458: Massada de Nacos de Soja e Natas

Receita do Dia
Apokalypsus

 

Faço imensas receitas onde incluo os nacos de soja grossa, das mais variadas formas. É uma forma de substituir a carne vermelha, já que a soja contém um alto teor de proteína vegetal, isenta de tóxinas. Além disso, é mais económíca que a carne vermelha, mais rentável porque podem fazer-se variedades de receitas. Hoje, optei por uma receita de Nacos de Soja Grossa com Fusilli tricolor e natas.


ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de fusilli tricolor
– 2 chávenas de nacos de soja grossa
– 200 ml de natas light
– 1 col. de sopa de alho picado
– 100 g de cebola em cubos
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– orégãos, cominhos e açafrão q.b.
– água
– 6 gotas de tabasco
– 1 col. de sopa de molho de soja
– sumo de limão q.b.
– azeite q.b.
– sal marinho


cook-check

Preparação:

01.- Se pretender fazer esta receita para o almoço, de véspera deite num recipiente a soja, sal marinho, orégãos, sumo de limão e cubra com bastante água morna. Se for para o jantar, prepare logo de manhã. Tem a finalidade de a soja poder absorver bem todos os temperos. Na hora, cozinhe a soja com a mesma água da demolha (hidratação). Assim que a água levantar fervura, programe 3 minutos. Com a ajuda de uma escumadeira, retire a soja para outro recipiente e leve novamente a água da cozedura ao lume.

02.- Deixe a água levantar fervura, adicione um fio de azeite, junte a massa e deixe cozer durante 9 minutos, mexendo de vez em quando. Finalizado o processo, escorra a massa, reserve-a e deite fora a água da cozedura.

03.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione então a polpa de tomate aromatizada, mexa, tempere com os cominhos, açafrão e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo com frequência.

04.- Adicione os nacos de soja (sem espremer a água da hidratação), envolva bem no refogado, tempere com o tabasco, o molho de soja e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo sempre. Junte depois a massa, envolva bem, adicione as natas, misture tudo muito bem, baixe o lume e deixe cozinhar durante 3 minutos ou até as natas ficarem bem envolvidas no preparado. Retire do lume e sirva de seguida, podendo acompanhar com uma salada simples de alface temperada com sal, pimenta 5 bagas e molho de alho fresco.


00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 40′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow:

© Copyright Francisco Gomes. All Rights Reserved 2021
Images, texts and videos are the property of Francisco Gomes aka Apokalypsus. Video editing with Movavi Video Suite 2020 and SmartSHOW 3D. All audio tracks registered and licensed by Movavi and SmartSHOW 3D to Francisco Gomes.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação original d’ A Cozinha do Apokalypsus.

© 21.Jun.2021


Outras Receitas

 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *