Tem a certeza que sabe cozinhar massa? Aprenda o modo certo em 3 passos

A primeira receita de macarrão pode até, supostamente, ter vindo da China, mas quem popularizou a massa do jeitinho que ela é, foram os italianos.

© iStock Tem a certeza que sabe cozinhar massa? Aprenda o modo certo em 3 passos

A massa é um alimento querido por muitos e famosas a qualquer refeição, é versátil, prática e também rica em hidratos de carbono. Ou seja, além de apetitosa, é ainda uma fonte de energia saudável. Existe em diversos tipos e cortes, como secas, frescas, recheadas, curtas, longas e planas, com ovos, sêmola e até instantâneas.

Independentemente da facilidade de manuseá-la em vários tipos de pratos, a massa é um alimento que necessita de cuidados, principalmente na cozedura – para ficar mesmo no ponto!

Eis as dicas que deve seguir para comer o melhor prato de massa da sua vida

Utilize uma panela grande: para que a massa possa mover-se livremente na água a ferver. Use como medida aproximada, cinco litros de água e uma colher (sopa) de sal para 450g de massa. Acrescente o sal e uma colher (sopa) de óleo para evitar que fique colada ao tacho. Cozinhe-a numa panela destapada, com água a ferver, mexendo de vez em quando, até que atinja o ponto al dente.

Massas curtas (argola, búzios, conchinhas, parafuso e penne): Leve uma panela grande com água ao lume e deixe ferver. Acrescente o sal e uma colher (sopa) de azeite. Adicione a massa toda, de uma vez só, e deixe ferver novamente. Cozinhe com a panela destapada até que a massa esteja al dente, mexendo de vez em quando. Deite-a num escorredor e agite bem para retirar toda a água. Coloque a massa de volta na panela e reaqueça com um pedaço de margarina ou 1-2 colheres (sopa) de azeite, ou vire numa travessa pré-aquecida e cubra com molho.

Massas longas (esparguete e ninho, por exemplo): A técnica para cozinhar massas longa consiste em mergulhá-la lentamente na água a ferver. Ao entrar em contacto com a água, a massa torna-se macia e espalha-se assim na panela sem se partir. Calcule o tempo de cozedura a partir do momento em que voltar a ferver depois de colocá-la. Quando estiver cozida, escorra bem. Leve de volta ao lume e adicione um pedaço de margarina ou 15-30 ml de azeite. Coloque-a novamente na panela e mexa sob fogo alto até ficar brilhante.

msn lifestyle
Notícias ao Minuto
16/03/2019