2514: Bacalhau de Consoada

– Deixei de celebrar esta época por motivos óbvios, mas isso não impede que publique uma ou mais receitas alusivas e tradicionais nesta quadra dos lares portugueses. Com variantes, hoje preparei um Bacalhau de Consoada apenas com uma nota negativa. Comprei Lombos de Bacalhau (congelados) da Pascoal (passe a PUB porque não me pagam para isso) e pensava eu que Lombos não tinham espinhas… Estes 4 lombos são realmente postas de bacalhau grossos, mas em meu entender, são postas e não lombos.

ingredientes

Ingredientes:

– 2 Lombos (postas) de bacalhau graúdo
– 2 batatas grandes
– 200 g de mistura de legumes (¹)
– 600 g de Trio de Choux Fleurettes (²)
– 1 lata de grão de bico cozido
– 1 cebola pequena
– 1 medida de tempero granulado para legumes
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– 1 ½ dl de azeite
– 4 dentes de alho
– 2 ovos
– flor de sal q.b.

  (¹) – ervilhas, feijão verde e cenouras:
(²) – brócolos, romanesco e couve-flor
As quantidades acima indicadas variam de acordo com o nº. de pax.

Preparação:

cook-check

01.- Descasque as batatas e corte-as em quatro. Leve um tacho com água ao lume, temperada com sal, junte as batatas e coza-as. A meio da cozedura, insira as postas de bacalhau (que deviam ser lombos) e deixe terminar o tempo.

02.- Leve outra panela com água ao lume, temperada com um fio de azeite, uma pitada de sal e uma medida de granulado tempero para legumes. Deixe levantar fervura, introduza todos os legumes e quando levantar novamente fervura, deixe cozinhar durante 9 minutos. Escorra e na água da cozedura, fora do lume, deite o grão escorrido para aquecer naturalmente.

03.- Leve também um tachinho com água ao lume, com uma pitada de sal e um fio de vinagre, introduza os ovos e quando levantar fervura, deixe cozinhar durante 10 minutos. Retire-os depois e coloque-os em água fria (a casca sai melhor). Pique a cebola com os coentros e reserve (utilizei um robot manual).

04.- Para finalizar, prepare o azeite aromatizado. Numa frigideira ao lume, deite o azeite, os dentes de alho esmagados e deixe ferver até os alhos ficarem dourados. Coloque as várias partes desta receita numa travessa (a minha é em forma de prato redondo), corte os ovos a gosto (rodelas, gomos ou palitos), salpique com a cebola picada com os coentros, emprate e regue com o azeite aromatizado.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil mas trabalhoso

Reportagem foto/vídeo em full HD 1080p:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 24.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png

1 Obrigado, Thank you

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.