1237: Bolo de Batata com Carne Picada

Ingredientes:

– 536 g de carne picada vitela (€ 2,67)
– 1,300 Kg de batatas
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– queijo ralado Finello 3 Quesos q.b.
– 50 g de margarina
– 1 cubo de caldo de carne
– uma pitada de cominhos
– sal e pimenta q.b.
– margarina para untar
– pão ralado para polvilhar
– papel vegetal q.b.

Preparação:

1.- Deite 500 g de água no copo. Descasque as batatas, lave-as, corte-as em cubos pequenos, coloque-os na Varoma, encaixe esta no copo e programe 35 Min., Temp. Varoma, Vel. 2. Escorra o copo, deite-lhe as batatas cozidas, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e cominhos e programe 60 Seg., Vel. 6-7-8 progressivamente. Caso necessário, a meio do tempo passe com uma espátula para envolver os cubos de batata que ainda não estão desfeitos. Retire para um recipiente e reserve.
2.- Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em quartos, deite tudo para o copo lavado e seco e programe 5 Seg., Vel. 5. Baixe os resíduos com a espátula. Junte depois o cubo de carne e a margarina e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Encaixe a borboleta nas lâminas, junte a carne picada solta, rectifique temperos e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Retire o preparado do copo e reserve.
3.- Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma amovível ou fixa com margarina, forre-a com o papel vegetal, unte novamente e polvilhe com o pão ralado. Disponha uma camada de puré no fundo, seguida de uma camada de carne e termine com o restante puré, alisando e calcando suavemente as superfícies das 3 camadas.
4.- Leve ao forno durante 20 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme para um prato de forno, polvilhe com o queijo ralado e leve novamente ao forno durante cerca de 5 minutos ou até o queijo derreter e ficar douradinho. Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada de uma receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 38, de Março/2011.
– Tempo: 75’ – Para 6 doses

[b]Reportagem:[/b]




© 23.Fev.2011

0