78: Empadão de Carne com Ovos

– Na parte final desta preparação e dado que não possuo as “ferramentas” que os Chefs e Cozinheiros profissionais dispõem, nem possuo orçamento para as poder comprar numa loja da especialidade, a fase onde tinha de inserir as concavidades no puré de batata para receberem os ovos, ficaram muito básicas. Mas estes Blogues de receitas culinárias que apresento também não têm a finalidade de nenhum concurso, nem de mostrar especificamente os locais de trabalho – a minha cozinha não possui condições para um trabalho minimamente aceitável neste campo -, mas apenas para poder “matar” o meu tempo disponível, fazer aquilo que mais gosto na área da informática, do webdesign, da programação e da fotografia.


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de carne de porco picada
– 2 dl de passata de tomate com basílico
– 3 colheres de sopa de azeite
– 100 g de cebola em cubos
– ovos (1 por pax) + 1 ovo para o puré
– 1 embalagem de flocos para puré de batata
– leite, noz-moscada e margarina para o puré q.b.
– 1 cubo tempero para carne de porco
– 1 colher de café de cominhos
– mix de especiarias para carnes q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal marinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, o cubo de tempero, deixe aquecer, adicione a passata de tomate, a carne, a cebola, a salsa, tempere com sal marinho, mix de pimentas, cominhos e deixe fritar a carne, mexendo bem.

02.- Retire o tacho do lume quando a carne estiver pronta e prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem que variam de marca para marca, temperando com sal, margarina e noz-moscada. Contudo, no processo final, adicione um ovo batido ao puré e misture muito bem.

03.- Num tabuleiro refractário, espalhe pelo fundo metade do puré e alise. Deite por cima o preparado da carne, espalhe por toda a superfície, pressionando um pouco e termine com o resto do puré, alisando bem. Ligue o forno a 180ºC. Com a ajuda de uma caneca ou de um outro objecto que tenha o fundo liso (redondo ou quadrado), pressione a superfície do puré para baixo, de forma a criar uma cavidade (ver imagens abaixo) onde depois irá colocar os ovos (tipo estrelados).

04.- Leve ao forno e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Depois, retire o tabuleiro do forno, parta os ovos para as cavidades (depende do número que fez), polvilhe em redor, por cima do puré, com o queijo ralado e leve de novo ao forno durante 5 minutos ou até os ovos estarem cozidos e o queijo gratinado. Retire do forno, corte em quadrados com o respectivo ovo e sirva de seguida com uma salada de alface e cenoura ripada, temperada com azeite, sal fino e alho moído.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Avô Chico, baseada e adaptada de uma receita publicada no Facebook – Chefclub.

[vasaioqrcode]

© 04.Abr.2019

 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *