2543: Tiras de Pota ao Tomate e Cerveja

– Último dia do mês de Janeiro, ainda ontem parecia que estávamos a passar de ano! Esta receita já foi aqui publicada em 2017, embora a que hoje trago à estampa, tenha umas ligeiras alterações nos ingredientes, devido à experiência que entretanto adquiri ao longo destes 13 anos de lides culinárias. E é com satisfação que constato as estatísticas não só das visitas nestes últimos anos – mais de um milhão e cem mil -, como os post-views deste mês que, se não me esquecer, passarei a publicar na última receita de cada mês. Estas estatísticas são fornecidas por dFactory, num plugin instalado na plataforma deste Blogue. A todos os que me visitam o meu muito obrigado pelo vosso tempo.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 100 g de cebola em rodelas congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de café de louro moído
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– azeite q.b.
– 100 g de tiras de pimentos coloridos
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 1 colher de chá de paprika
– 1 cerveja mini branca
– salsa fresca picada q.b.
– umas gotas de tabasco
– flor de sal q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, passe-as por água corrente, depois tempere-as com sal e deixe repousar uns minutos. Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, deixe aquecer, adicione o cubo de tempero, a cebola, o alho e deixe refogar até amolecer a cebola.

02.- Junte ao tacho a passata de tomate, as tiras de pimentos coloridos e deixe cozinhar durante 3 minutos, em lume médio, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione as tiras de pota, envolva-as no refogado, tempere com o tabasco, o louro, a paprika, a salsa e a flor de sal, envolvendo tudo muito bem. Adicione a cerveja, a salsa picada, envolva, tape o tacho e deixe estufar em lume brando durante cerca de 20 minutos ou até a pota estar bem tenrinha.

04.- Sirva com uma guarnição de pommes de terre sautés à la Sarladaise (batatas pré-fritas às rodelas com molho de gordura de pato e aromáticas) e uma juliana de legumes salteados.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’A Cozinha do Avô Chico.

© 31.Jan.2019

1 Obrigado, Thank you

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.