sobre)vive apenas dos parcos rendimentos de reforma, com a agravante de ainda ser ROUBADO por políticos do arco da governação, não só nesses parcos rendimentos, como no aumento criminoso de impostos directos (IRS). Agravado pelo facto de instituições como o Centro Nacional de Pensões (CNP) e Caixa Geral de Aposentações (CGA) encontrarem-se em INCUMPRIMENTO com as suas obrigações ao (ainda) não terem liquidado as pensões de sobrevivência (termo correcto para a situação) referentes aos meses de Agosto, Setembro e Outubro e despesas com o funeral de minha esposa, ocorrido no passado dia 18 de Julho (mais pormenores no meu Blogue Diário de um Cuidador. Assim, o orçamento familiar tem de levar cortes profundos e o maior deles é o da alimentação, por isso estes aproveitamentos de sobras dos dias anteriores.

mixsobraservilhastiraspota02c

0-ingredientes2_150Ingredientes:

– 500 g de ervilhas
– sobras de ervilhas à Portimonense
– sobras de tiras de pota à lagareiro
– molho das ervilhas e das potas
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– água q.b.
– 1 chouriço de carne
– 4 batatas grandes
– 2 cenouras
– flor de sal e pimenta de misturas q.b.

0-producao200Preparação:

01.- Descasque e corte a cebola em rodelas finas. Tire a pele à cenoura e corte-a em rodelas finas. Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas finas. Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Coza as batatas, as ervilhas e as cenouras, escorra e reserve.
02.- Coe as gorduras das ervilhas e das tiras de pota para um tacho ao lume e deixe derreter (para quem não use sobras, utilize 1 dl de azeite). Adicione a cebola e deixe refogar até esta ficar macia. Adicione a passata de tomate, as rodelas de chouriço, envolva no refogado e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando.
03.- Junte ao tacho as ervilhas cozidas e as sobras e as tiras de pota cortadas em cubos (para quem não use sobras, corte as tiras de pota em cubos e salteie-as à parte), a água até cobrir as ervilhas e as potas e envolva tudo muito bem, deixando apurar durante 5 minutos. Adicione então as batatas, as cenouras, tempere com a flor de sal e a pimenta moída na altura, envolva tudo, tape o tacho e deixe apurar, em lume brando, mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.
04.- Retire do lume e sirva de imediato.

mixsobraservilhastiraspota03c

00-pratoprincipal
000-tempo-transp± 50′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:


Mix de Sobras de Ervilhas e Tiras de Pota by Apok@lypsus

[vasaioqrcode]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, aproveitando as sobras das Ervilhas à Portimonense e Tiras de Pota à Lagareiro.

© 08.Out.2016

0-assinatura002
logotransp300

[SlideDeck2 id=20588]

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]

0

Etiquetas:, , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.