Homeágua Couscous Marroquino com Legumes

222: Couscous Marroquino com Legumes

Posted in : água, alho, azeite, cebola, coentros frescos, couscous, ervas aromáticas, juliana de legumes, louro, manteiga, pimenta de misturas, pimentos tricolor em tiras, receitas, sal marinho, temperos, tomilho on by : recipes3

ingredientes

Ingredientes:

Para o Couscous:

– 1 chávena de couscous marroquino
– ¾ de chávena de água
– 1 colher de sopa de manteiga
– sal marinho q.b.

Para os legumes:

– 200 g de juliana de legumes
– 100 g de cebola em cubos
– 1 dente de alho esmagado
– 50 g de pimentos vermelho e verde em tiras
– azeite q.b.
– coentros ou salsa fresca picada q.b.
– 1 folha de louro (opcional)
– tomilho q.b. (opcional)
– sal marinho e pimenta de misturas q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Couscous: Numa panela pequena, colocar a água e a manteiga e levar a lume médio. Quando a água levantar fervura, desligue o lume, adicione uma pitada de sal, imediatamente adicione o couscous e mexa vagarosamente somente para misturar. Tape a panela e deixe descansar durante 5 minutos, até que o couscous absorva toda a água.

02.- Legumes Salteados: Num tacho ao lume, adicione o azeite, deixe aquecer, junte o tomilho, a folha de louro, a pimenta, os pimentos em tiras, a juliana de legumes e deixe refogar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Acrescente a cebola, o alho mexendo bem para não queimar. Quando os legumes já estiverem macios, desligue o lume. Rectifique temperos, retire a folha de louro, acrescente os coentros e misture bem.

04.- Quando os legumes estiverem prontos, volte aos Couscous. Com o auxílio de um garfo de madeira, mexa delicadamente separando os grãos. Adicione os legumes aos couscous e mexa delicadamente para incorporar. Sirva de seguida como guarnição de carne ou peixe (escolhi filetes de peixe panados no forno) ou apenas como refeição simples.

– O preparo do couscous é sempre o mesmo: 1 medida de couscous para uma medida de água ou ¾ de água. Eu prefiro usar ¾ de água para ficar mais seco.
– Ervas aromáticas como o tomilho, louro e alecrim, aguentam o calor, por isso são colocadas no início. Se optar por ervas aromáticas como a salsa, cebolinho ou manjericão, coloque apenas no final, depois de desligar o lume.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow/vídeo:

 

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Apokalypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Temperando , da autoria de Kelly .

© 01.Dez.2019



 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *