Homealho Risoto de Camarão

204: Risoto de Camarão

Posted in : alho, arroz risoto, caldo de camarão, caldo de marisco, cebola, ervas aromáticas, flor de sal, gambão argentina, manteiga, miolo de camarão, piripiri, queijo Emmental, receitas, sal marinho, salsa fresca, sumo de limão, temperos, tomate em cubos, vinho branco on by : recipes3

ingredientes

Ingredientes:

– 200 g de arroz para risoto
– 250 g de miolo de camarão 80/100
– 6 unid. de gambão argentino 20/30
– 110 g de manteiga (dividida em 20 g para o camarão + 30 g para iniciar o risoto + 60 g para finalizar o risoto)
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 150 g de tomate em cubos
– 60 ml de vinho branco
– sumo de limão q.b.
– 2 litros de caldo de marisco
– 1 cubo caldo marisco
– 70 g de queijo Emmental ralado
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– flor de sal e piripiri q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Descongele o gambão, o miolo de camarão e tempere o miolo com sal, piripiri, sumo de limão e deixe marinar por 10 minutos. Prepare o caldo de marisco e mantenha-o aquecido o tempo da preparação, deixando em lume baixo para não evaporar muito. Entretanto, coza o gambão em água temperada com uma pitada de sal, escorra e leve-os depois a saltear em manteiga, de ambos os lados. Reserve, aproveitando a água da cozedura para juntar ao caldo anterior.

02.- Numa frigideira ao lume, deite a manteiga, deixe derreter, junte o miolo de camarão e deixe fritar de ambos os lados. Retire e reserve. Num tacho ao lume, deite 30 g de manteiga, junte a cebola, o alho e deixe refogar ligeiramente. Adicione a pimenta, o tomate, envolva e deixe saltear, mexendo de vez em quando. Quando o tomate estiver bem refogado, acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o refogado. Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo.

03.- Adicione 4 conchas do caldo e mexa sempre o arroz nas laterais e no centro. Quando o arroz estiver quase seco, junte mais caldo e continue mexendo, adicionando caldo aos poucos para que o arroz fique cremoso e até que o arroz esteja macio (vá provando). Quando o arroz estiver macio, adicione o miolo de camarão frito e o suco que formou na marinada, mexa bem para envolver com o arroz e desligue o lume.

04.- Adicione o queijo ralado, mexa até que fique totalmente derretido, rectifique temperos, adicione 60 g de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz. Deixe descansar durante 3 minutos e depois adicione a salsa, envolvendo delicadamente. Sirva de seguida com os camarões inteiros por cima e polvilhe com salsa picada.

 

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow/vídeo:

 

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Apokalypsus, baseada numa receita publicada no site Temperando.

 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *