1251: Empadão Fingido de Panga

Ingredientes:

– 2 filetes de Panga (peixe gato)
– 1,200 kg de batatas
– 3 ovos
– 150 g de cebola congelada em cubos
– 150 g de cenoura ripada
– 4 colheres de sopa de azeite
– 200 ml de molho de nata Mimosa para bacalhau e outros peixes
– 50 g de queijo ralado Parmesão
– sumo de limão q.b.
– 1 colher de sopa de molho de ostra
– noz-moscada q.b.
– ervas e especiarias Margão para Peixes
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Coza-as em água fervente, temperada com sal, durante 15 a 20 minutos (convém ficarem bem cozidas). Coza os ovos (utilizo a máquina de cozer) e depois deite-os num recipiente com água fria para arrefecerem. Corte os ovos em quartos e reserve.
2.- Numa frigideira ao lume, deite o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e a cenoura até ficarem macias. Corte os filetes em pedaços e leve-os à frigideira, misturando-os com a cebola e a cenoura. Tempere com o molho de ostra, sal, pimenta, as ervas e especiarias para Peixes e misture bem. Adicione as natas e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deite o preparado num recipiente. Junte o queijo ralado, misture até completa dissolução e tempere com o sumo de limão. Envolva nesta mistura os ovos cortados em quartos.
3.- Verta este preparado num Pyrex, esmague as batatas com um garfo, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, misture de novo e espalhe o puré por cima do preparado de peixe, sem alisar. Leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar douradinho.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses

Reportagem:





© 23.Mar.2011

0