192: Frango com Amêijoas à Algarvia (¹)

(¹)  No passado dia 21 de Agosto, publiquei neste Blogue uma receita de Bacalhau à Algarvia. Essa receita mereceu uma “reprovação” pelo facto de não ser um verdadeiro bacalhau à algarvia. Ora bem, os títulos das receitas de terceiros, publico-as quase sempre e na grande maioria das vezes, com o título original, os ingredientes e a preparação é que podem variar de acordo com as preferências cá de casa e a disponibilidade de ingredientes, por isso e no rodapé da receita, coloco sempre o endereço para a receita original. Além disso, o Algarve vai de Sagres a Vila Real de Santo António (tenho costela Olhanense por parte do meu querido Pai) e a distância de Sagres a Vila Real de Santo António é de 136,14 kms em linha recta e de 164,0 kms em linha de condução rodoviária.

Ora, desconheço, por completo, se em todas as localidades algarvias, o bacalhau é preparado do mesmo modo ou se varia de acordo com as regiões desta Província. E para não ser novamente apelidado de “aldrabão”, a receita de hoje – Frango com Amêijoas à Algarvia -, insere-se na explicação anterior.


ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de peitos de frango
– 1 kg de amêijoas com casca
– 100 g de tomate em cubos
– 1 cebola pequena
– 2 dentes de alho
– 1 dl de vinho branco
– 1 dl de azeite
– 1 cubo tempero alho & coentros
– coentros q.b.
– tabasco (4 gotas)
– sal marinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descasque os dentes de alho e esborrache-os. Num tacho ao lume deite o azeite, a cebola, os alhos, o cubo tempero e deixe a cebola amaciar.

02.- Acrescente os pedaços de frango e deixe alourar, em lume brando, mexendo de vez em quando. Adicione depois o tomate, o vinho branco, as amêijoas escorridas e deixe cozinhar durante 25 minutos.

03.- De seguida, tempere com sal, tabasco, um pouco de coentros picados e deixe ferver mais 5 minutos, em lume brando.

04.- No final, rectifique os temperos e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Apokalypsus, baseada, rectificada e adaptada de uma receita publicada no site Teleculinária.

© 01.Out.2019



 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *