1352: Filetes de Panga no Forno com Legumes

Ingredientes:

– 4 filetes inteiros de Panga
– 700 g de batatas para cozer
– 400 g de Mistura Chinesa de Legumes PD
– 400 g de brócolos
– pão ralado com coentros q.b.
– sementes de sésamo q.b.
– 4 colheres de sopa de azeite + azeite q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 3 + 1 colheres de sopa de alho congelado picado
– sumo de limão q.b.
– tomilho q.b.
– pimentão doce q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Descasque, corte em cubos grandes e coza as batatas em água temperada com sal até ficarem macias. Retire e reserve. Depois de descongelados os filetes de Panga, passe-os por água corrente, esprema a água espalmando-os ligeiramente com as mãos e coloque-os num tabuleiro untado com azeite. Tempere os filetes com sal, pimenta moída na altura, o alho picado (3 colheres de sopa) e regue com um pouco de sumo de limão. Espalhe o pão ralado com coentros (*) por cima dos filetes, regue com azeite e polvilhe tudo com as sementes de sésamo. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
2.- Entretanto, coza os brócolos em água fervente durante 7 minutos, escorra e reserve. Numa wok ao lume, deite as 4 colheres de sopa de azeite, deixe aquecer, junte a colher de sopa de alho picado e deixe alourar um pouco. Adicione de seguida a Mistura Chinesa de Legumes (em estado congelado) e os brócolos cozidos, tempere com o molho de soja, uma pitada de sal, pimenta moída na altura, misture tudo suavemente e deixe saltear durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Passados os 15 minutos do peixe no forno, retire o tabuleiro, disponha à volta os legumes salteados e leve de novo ao forno durante 20 minutos. Ao mesmo tempo, disponha as batatas cozidas noutro tabuleiro, regue-as com azeite a gosto, tomilho e uma pitada de pimentão-doce e leve ao forno juntamente com o peixe e durante os mesmos 20 minutos. Retire ambos os tabuleiros e sirva de imediato.


Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita dos Sabores Mediterrânicos do Pingo Doce, sob o nome de Linguado no Forno com Legumes.
– (*) O meu pão ralado é preparado a partir de tosta moída no robot TM31 com 3 golpes de Turbo. Nesta receita, juntei 2 colheres de sopa cheias de coentros frescos picados e dei mais 2 golpes de Turbo para misturar com o pão ralado.
– Tempo: 60’ – Para 4 doses


© 03.Out.2011

0

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.