459: Empadão de Soja Texturizada

Para substituir a ingestão de carne vermelha, utilizo regularmente a soja texturizada quer em nacos grossos, quer em soja fina, uma fonte de proteína vegetal, substituta da carne, sem toxinas. Hoje, elaborei um empadão com soja fina que regularmente utilizo em croquetes, hambúrgueres, omeletes, empadões, etc.. Fica aqui a receita (simples) de hoje. Também dado o pouco ou quase nenhum interesse das pessoas em visitarem este Blogue, começo a não ter incentivo para dar continuidade a um trabalho que executo há anos.

Receita do Dia
Apokalypsus

 

ingredientes

Ingredientes:

– 2 chávenas de soja texturizada fina
– flocos para puré de batata (¹)
– 100 g de cebola em cubos
– 1 col. de sopa de alho picado
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 col. de sopa de molho de soja
– coentros frescos picados
– cominhos, paprika, açafrão e piripiri q.b.
– azeite q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal marinho q.b.


cook-check

Preparação:

01.- Com algumas horas de antecedência, hidrate a soja em água morna temperada com sal marinho, orégãos e sumo de limão. Na hora de preparar a receita, coza a soja na mesma água do tempero, durante 3 minutos após a água levantar fervura, escorrendo depois a água e espremendo a soja. Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem, que variam de marca para marca. Reserve.

02.- Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e deixe refogar. Adicione depois a polpa de tomate aromatizada, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando.

03.- Ligue o forno a 180ºC. Adicione ao preparado do tacho, a soja já cozida, tempere com os cominhos, molho de soja, açafrão, paprika, piripiri, coentros picados, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos, a fim de a soja absorver os temperos.

04.- Num tabuleiro refractário, coloque no fundo metade do puré de batata, cubra com o preparado da soja, espalhando bem, junte o restante puré de batata e finalize polvilhando com o queijo ralado Mozzarella. Leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar douradinho, dependendo este tempo do tipo de forno utilizado.


00-pratoprincipal

000-tempo-transp± 50′ 000-econo-transp económico 000-dific-transp fácil

Reportagem foto/slideshow/vídeo:

© Copyright Francisco Gomes. All Rights Reserved 2021
Images, texts and videos are the property of Francisco Gomes aka Apokalypsus. Video editing with Movavi Video Suite 2020 and SmartSHOW 3D. All audio tracks registered and licensed by Movavi and SmartSHOW 3D to Francisco Gomes.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação original d’ A Cozinha do Apokalypsus.

© 23.Jun.2021


Outras Receitas

 

1 Obrigado, Thank you, merci, gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *