2496: Alheiras Assadas no Forno com Batatas, Grelos Salteados e Ovos Estrelados

– A alheira é um enchido tradicional na culinária portuguesa. Os ingredientes principais são a carne de aves ou caça, o pão, o azeite, a banha, o alho e o colorau. Como já é tão bem temperada e tem gordura adicionada, basta levar a alheira ao forno, sem qualquer tempero que ficará óptima para servir em qualquer refeição.


ingredientes

Ingredientes:

– alheiras de caça q.b. (½ ou uma por pessoa)
– 200 g de grelos salteados com alho q.b.
– batatas q.b.
– ovos q.b. (um por pessoa)
– azeite q.b.
– ervas aromáticas q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Pique as alheiras com um garfo ou palito, dos dois lados, para que não rebentem. Coloque uma folha de alumínio em cima da grelha do forno e por cima disponha as alheiras.

02.- Ligue o forno a 200ºC (no meu caso, convector de halogéneo). e deixe assar as alheiras cerca de 30 minutos (15 minutos de cada lado) ou até que as alheiras fiquem cozinhadas.

03.- Entretanto, descasque as batatas, corte-as em gomos, coloque-as num Pyrex e tempere-as com sal, pimenta, pimentão-doce, alecrim, tomilho, orégãos e regue tudo com azeite, mexendo a fim de envolver as batatas e os temperos. Leve ao forno a 180º,C durante cerca de 30 minutos (dependendo do tipo de forno utilizado) ou até estarem douradinhas.

04.- Como os grelos já estão previamente salteados com alho (produto ultra-congelado), leve-os ao lume numa frigideira com 3 colheres de azeite e deixe descongelar, mexendo frequentemente. Estrele os ovos numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite ou água e tem uma deliciosa refeição pronta.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 30.Nov.2018

cropped-logonew03_transp.png

2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.