145: Arroz Vaporizado na Bimby

– Deixei de cozinhar mais na Bimby porque as receitas que preparo são mais adaptadas para tachos e panelas que para o robot. No entanto e salvo raras excepções, arroz e esparguete, não há como utilizar o robot para cozinhá-los porque ficam simples e impecavelmente soltos, devido ao modo como são cozinhados. Não costumo utilizar muito o Arroz Vaporizado, utilizo mais o agulha, o Thai Jasmin e o Basmati, mas ontem, na refeição que preparei e apesar de ter sido no tacho, gostei muito do sabor deste tipo de arroz, por isso, hoje testei-o no robot para saber como seria o resultado que foi excelente.


ingredientes

Ingredientes:

– 150 g de arroz vaporizado (¹)
– 800 g de água
– 20 g de azeite
– 100 g de cebola em cubos
– 2 dentes de alho
– 1 pitada de louro moído
– 2 col. de sopa de polpa de tomate aromatizado
– 1 cubo tempero para arroz
– 1 pitada de cominhos
– pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Coloque no copo o azeite, a cebola e os alhos e programe 7 Seg./Vel.5. Depois programe 5 Min./Temp. 100ºC./Vel. 3.

02.- Adicione ao copo a polpa de tomate com manjericão e orégãos, a água, o cubo tempero, a pimenta, o louro e programe 5 Min./Temp. 100ºC./Vel. 3.

03.- Coloque o arroz no cesto do copo e programe 15 Min./Temp. 100ºC./Vel. 4. Pelo bocal, mexa o arroz com a espátula para soltá-lo.

04.- A meio do programa anterior, adicione os cominhos através do bocal da tampa, mexa novamente o arroz com a espátula e deixe terminar. Sirva como guarnição de peixe ou carne.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Sem reportagem foto/slideshow/vídeo

(¹) O arroz é muito rico do ponto de vista nutricional. É uma importante fonte de hidratos de carbono, nomeadamente amido (75 a 80% do grão é constituído por amido e  10 a 11% por água). Também é rico em proteínas (100 gramas de arroz incluem 7 a 8 gramas de proteína). Fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio, vitamina B1, B2, B3 e B6. É rico em fibras, não tem praticamente gordura ou colesterol e não inclui glúten – é uma excelente opção para as pessoas com doença celíaca. Cada 100 gramas de arroz branco ou integral fornecem 352 quilocalorias.

Quando lava o arroz seco, antes de cozinhá-lo, parte dos nutrientes perdem-se. Não se recomenda a lavagem deste alimento, que é desnecessária. O arroz é um produto não perecível, logo, não é um bom veículo de bactérias. Além disso, é cozinhado a altas temperaturas, ou seja, se tiver algum microorganismo prejudicial à saúde, será eliminado durante a cozedura.

Cada tipo de arroz é mais indicado para determinados pratos. O carolino absorve facilmente a água e, se não tiver cuidado, pode ficar empapado. É perfeito para fazer arroz malandrinho (arroz de marisco, de tomate ou cabidela). O agulha fica muito solto e tem dificuldade em ganhar sabor, pelo que se usa em pratos como arroz de pato ou arroz árabe. O basmati e o jasmim libertam um aroma intenso e agradável, por isso são aconselhados para pratos exóticos, como paelha ou caril de gambas.

No supermercado encontra algumas variedades com a designação “vaporizado”, “estufado” ou “parboilizado”. Significam o mesmo: o arroz foi submetido a um tratamento com vapor antes de ser descascado. Isto permite que fique solto depois de cozinhado. É indicado para saladas e para pratos feitos no forno.

Há ainda o arroz pré-cozido e desidratado. Como o nome sugere, foi sujeito a uma pré-cozedura ou foi-lhe retirada a humidade. Esta opção é útil para quando precisa de cozer o arroz rapidamente.

Existe também o arroz integral e o selvagem. O primeiro demora mais tempo a cozer do que o branqueado e é mais rico em fibras, vitaminas e sais minerais. O segundo, apesar de ser chamado “arroz”, é uma erva parecida com o grão de arroz, usada em pratos exóticos.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Apokalypsus.

[vasaioqrcode]

© 06.Jul.2019



 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

1 thought on “145: Arroz Vaporizado na Bimby”

  1. Pingback: Novas Receitas – A Cozinha do Apokalypsus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *