Homealecrim Filetes de Paloco com Ervas Aromáticas

227: Filetes de Paloco com Ervas Aromáticas

Posted in : alecrim, alho, alho francês, azeite, cebola, cubo alho & coentros, ervas aromáticas, orégãos, ovos, paloco, paprika, passata de tomate com manjericão e orégãos, receitas, sal marinho, sumo de limão, temperos, tomilho, vinho branco on by : recipes3

Nos meus tempos de menino (anos 50), o bacalhau era considerado a comida dos pobres pelo seu baixo custo e pela forma de se poder cozinhar de mil e uma maneiras. Uma posta de bacalhau demolhado, na mercearia do ti Américo (com o alguidar à porta), custava 1$50 (com 1 €uro de hoje, compravam-se 133 postas de bacalhau e ainda havia troco…). Hoje, o bacalhau é comida de ricos, por isso quem não tem uma pipa de massa para comprá-lo, alinha pelo paloco que é uma imitação, mais económica, mas serve para as necessidades alimentares e também se pode cozinhar de mil e uma maneiras.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 emb. de filetes de paloco
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 200 g de alho francês às rodelas
– tomilho, orégãos e alecrim q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 4 dentes de alho
– 1 cubo tempero alho e coentros
– azeite q.b.
– sumo de limão q.b.
– paprika q.b.
– 1 dl de vinho branco
– sal marinho q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Normalmente os filetes de paloco vêm em embalagens, secos e salgados. De véspera, coloque os filetes em água para dessalgarem e vá mudando a água com frequência.

02.- No dia da preparação, escorra a última água, coloque os filetes num pyrex e tempere-os com sumo de limão, as ervas aromáticas, pimenta e paprika e deixe marinar durante 60 minutos.

03.- Num tacho ao lume, deite o azeite, a cebola, o alho esmagado, o cubo tempero e deixe amaciar a cebola. Adicione depois a passata de tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Adicione o alho francês e deixe cozinhar durante 7 minutos. Se necessário, tempere com sal, junte o vinho branco, os filetes e deixe cozinhar mais 5 minutos. Sirva de seguida com batatas assadas ou outra guarnição a gosto. Pode também juntar 1 ovo cozido por pax.

000-tempo-transp± 30′ + tempo marinar  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow/vídeo:

 

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação d’ A Cozinha do Apokalypsus.

© 11.Dez.2019



 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *