23 Maio, 2019
138: Filetes de Paloco no Forno

Ingredientes:
– 400 g de filetes de paloco salgado seco (¹)
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 1 dl de vinho branco
– pimentão doce q.b
– azeite q.b
– orégãos, estragão e tomilho q.b.
– sumo de limão q.b.
– batatinhas novas q.b.
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.
Preparação:
01.- Dado que estes filetes de paloco são secos e salgados, colocá-los de molho de véspera, mudando a água várias vezes para dessalgar. Tempere-os, depois de escorrida a última água, com sumo de limão, alho, pimenta, vinho branco e deixe marinar durante 60 minutos. Corte a cebola em rodelas.
02.- Lave bem as batatinhas em água corrente, dê um corte na diagonal até meio, coloque-as num pyrex, tempere-as com sal grosso, pimentão-doce, tomilho, alecrim, alho moído e azeite e leve-as a assar (pessoalmente, utilizo sempre o forno covector de halogéneo com ventilação a 200ºC~30 minutos, mexendo várias vezes).
03.- Cubra o fundo de um tabuleiro refractário com azeite, distribua as rodelas de cebola e os dentes de alho, por cima, disponha os filetes de paloco, polvilhe com pimentão-doce, orégãos, estragão, tomilho e um fio de azeite.
04.- Leve o tabuleiro ao forno durante 30~35 minutos, dependendo do tipo de forno utilizado e vá regando com o molho ou, se necessário, um fio de azeite por cima dos filetes. Retire do forno e acompanhe com as batatinhas assadas e uma salada de alface ou outra a gosto.
(¹) – O Paloco (Pollachiusspp.) é um predador de cardume que se alimenta de arenque e outras espécies semelhantes. Habita as águas da Islândia, Noruega, Svalbard e no Mar do Norte, avança ainda a Norte de Kattegat e do estreito de Skagerrak. Pode crescer até aos 1,30 m de comprimento e atingir os 25 anos de idade. Devido ao seu crescimento lento, à sua maturidade sexual lenta e longevidade são vulneráveis à sobrepesca.
Reportagem foto/slideshow/vídeo:
Nota do Apok@lypsus:
– Uma preparação d’ A Cozinha do Apokalypsus.
[vasaioqrcode]
© 23.Mai.2019
1 Obrigado, Thank you, merci, gracias